Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

31 de Outubro - Halloween

HALLOWEEN – UMA FESTA É DE ARREPIAR!

Popularizada no Brasil pelas escolas de inglês, a festa do Dia das Bruxas – que se comemora em 31 de outubro – é um pretexto divertido para reunir crianças e adultos ao redor de uma mesa com decoração “assustadora”, cheia de doces e outras delícias bem temperadas.
Do caldeirão de culturas e crenças, inclusive cristão, surgiu a festa de Halloween – nome que deriva de All Hallows Eve, o dia de todos os santos. O evento tem origem na Irlanda, com os celtas, há 2.500 anos, nas comemorações das boas colheitas. Acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontece o encontro do mundo espiritual com o material e a volta dos mortos à Terra. Para afastar os maus espíritos, as pessoas apagavam o fogo das casas, fantasiavam-se e enfeitavam as ruas com esculturas de legumes, principalmente nabos, iluminados com velas. No século XIX, o costume foi levado aos Estados Unidos, onde, em vez de nabos, foram utilizadas abóboras. A data virou tradição entre as crianças, que pedem doces aos vizinhos perguntando: “Trick-or-Treat? (travessuras ou gostosuras?). no Brasil, a festa acontece há cerca de poucos anos e é bastante comemorada nas escolas de inglês.

As lanternas de abóboras. (em inglês Jack o’-lantern) vêm do folclore irlandês. A lenda diz que o ferreiro Jack fez um acordo com o diabo, preso no alto de uma árvore. O homem desenhou uma cruz no tronco e se o diabo nunca o atormentasse ele apagaria a cruz, deixando o capeta descer. Quando Jack morreu, por causa do trato, ele foi condenado a vagar pela terra e recebeu uma vela. Para mantê-la acesa por mais tempo colocou-a dentro de uma nabo esculpido. Nos EUA, o costume de colocar abóboras na janela é para ajudar Jack encontrar seu caminho na escuridão.

Diz a lenda que o costume do trick-or-treat é relacionada ao Souling, que tem origem na Europa no século IX. No Dia dos Mortos, os cristãos andavam pelas ruas pedindo “soul cakes” (tortas feitas com pão e groselha), em troca de orações para os parentes mortos dos doadores das guloseimas. Naquela época, o povo acreditava que todas as lamas ficavam no purgatório após a morte e que somente com orações elas iriam para o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário