Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

As novas tecnologias: influências no cotidiano

A humanidade vem passando por muitos avanços tecnológicos nos últimos tempos. Transformações que, como afirmam as autoras do artigo estudado, o trabalhador foi substituído pela máquina; o mundo, de moderno, passou a ser “pré-industrial” o que acelerara o trabalho e melhorara a qualidade deste. Todo um cenário foi modificado, devido à intensa presença da tecnologia na vida das pessoas. Percebe-se que hoje, a disputa não é somente pela terra e pelo reconhecimento de seu povo, mas também pela inclusão digital.
Se analisarmos a televisão, perceberemos uma grande influência em nossas vidas, a partir do momento em que almejamos ter o mesmo estilo das atrizes das novelas; quando, por exemplo, somos influenciados, pelas propagandas de cerveja a consumi-la, pois nos deixará mais atraente, mais alegre; quando os adolescentes imitam as lutas e golpes de um desenho animado. Sem falar da alienação que ela traz, deixando-nos frente à tevê por várias horas e nos fazendo esquecer até mesmo das obrigações, ou as deixando de lado. Outra tecnologia interessante é o celular, um pequeno aparelhinho que se tornou o principal responsável pela eliminação das barreiras entre a comunicação entre pessoas. Não importa o lugar, desde que haja uma torre de celular, podemos receber e fazer ligações de qualquer lugar do mundo. Isso sem falar na Internet, em que os sites de notícias se tornaram pioneiro, passando por sites de compras, pesquisas e entretenimento.
As tecnologias têm um lado muito positivo. As informações são democratizadas, estão acessíveis a todas as pessoas que têm acesso à internet. Ressaltando as considerações que as autoras mencionam, a economia foi descentralizada e o lazer e o entretenimento se diversificaram, satisfazendo nossas vontades e desejos cada vez mais exigentes.
Entretanto, a tecnologia é o “conhecimento técnico acumulado”. Esses conhecimentos se tornam essenciais para o progresso do homem, criando e transformando materiais e recursos, tornando-os úteis no nosso dia a dia. Dessa forma constata-se que os dias vão passando, e a sua utilização cada vez mais necessária. Assim nos questionamos: O que a tecnologia nos reserva para o futuro? Buscamos recursos na educação, se a escola não puder se reinventar e tornar-se um ambiente que favoreça um novo tipo de aprendizado, com profissionais interessados em buscar conhecimento, infelizmente ela corre o risco de não sobreviver.


“As novas tecnologias: influências no cotidiano”. O texto está disponível em:
www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/RosemarRosaRachelMarcia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário