Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Origem do dia das crianças

O dia 12 de Outubro não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados.
Assim, todos os países lusófonos, exceto o Brasil, comemoram no dia 01 de Junho, o Dia da Criança.

Este dia foi celebrado pela primeira vez há 60 anos, em 1950.


O mais próximo de uma data "mundial" é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Para tanto, foi criado um documento enunciando um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos econômicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados. Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu caráter universal e também pelo fato de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo.

No Brasil, a data surgiu por uma lei criada em 1924. Por quase quatro décadas a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo.

Curiosidades e fatos sobre a data em alguns países


Japão – em comemoração a Kodomo-no-hi existe um dia especial para as meninas, três de março, conhecido como o dia das bonecas, em que aparecem lembranças das meninas do império. Para os meninos a comemoração é feita no dia cinco de maio, onde os presentes representam força e saúde para os mesmos. Soltar pipas em forma de carpas também é uma tradição deste dia, como forma de atrair força e sucesso para os mesmos.

Índia – se tornou independente do Reino Unido, seu primeiro ministro, Jawaharlal Nehru, foi homenageado com a comemoração do Dia da Criança acontecendo na data do seu aniversário, 14 de Novembro.



Luanda – O Dia da Criança Africana é celebrado todos os anos a 16 de Junho em memória às crianças negras do Soweto que, neste dia, em 1976, saíram à rua em protesto contra a falta de qualidade no ensino a que tinham acesso e para reivindicar o direito de aprender na sua própria língua.

Centenas de rapazes e raparigas foram mortos e, nas duas semanas de protesto que se seguiram, mais de 100 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas. Em memória às crianças mortas e dos manifestantes que com ela protestaram e também para chamar a atenção para a situação atual das crianças do continente, a Organização da União Africana (OUA) instituiu em Addis-Abeba, Etiópia, em 1991, o Dia da Criança Africana.
Nova Zelândia – a cada ano é escolhido uma espécie animal para homenagear, tornando-o mascote da comemoração, que acontece no último domingo de Outubro.

Brasil – a partir de 1960, a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto", aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de "Semana da Criança", se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.

"A data virou tradição porque conseguiu tocar o lado emocional das pessoas. O presente dado à criança passa a ser um símbolo desta estima", explica Dalton Viesti, administrador e consultor em marketing.


Nenhum comentário:

Postar um comentário