Esta competência avalia se o aluno demonstra
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Quais são esses mecanismos? Como eles atuam de forma benéfica em seu texto e
como ser capaz de demonstrá-los? Confira:
O que são mecanismos
linguísticos?
Em nossa língua, há recursos cuja função é organizar os períodos dos
parágrafos e os parágrafos do texto. É o encadeamento das ideias feito por meio
de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais. Eles são
importantes para garantir coesão textual e uma boa relação entre as ideias
dispostas na redação.
Como você será avaliado nesta
competência?
O corretor irá observar se os parágrafos estão bem construídos, se há
uma relação clara entre eles, como de causa e consequência, comparação ou
exemplificação, por exemplo. Além disso, medirá o tamanho dos períodos, já que
não é ideal nem que eles sejam muito curtos e nem muito longos. Uso de
estratégias para referenciar termos é importante, com o propósito de não haver
repetição deles ao longo do texto.
Dicas importantes:
● Cuide para que palavras e períodos tenham uma boa articulação: leia e
releia-os refletindo se ficará claro para o leitor o que está sendo dito.
● Garanta a progressão textual, ou seja, a resposta de um período em
relação ao outro. Ideias desconectadas são penalizadas nesta e na competência
III.
● Não se esqueça de construir parágrafos, observe o recuo para que não
fique muito pequeno e nem exageradamente espaçado.
● Estude e empregue corretamente os conectores: errá-los pode
comprometer e muito a ideia que se quer passar. Por exemplo, há uma diferença
entre “mas” e “mais”. O primeiro tem sentido de oposição a algo que foi dito
anteriormente, quando se quer negá-lo, por exemplo. Já o segundo tem sentido de
adição de ideias. Imagine confundir os dois? Por isso, preste atenção!
● Busque ler bastante para aumentar seu repertório vocabular: variar
termos ao longo da redação torna a leitura mais agradável e rebuscada.
Fonte:
INEP
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