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domingo, 24 de abril de 2022

Para opinar temos que ler

 

Os desafios e conquistas da escrita de um texto de opinião.

Por Cristiane Elise Bastos Silva – Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio Tradição – (6º ao 9º ano) Florianópolis – SC

 

Vivemos numa época em que assuntos são expostos e absorvidos instantaneamente. Jornais, revistas, rádios, internet, todos os dias  bombardeiam informações; o mundo gira, coisas acontecem. Se pararmos não amadureceremos nossas ideias, nossas posições. Para sermos seres críticos e envolvidos nas malhas da nova era da comunicação, temos que ter, a todo instante, informações, argumentações, novas opiniões e tirá-las de dentro das mangas.

Quando se pensa em informação rápida, a menina dos olhos, sem dúvida é a internet. Ágil e de fácil manuseio, ela vem conquistando um espaço enorme em nossas vidas. Entretanto, devemos tomar cuidados com seu uso, principalmente, no que diz respeito à grafia, visto que vem surgindo uma nova língua em textos e redações escolares: o internetês. Professores veem como uma ameaça à escrita e tem-se tomado muito cuidado na hora das correções. Como combater e separar essa grave ameaça dos bancos escolares?

Já há muito tempo, bem antes da invasão eletrônica nas vidas escolares, o professor utiliza uma estratégia, a fim de que seus alunos desenvolvam bons textos, tanto na grafia, quanto em seu conteúdo. Unir leitura e interpretação, com certeza, leva-nos a questionar, criticar, relacionar ideias, opiniões. O professor torna-se a ponte entre as ideias do texto e as opiniões, mesmo que verdes, de seus alunos. O fruto, um dia, amadurecerá. Não tem como fugir disso.

E no momento da escrita? Quais as dúvidas dos alunos? Como expor suas ideias? Como argumentá-las? Mais uma vez, o professor deverá coordenar tais pensamentos, cercear as opiniões e direcioná-las, para que o aluno possa expressar-se, construindo e conquistando seu espaço de crítico. A oralidade, nesse momento, é um instrumento que o professor deverá utilizar da melhor maneira possível, sendo que as opiniões aflorarão, como num desabrochar de ideias, tanto que os próprios alunos perceberão seus próprios conhecimentos de mundo, como um jogo de quebra cabeças, a fim de unir as peças e montar, enfim, o texto final.

Mas não só de debates e rápidas leituras de textos em sala de aula constrói-se um bom texto. A leitura diária de muitos assuntos, pouco ou muito complexos é que será a peça-chave para ter-se opinião e poder expressar-se sem medos. Um aluno que lê, estará preparado para enfrentar as labutas do dia a dia de seu próximo futuro. O segredo para destacar-se entre tantas outras mentes é simplesmente a leitura. Tenhamo-la como um hábito e muitos pódios serão alcançados em nossas vidas, sempre em primeiro lugar.

 

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