Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2016

Páscoa



A Origem da Páscoa
Muitos povos antigos, como os egípcios, tinham por costume comemorar o fim do Inverno e o início da Primavera com festas durante as noites iluminadas pela Lua Cheia. A primeira noite de Lua Cheia, após a entrada da Primavera, era para eles uma noite especial.
Foi durante a noite, após uma dessas comemorações, que ocorreu o Pessah (passagem, em hebraico), relatado na Torah dos hebreus e no Antigo Testamento da Bíblia Cristã, quando o Deus Jeová passou sobre o Egito e todos os primogênitos dos não hebreus foram mortos.
A essa “praga”, seguiu-se a libertação dos hebreus do Egito, liderados por Moisés. A comemoração da data da Pessah (passagem), que viria a dar origem à Páscoa dos cristãos, foi ordenada diretamente a Moisés pelo Deus dos hebreus, Jeová.
Na tradição Cristã, a Páscoa é igualmente relevante, pois quando Jesus retornou a Israel para participar das comemorações do Domingo da Pessah, foi capturado e, depois, crucificado, tendo morrido numa sexta-feira (Sexta-feira da Paixão) e ressuscitado no domingo (Domingo da Ressurreição ou Domingo de Páscoa).
É curioso que tanto os hebreus como os cristãos tenham mantido, por milênios, uma tradição de povos nômades, que saudavam o fim das noites frias de inverno aproveitando a claridade da Lua Cheia após a chegada da Primavera. Essa tradição não é exclusiva desses povos, mas é dela que se originou a Páscoa tal como a conhecemos hoje em todo o mundo.

Os Símbolos da Vida

À exuberância da vida nas estações mais amenas — a Primavera e o Verão — foram associados símbolos de fertilidade, como o Coelho e o Ovo de Páscoa. É na primavera que os coelhos ficam mais fora de suas tocas e são mais facilmente visíveis.
Era costume em muitas aldeias europeias, particularmente na Alemanha, esconder ovos de galinha desenhados nos jardins para que as crianças os encontrassem no Domingo de Páscoa.
Naturalmente, a associação entre os coelhos vistos nos campos e os ovos escondidos nos jardins acabou acontecendo no imaginário popular.
Outros muitos símbolos de vida, como por exemplo o Ramo de Oliveira, foram introduzidos por diferentes culturas em diferentes épocas.
Para nós, habitantes do hemisfério Sul da Terra, a Páscoa corresponde à entrada do Outono. Mesmo assim, por tradição, nossa cultura também mantém os mesmos símbolos de exuberância da vida para essa data comemorativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário