A competência 5 do ENEM diz respeito à proposta de intervenção para os
problemas discutidos no texto. É uma parte importante e compreende 20% da nota
total da redação. Se o candidato souber elaborar a conclusão adequadamente,
poderá garantir facilmente os 200 pontos. Fique atento às dicas a seguir e
saiba como fazer uma boa proposta!
O ideal é que a proposta de intervenção venha no último parágrafo e
ocupe mais ou menos 6 linhas. Ao avaliá-la, o corretor irá observar os itens
abaixo foram contemplados:
REAFIRMAR A TESE NO INÍCIO DO
PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO
É inadequado já começar o parágrafo com a proposta de intervenção. É
importante contextualizar que você está concluindo a ideia geral do texto por
meio de uma retomada de tese. Não se trata de repeti-la, mas sim reafirmá-la. A
retomada é importante para demonstrar que você sabe fazer o bom encadeamento
das ideias em toda a redação. Mas,
atenção: seja breve.
DETALHAR BEM A PROPOSTA
É bom levar em conta que há um espaço limitado e que tudo o que for
apresentado como problema na argumentação deve ser resolvido no final.
Organize-se para conseguir ser completo: apresentar QUEM irá resolver o
problema, DE QUE FORMA isso será feito e PARA QUAL PROPÓSITO.
DIVIDIR AS RESPONSABILIDADES
É próprio do senso comum responsabilizar exclusivamente o governo na
proposta. O ideal é atribuir responsabilidades sociais. (Vale gravar esta dica:
GOMIFES > Governo, ONGs, Mídia, Indivíduo, Família, Escola e Sociedade).
Escolher o agente mais adequado para resolver a situação-problema e estabelecer,
por exemplo, parcerias entre eles. Ex.: Governo e mídia… Família e Escola…
APRESENTAR SOLUÇÕES VIÁVEIS
É realmente possível colocar em prática esta proposta? Se sim, ela é
viável. Soluções fantasiosas são inviáveis, portanto, vale lembrar que o Enem
não espera uma solução inovadora desde 2013. Além disso, deve se observar se o
agente escolhido é, de fato, capaz de intervir na situação. É relevante,
inclusive, aprimorar uma proposta já existente, como o governo ampliar leis já
em vigor ou a mídia divulgar assiduamente campanhas já veiculadas sobre
determinado assunto, por exemplo.
RESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS
Desrespeitar os Direitos Humanos é um erro comum e que pode levar o
candidato à nota zero. Todo cidadão tem direito à igualdade, à livre
manifestação religiosa, entre outros. Portanto, é importante dar atenção à
propostas que vão contra esses direitos e cuidar com as expressões tendenciosas
que incitam à violência.
Abaixo seguem alguns trechos de propostas que receberam nota zero nas
redações anteriores do Enem pelo Inep:
“ser massacrado na cadeia”;
“deve sofrer os mesmos danos causados à vítima, não em todas as
situações, mas em algumas ou até mesmo a pena de morte”;
“fazer sofrer da mesma forma a pessoa que comete esse crime”;
“deveria ser feita a mesma coisa com esses marginais”;
“as mulheres fazerem justiça com as próprias mãos”;
“merecem apodrecer na cadeia”;
“muitos dizem […] devem ser castrados, seria uma boa ideia”.
|
FINALIZAR O TEXTO
A redação não deve acabar “do nada”. O candidato deve elaborar um
período breve e objetivo que dê fechamento às ideias Não usar frases de efeito
e evitar linguagem que remeta ao sentimentalismo, por exemplo: “Com tais medidas será possível, por fim,
salvar as crianças de situações lamentáveis como essas.” A ideia de que a proposta
irá salvar as crianças é um tanto utópica e você não pode garantir isso.
Portanto, evite.
É comum surgirem muitas ideias para resolver o problema. Por isso, vale
ser criterioso e optar por descrever a intervenção que melhor se aplica aos
problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário