Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Comemorações do dia 12 de Outubro

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos se lembram de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Historicamente, a festa de Nossa Senhora Aparecida acontece desde 1930, quando foi proclamada a Padroeira do Brasil, sendo comemorada no dia 08 de Setembro.

Somente em 1980, com a visita do Papa João Paulo II é que passou a ser celebrada no dia 12 de outubro.

Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

Também em 12 de outubro de 1492, a caravela Pinta deu sinal de descoberta de terra disparando um tiro de canhão. Colombo atracou numa ilha, a qual batizou com o nome de São Salvador.

Mais tarde a terra descoberta recebeu o nome de América como forma de homenagear o piloto Florentino Américo Vespúcio, colega de viagem de Colombo.

Como ainda pensava que havia descoberto as Índias, Colombo apelidou os habitantes da ilha de índios. Navegando para o sul, ele encontrou as ilhas de Cuba e Haiti, e ao voltar para a Espanha foi recebido com glórias e marcou seu nome na história.


Juliana Miranda - GrupoEscolar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário