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terça-feira, 11 de maio de 2021

Currículo e sociedade na vida escolar


 

O currículo é tudo o que envolve a escola. Sua importância se destina a formação do aluno. Dessa forma, a sociedade participa direta e indiretamente deste currículo, pois o currículo escolar é mais do que um simples aglomerado de atividades, e a sociedade é a base central para ensinarmos nossos alunos.

O Currículo converte-se em todas as experiências e atividades realizadas e vividas pelos estudantes sob orientação da escola tendo em vista os objetivos por esta visados; não se limita apenas a matérias de ensino, mas a todas as experiências, atividades, ação com o fim de alcançar os objetivos educacionais.

A escola deve, por meio de o currículo ajudar o educando a refletir sobre os grandes ideais da humanidade, representados pela cultura e pela civilização, e, a partir desta reflexão interpretá-los e recriá-los para viver o presente.

Entende-se que o currículo escolar possui interferências de pessoas vindas da sociedade, e do cotidiano escolar em geral. Alunos professores, gestores, funcionários da escola estão englobados no contexto de currículo. Sendo assim, a participação da comunidade no âmbito escolar é de fundamental importância, pois abrange a educação com o povo a partir da cultura.

Gandin (1995, p.83) Conclui que "A escola deve ser do povo, tanto por que seus filhos nela estão presentes de modo completo como por que sua cultura é um ponto de partida e sobre ela se constrói o desenvolvimento”.

Entretanto a sociedade não participa apenas de corpo presente, mas as atividades elaboradas no currículo escolar estão embasadas no contexto social. Todos os conteúdos elaborados tem base na sociedade, sejam eles interdisciplinares. Pois o currículo deve ser trabalhado e ter contextos que falem sobre a socialização da criança no seu meio, abrangendo diferentes culturas, línguas, tecnologia, ciência, cidadania, ética. Ou seja, conteúdos que fazem parte da vida do aluno para que este aprenda a viver em sociedade.

A Proposta Curricular de Santa Catarina abrange o contexto social, sendo assim, o homem é entendido como social e histórico, no âmbito teórico significa ser resultado de um processo histórico, conduzido pelo próprio homem.

Nesse contexto, entende-se o Currículo sendo todas as experiências e atividades realizadas e vividas pelos estudantes sob orientação da escola tendo em vista os objetivos por esta visados. O desenvolvimento total da pessoa humana se baseia nas disciplinas, conhecimentos, conteúdos, experiências, fatos sociais, políticos, religiosos, econômicos, tradições e valores, planejados e sistematizados o grupo social educacional se estrutura para promover a educação.

O Currículo sendo um instrumento que deve ser trabalhado por todos os professores em organização, alcançando o mínimo de objetivos em cada série, garante a organização da vida do aluno na escola e o encaminhamento do professor para que se desenvolva um bom trabalho no ambiente escolar.

Em Santa Catarina as escolas usam a proposta curricular, onde o professor pode se aprofundar nos conhecimentos e instruções ali encontrados e estudar novas estratégias para fazer com que o aluno adquira o conhecimento com satisfação e vontade de estudar, o que é o maior desafio hoje. Ou seja, obter estas novas posturas, novos saberes, novas culturas e novas estratégias de avaliação. Devendo ser trabalhado dentro do currículo, as diferentes culturas para que não haja a discriminação.

Cabe aos educadores aperfeiçoar e construir um currículo escolar que esteja ao alcance de nossos conhecimentos, atualizações, métodos, inovações e posturas, sendo de fundamental importância compreender a elaboração do contexto do currículo, pois a sociedade interfere indiretamente e transforma o currículo escolar. Sendo assim, faz se necessário que os professores por sua vez, devem zelar igualmente pela inclusão, pela aprendizagem e garantia do conhecimento, do qual o professor é portador.

Gandin (1995, p.83) afirma que a sociedade está ligada direta ou indiretamente no contexto do currículo escolar, e a sua participação é essencial para que se obtenha maior significado e garantia de que os temas propostos serão mais aproveitados e adquiridos pelo aluno. Porem segundo sujeito não é exatamente isso o que ocorre. Sujeito afirma que a sociedade é lenta e às vezes é chamada para participar de alguma situação, mas segue a opinião da escola, não interferindo nas decisões.

Diante a tantas responsabilidades o professore é a única chave do conhecimento, que pode ser transmitido verdadeiramente de geração a geração. Não cabe a sociedade que muitas vezes deixa a desejar e nem a outro profissional.

 

Referências

 

GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. 3.ed. Rio de Janeiro. Editora Vozes. 1995.178p.

 

MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ ANNA, Liza Martins. Por que Planejar? Como Planejar? Currículo-aula. 14 ed., Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2005, p.159

 

MORRISH, Ivor. Sociologia da Educação. 3 ed. Rio de Janeiro. Editora Zahar. 1977, p. 339.

 

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Temas Multidisciplinares. 1 ed. Florianópolis. SC. COGEN, 1998, p. 120.

 

SECRETARIA DA EDUCAÇAO; Gestão Democrática. 1996. Rio Grande do Sul, RS, 1996.

 

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