Ao celebrar a poesia hoje, nós celebramos nossa capacidade de nos unir, em um espírito de solidariedade, para escalar os cumes nebulosos do nosso tempo.
Organizada em palavras, colorida com imagens, batida com a métrica certa, a poesia tem um poder incomparável. É o poder de nos sacudir da vida cotidiana e nos lembrar a beleza que nos cerca e a resiliência do espírito humano compartilhado.
Tão antiga quanto a própria linguagem, a poesia segue mais vital do que nunca, em um tempo de turbulência, como fonte de esperança e um modo de compartilhar o que significa viver neste mundo.
O poeta Pablo Neruda escreveu: “a poesia é um ato de paz”. A poesia é única em sua habilidade de falar através do tempo, espaço e cultura, a fim de alcançar diretamente os corações das pessoas em todos os lugares. É uma fonte de diálogo e compreensão – sempre foi uma força para desafiar a injustiça e promover a liberdade.
Fonte: Unesco
Qual a diferença entre POEMA e POESIA?
No sentido etimológico, POESIA vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. Com base nisso, a poesia pode não estar só no poema, mas também em paisagens e objetos. Trata-se, enfim, de uma definição mais ampla, que abarca outras formas de expressão, além da escrita.
Já o POEMA também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima. Na prática, porém, convencionou-se dizer que tanto o poema quanto a poesia são textos feitos em versos, que são as linhas que constituem uma obra desse gênero.
Fonte: Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário