O professor alfabetizador sabe
o quanto é importante conhecer as fases de escrita pelas quais os alunos passam
no início da aquisição da base alfabética.
Porém, atualmente com a
progressão continuada, não só o professor das séries iniciais do ensino
fundamental mas também os demais professores precisam conhecer tais etapas.
4 Fases de aquisição da escrita – Características
CARACTERÍSTICAS
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Pré-silábica
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Silábica
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Silábica Alfabética
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Alfabética
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- Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
- Não relaciona a escrita com a fala;
- Não diferencia letras de números;
- Reproduz traços típicos da escrita de forma
desordenada;
- Supõe que a palavra representa o objeto e não o
seu nome;
- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e
coisas pequenas têm um nome pequeno (realismo nominal);
- Não aceita que seja possível escrever e ler com
menos de três letras;
- Leitura global: lê a palavra como um todo.
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- Já supõe que a escrita representa a fala;
- Para cada fonema, usa uma letra para representa-lo;
- Pode ou não atribuir valor sonoro à letra;
- Pode usar muitas letras para escrever, e ao fazer
a leitura, aponta uma letra para cada fonema;
- Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada
palavra.
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- Inicia a superação da hipótese silábica;
- Compreende que a escrita representa os sons da
fala;
- Percebe a necessidade de mais uma letra para a
maioria das sílabas;
- Pode dar ênfase a escrita dos sons só das vogais
ou só das consoantes;
- Atribui o valor do fonema em algumas (KBLO).
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- Compreende o uso social da escrita: comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as
letras;
- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
- Compreende que cada letra corresponde aos menores
valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar a escrita à fala;
- Faz leitura com ou sem imagem;
- Inicia preocupação com as questões ortográficas;
- Separa as sílabas quando escreve frases;
- Produz texto de forma convencional.
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As fases de aquisição da escrita, segundo
Emília Ferreiro, são:
1 fase pré-silábica
2 fase silábica
3 fase silábica-alfabética
4 fase alfabética
Cada fase com suas características
1) Fase pré–silábica
■ Sabe que a escrita é uma forma
de representação;
■ Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
■ Não compreende que a escrita é a representação da
fala;
■ Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de
letras para ler);
■ Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
■ Variação de letras – ALSI (elefante);
■ Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto
(Realismo Nominal).
2) Fase silábica
A) Sem valor
sonoro:
■ Ainda não faz relação com o som com a grafia.
■ Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se
preocupar com o valor sonoro.
Exemplos:
• BOLA __PT
• CAVALO___BUP
B) Com valor
sonoro:
■ A escrita representa a fala;
■ Percebe a relação de som com a grafia;
■ Escreve uma letra para cada sílaba.
Ex.:
• BOLA____OA (valor
sonoro só nas vogais)
• BOLA____BL (só usa
consoantes)
3) Fase silábica-alfabética
■ Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas
completas e outras incompletas;
■ Alterna escrita silábica com alfabética.
Ex.:
• CAVALO_____CVLU
• TOMATE_____TOMT
4) Fase alfabética
■ Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas
(letras);
■ Escreve como fala.
Ex.:
• CAVALO
_______KAVALU
• TOMATE_______
TUMATI
“… A minha contribuição foi
encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos
olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa” – (Emília
Ferreiro).
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