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segunda-feira, 2 de julho de 2018

Esporte na Redação do Enem


Esporte como ferramenta de inclusão social

Mais do que entretenimento, o esporte move a sociedade de forma positiva, levando pessoas tão diferentes a torcerem juntas por um objetivo em comum: a vitória de um time!

Há, ainda, a importante relação entre esporte e inclusão social. Promovidos por ONGs, empresas privadas e até mesmo o governo, há programas gratuitos de incentivo à prática esportiva para família e crianças de baixa renda, por exemplo. O propósito é que, por meio do esporte, haja melhora na qualidade de vida dos indivíduos, aproximação entre as famílias, além de acesso a oportunidades de crescimento intelectual, pessoal e financeiro!

Assim como é possível aprender alguma modalidade do esporte, é possível ser instruído por ele. Jovens que poderiam de alguma forma estar envolvidos com atividades impróprias e ilícitas, muitas vezes conseguem a chance de trilhar um caminho honesto e promissor por meio dessa atividade, trazendo bons frutos no desenvolvimento do país.

O esporte ensina, na prática, o respeito às diferenças. A inclusão de pessoas com deficiências é um avanço notório que também foi alcançado pela possibilidade que o esporte traz para elas, confirmando, mais uma vez, a relevância e o caráter enriquecedor do esporte nas sociedades.

Como trazer o esporte como referência na redação

Referência histórica:

A Ditadura Militar foi instaurada no Brasil em 1964, mas seu auge no que diz respeito às manifestações de repressão, controle e tortura começaram em 1968. A partir de então começaram os chamados “anos de chumbo”. Em 1970, a Copa do Mundo e a vitória do Brasil foram usados com um meio de conquistar legitimidade da intervenção militar frente à população, junto, ainda, ao “milagre econômico” vivido na época.

Em 2006, foi lançado um filme chamado “O ano em que meus pais saíram de férias” que conta a história de Mauro, um menino que se vê inesperadamente sem os pais, que precisaram viajar às pressas e o deixam aos cuidados de um vizinho. Os pais, na verdade, foram obrigados a fugir da perseguição política da época, na qual o país vivia sob o regime militar. O filme retrata a ditadura brasileira sob o olhar da criança, que vive uma dura realidade de vida, sem os pais, mas também de alegria, acompanhando a seleção brasileira na Copa de 1970, um dos momentos de euforia para o menino. Veja o trailer:



Outra produção para ser citada:

Filme Invictus (2009)

Sinopse: Após o fim do apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação por meio da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

Trailer: 


Fonte do vídeo: Invictus


                                                 Textos de apoio

TEXTO I

No dia 02 de outubro do ano passado, quando o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, anunciou a escolha do Rio de Janeiro para a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil inteiro comemorou. No entanto, a maioria dos brasileiros não tinha ideia da importância dessa decisão histórica para o futuro do país.

Sem dúvida, os legados que os Jogos Olímpicos Rio 2016 deixarão para a cidade maravilhosa – e, consequentemente, para o Brasil – tais como os de segurança, infraestrutura, transporte, turismo, dentre outros, serão visíveis e mensuráveis. No entanto, o Sistema CONFEF/CREFs vem alertando as autoridades, políticos, Profissionais de Educação Física e sociedade em geral quanto aos legados socioeducacionais. (…)

O simples fato de o Brasil ser sede dos Jogos Olímpicos, certamente, já está causando um impacto positivo entre as crianças e os jovens na medida em que um evento deste porte envolve emoção, glórias, conquistas, além de contar com a participação de atletas renomados do esporte mundial. Outros legados, como os de infraestrutura, por exemplo, também servirão como estímulo para a inclusão da juventude no esporte.

Disponível em: http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3835 Acesso em: 14 jul. 2015

TEXTO II

A prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. Quem pratica esportes tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, porque treina também para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação.

No esporte brasileiro são inúmeros os exemplos de superação, inclusão social e sucesso por meio do esporte. Se falarmos sobre futebol, logo lembramos de Ronaldo “Fenômeno”. Nascido na periferia do Rio de Janeiro numa família muito humilde, Ronaldo foi descoberto muito cedo e aos 17 anos já disputava sua primeira Copa do Mundo. (…) Outro ótimo exemplo é a pivô da seleção brasileira de basquete feminino, Bianca Araújo. A jovem de 18 anos era catadora de lixo nas ruas de Santo André, no ABC Paulista, desde os sete anos de idade, ao lado da mãe e do irmão. Aos 13 anos foi descoberta por acaso e viu sua vida mudar totalmente de rumo. Hoje, a menina de 1,91m de altura é uma das promessas do basquete brasileiro.


TEXTO III


TEXTO IV

Segundo Tempo/PanSocial já apresenta estatísticas animadoras para as comunidades fluminenses

As estatísticas gerais do projeto são animadoras: dos quase 50.000 jovens entre 7 e 24 anos atendidos em todo o estado, 99,2% frequentam a escola. Rubem César pontuou o quão positivo é esse dado e elogiou todos os coordenadores e estagiários do projeto pelo atendimento às metas pretendidas. “Um terço da população brasileira entre 15 e 24 anos está fora da escola. Já entre os participantes do Segundo Tempo/Viva Rio, o índice geral é 0,8%. Apesar de ser bastante baixo, é com ênfase nesse público que temos que continuar trabalhando nas próximas fases”, afirmou Rubem César. O secretário João Ghizoni reiterou a importância dessa continuidade do trabalho para que o programa possa melhorar em qualidade e se consolidar como uma política pública efetiva e contínua. “O Segundo Tempo prova que uma criança praticando esporte custa ao poder público 10 vezes menos do que um presidiário, e forma cidadãos para o futuro”, explicou Ghizoni, ao avaliar a aplicação dos recursos do governo federal em projetos que tenham como meta desviar crianças e jovens de situação de risco social. “Todos saem ganhando com estas ações”, completou o secretário.

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