Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

História do dia do Professor

Ao querido professor que dia após dia tem a meta de orientar e estimular o precioso ser, o qual educa, pois acredita e luta para que esse ser se apresente preparado para para atuar com consciência na sociedade que queremos e precisamos ter (Sandra).
Dom Pedro I, filho do Rei de Portugal e da imperatriz Carlota Joaquina, tornou-se príncipe herdeiro em 1801, aos 9 anos de idade. já morando no Brasil.;

Vinte e seis anos mais tarde, criou a escola primária no Brasil, através de um Decreto Imperial, no dia 15 de Outubro de 1827, a que chamou de "Escola de Primeiras Letras".

Esse decreto falava também de matérias básicas que deveriam ser ensinadas, da contratação dos professores e de seus salários.

As crianças deveriam aprender a ler e escrever e a fazer cálculos usando as quatros operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Os meninos deveriam aprender noções de geometria, enquanto as meninas aprenderiam as "prendas", como cozinhar, costurar e bordar.

Somente cento e vinte anos depois foi que os professores ganharam um dia especial, no qual eram homenageados pelas escolas, pais e alunos..

Em uma pequena escola de São Paulo, um professor de nome Salomão Becker sugeriu que se tirassem um dia para fazer uma reunião onde discutissem as aulas dadas e as aulas que iriam acontecer, sendo o dia 15 de Outubro o escolhido.

A reunião foi um sucesso e, aos poucos, outras escolas foram adotando essa ideia, até que, em 1963, aconteceu a oficialização da data, através do Decreto Federal 52.682, assinado pelo preseidente do Brasil João Goulart.
Por Jussara de Barros, Pedagoga
Equipe Escola Kids
Fonte: http://www.escolakids.com/dia-do-professor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário