Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2022

29 de Outubro - Dia Nacional do Livro


No dia 29 de outubro de 1810 foi fundada a Biblioteca Nacional, o acervo bibliográfico foi doado pela família real portuguesa, por este motivo que nessa data comemora-se o Dia Nacional do Livro.

 

Há também a data da comemoração internacional, em 23 de abril (dia internacional do livro).

 

- O Dia Nacional do Livro é 29 de outubro, em homenagem à Biblioteca Nacional.

 

- Essa data passou a ser comemorada a partir do ano de 1967.

 

- Fazem parte da história do livro as tábuas de argila, o papiro, o pergaminho, o códex, o livro impresso e o livro digital.

 

- A leitura leva ao conhecimento e à reflexão, além de ser uma forma de entretenimento.

 

- No Dia Nacional do Livro, as escolas públicas e privadas têm mais uma oportunidade de promover a leitura.

 


 

A Biblioteca Nacional

 

A Biblioteca Nacional (BN) do Brasil é a maior da América Latina e considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

 

O prédio histórico da sede da Biblioteca Nacional é localizado no Rio de Janeiro (RJ) e encanta pela sua estrutura e arquitetura, pelas salas monumentais e pelas obras de arte presentes.

 

História

 

O acervo inicial chegou ao Brasil em 1808, com a vinda de Dom João VI de Portugal e sua corte. Desembarcaram no Rio de Janeiro, trazendo junto com eles cerca de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Em 1810, foi criada por meio de um decreto, a Fundação Real da Biblioteca que passou a acomodar o acervo. Os primeiros dirigentes da Fundação na época foram o Frei Gregório José Viegas e o padre Joaquim Dâmaso. Logo em seguida, a Fundação Real da Biblioteca foi aberta aos estudiosos.

 

O processo de ampliação e crescimento foi acontecendo de forma rápida e abrangente. A biblioteca começou a receber variadas coleções de livros, manuscritos, desenhos originais, entre outras relíquias de outros países.

 


Em 1814, a Real Biblioteca que era aberta apenas aos estudiosos, passou a ser aberta ao público. No ano de 1.822, o nome é modificado para Biblioteca Imperial e Pública.

 

A Biblioteca foi adquirida pelo Brasil em 29 de agosto de 1.825, por meio de uma compra no valor de 800 contos de réis, regulamentada pela Convenção Adicional ao Tratado de Paz e Amizade, celebrado entre Brasil e Portugal.

 

A Biblioteca Imperial e Pública não parava de crescer, sempre recebendo novas obras, melhorando suas instalações e contratando novos funcionários. O nome foi alterado definitivamente em 1876, para Biblioteca Nacional (BN), onde permanece até hoje.

 

Em 1990, a BN passou a ser uma fundação de direito público, vinculada ao Ministério da Cultura (atual Ministério da Cidadania). Ela coordena em todo Brasil, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), o Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR) e o Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros (PLANO).

 

Fonte(s): Biblioteca Nacional | Coletivo Leitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário