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quinta-feira, 12 de novembro de 2020

12 de Novembro - Dia do Psicopedagogo





Entender como o conhecimento é construído, descobrir os processos de aprendizagem humana e permitir uma educação mais eficiente.

Todas essas são questões relacionadas a esse vasto campo da psicopedagogia.

O que psicopedagogia

A psicopedagogia, como o próprio nome já sugere, vem da união dos saberes de duas áreas, a psicologia e a pedagogia.

Mas a verdade é que se trata de um campo ainda mais multidisciplinar, que aborda conhecimentos da antropologia e até mesmo da neurologia.

O objetivo é um só: entender todo o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento.

Afinal, desde que nascemos, estamos expostos a um universo de possibilidades, o que significa estarmos em constante aprendizagem.

História da psicopedagogia

Com origem na Europa, a psicopedagogia surgiu como uma forma de trazer respostas às dificuldades de aprendizagem e suas conexões com as disparidades sociais.

Os primeiros centros psicopedagógicos foram criados em 1946 por Juliette Favez-Boutonnier e George Mauco.

Nesses locais, eram recebidas crianças que apresentavam comportamentos considerados inadequados, fosse na escola ou em casa, além daquelas que demonstravam alguma dificuldade para aprender.

A ideia proposta era a de conhecer não só a criança, mas também o meio no qual ela estava inserida, como forma de determinar ações reeducadoras.  

A corrente europeia, posteriormente, exerceu influência direta no desenvolvimento da psicopedagogia na Argentina – sendo, mais tarde, Buenos Aires a primeira cidade a oferecer o curso de formação na área.
Traços históricos da psicopedagogia no Brasil

O Brasil, por sua vez, acabou se espelhando no país vizinho para o desenvolvimento da psicopedagogia, que chegou por aqui na década de 1970. 

Isso aconteceu, sobretudo, pela proximidade geográfica e também pela facilidade de acesso à literatura.

Vale destacar que os primeiros passos da psicopedagogia no Brasil ocorreram em um período no qual dificuldades de aprendizagem eram encaradas como disfunção cerebral mínima (DCM).

Um dos principais obstáculos, presente ainda hoje, é o modo como essa abordagem maquia a existência de problemas que são sociopedagógicos.

O que faz o psicopedagogo

O papel do psicopedagogo é compreender como assimilamos cada um deles desde que somos apenas recém-nascidos até a fase adulta.

Com isso, o profissional tem a oportunidade de identificar problemas, que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos, e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.

Também cabe a ele decifrar a origem da dificuldade apresentada, que pode ser mental, social, física e mesmo emocional.

É possível ainda que o psicopedagogo atue no desenvolvimento de ações preventivas, a partir do acompanhamento, sobretudo de crianças.

A importância da psicopedagogia

Pode-se dizer que a psicopedagogia serve até mesmo como uma forma de empoderamento daquele que apresenta algum tipo de dificuldade no processo de aprendizagem.

E isso não vale apenas para a alfabetização, por exemplo. Também estão envolvidos fatores de ordem emocional.

Quando inserida no ambiente escolar, a psicopedagogia é uma estratégia que permite agir preventivamente, orientando professores e familiares sobre como identificar sinais de que existe alguma diferença significativa entre o aprendizado de um aluno.


Fonte: site Sbcoaching

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