Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2018

6 passos para tirar total na proposta de intervenção do ENEM


A competência 5 do ENEM diz respeito à proposta de intervenção para os problemas discutidos no texto. É uma parte importante e compreende 20% da nota total da redação. Se o candidato souber elaborar a conclusão adequadamente, poderá garantir facilmente os 200 pontos. Fique atento às dicas a seguir e saiba como fazer uma boa proposta!

O ideal é que a proposta de intervenção venha no último parágrafo e ocupe mais ou menos 6 linhas. Ao avaliá-la, o corretor irá observar os itens abaixo foram contemplados:

REAFIRMAR A TESE NO INÍCIO DO PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO

É inadequado já começar o parágrafo com a proposta de intervenção. É importante contextualizar que você está concluindo a ideia geral do texto por meio de uma retomada de tese. Não se trata de repeti-la, mas sim reafirmá-la. A retomada é importante para demonstrar que você sabe fazer o bom encadeamento das ideias em toda a redação.  Mas, atenção: seja breve.

DETALHAR BEM A PROPOSTA

É bom levar em conta que há um espaço limitado e que tudo o que for apresentado como problema na argumentação deve ser resolvido no final. Organize-se para conseguir ser completo: apresentar QUEM irá resolver o problema, DE QUE FORMA isso será feito e PARA QUAL PROPÓSITO.

DIVIDIR AS RESPONSABILIDADES

É próprio do senso comum responsabilizar exclusivamente o governo na proposta. O ideal é atribuir responsabilidades sociais. (Vale gravar esta dica: GOMIFES > Governo, ONGs, Mídia, Indivíduo, Família, Escola e Sociedade). Escolher o agente mais adequado para resolver a situação-problema e estabelecer, por exemplo, parcerias entre eles. Ex.: Governo e mídia… Família e Escola…

APRESENTAR SOLUÇÕES VIÁVEIS

É realmente possível colocar em prática esta proposta? Se sim, ela é viável. Soluções fantasiosas são inviáveis, portanto, vale lembrar que o Enem não espera uma solução inovadora desde 2013. Além disso, deve se observar se o agente escolhido é, de fato, capaz de intervir na situação. É relevante, inclusive, aprimorar uma proposta já existente, como o governo ampliar leis já em vigor ou a mídia divulgar assiduamente campanhas já veiculadas sobre determinado assunto, por exemplo.

RESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS

Desrespeitar os Direitos Humanos é um erro comum e que pode levar o candidato à nota zero. Todo cidadão tem direito à igualdade, à livre manifestação religiosa, entre outros. Portanto, é importante dar atenção à propostas que vão contra esses direitos e cuidar com as expressões tendenciosas que incitam à violência.

Abaixo seguem alguns trechos de propostas que receberam nota zero nas redações anteriores do Enem pelo Inep:

“ser massacrado na cadeia”;



“deve sofrer os mesmos danos causados à vítima, não em todas as situações, mas em algumas ou até mesmo a pena de morte”;



“fazer sofrer da mesma forma a pessoa que comete esse crime”;



“deveria ser feita a mesma coisa com esses marginais”;



“as mulheres fazerem justiça com as próprias mãos”;



“merecem apodrecer na cadeia”;



“muitos dizem […] devem ser castrados, seria uma boa ideia”.

FINALIZAR O TEXTO

A redação não deve acabar “do nada”. O candidato deve elaborar um período breve e objetivo que dê fechamento às ideias Não usar frases de efeito e evitar linguagem que remeta ao sentimentalismo, por exemplo: “Com tais medidas será possível, por fim, salvar as crianças de situações lamentáveis como essas.” A ideia de que a proposta irá salvar as crianças é um tanto utópica e você não pode garantir isso. Portanto, evite.

É comum surgirem muitas ideias para resolver o problema. Por isso, vale ser criterioso e optar por descrever a intervenção que melhor se aplica aos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário