Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Proposta de redação

 Texto 1:

Minha Alma (A Paz que eu não quero)

 


A minha alma tá armada e apontada

Para cara do sossego!

Pois paz sem voz, paz sem voz

Não é paz, é medo!

(Medo! Medo! Medo! Medo!)

Às vezes eu falo com a vida,

Às vezes é ela quem diz:

"Qual a paz que eu não quero conservar,

Prá tentar ser feliz?"

As grades do condomínio

São prá trazer proteção

Mas também trazem a dúvida

Se é você que tá nessa prisão

Me abrace e me dê um beijo,

Faça um filho comigo!

Mas não me deixe sentar na poltrona

No dia de domingo, domingo!

Procurando novas drogas de aluguel

Neste vídeo coagido...

É pela paz que eu não quero seguir admitindo

É pela paz que eu não quero seguir

É pela paz que eu não quero seguir

É pela paz que eu não quero seguir admitindo


 

Texto 2

 

 


A charge e a música mostram a que ponto a violência urbana no Brasil chegou. As pessoas já estão acostumadas com essa situação absurda e a consideram como normal. Ao ligarmos a televisão, ao lermos uma revista ou um jornal e até mesmo ao conversar com os amigos, a maioria das notícias e dos assuntos que vemos ou discutimos está relacionada com criminalidade, ou algum tipo de violência. Isso quase explica a indiferença com a qual tratamos um assunto tão sério, um assunto que deveria chocar, ao invés de ser aceito pela população com tanta naturalidade. Com base nessas questões, redija um texto DISSERTATIVO com, aproximadamente, 25 linhas sobre o tema a seguir: “A violência na atualidade: ameaça ou naturalidade?”.

 

"Em meus textos, quero chocar o leitor, não deixar que ele repouse na bengala dos lugares-comuns, das expressões

acostumadas e domesticadas. Quero obrigá-lo a sentir uma novidade nas palavras!"J

(João Guimarães Rosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário