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quarta-feira, 21 de março de 2018

4 Fases de aquisição da escrita


O professor alfabetizador sabe o quanto é importante conhecer as fases de escrita pelas quais os alunos passam no início da aquisição da base alfabética.

Porém, atualmente com a progressão continuada, não só o professor das séries iniciais do ensino fundamental mas também os demais professores precisam conhecer tais etapas.

4 Fases de aquisição da escrita – Características

CARACTERÍSTICAS
Pré-silábica
Silábica
Silábica Alfabética
Alfabética
- Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
- Não relaciona a escrita com a fala;
- Não diferencia letras de números;
- Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
- Supõe que a palavra representa o objeto e não o seu nome;
- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm um nome pequeno (realismo nominal);
- Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
- Leitura global: lê a palavra como um todo.
- Já supõe que a escrita representa a fala;
- Para cada fonema, usa uma letra para representa-lo;
- Pode ou não atribuir valor sonoro à letra;
- Pode usar muitas letras para escrever, e ao fazer a leitura, aponta uma letra para cada fonema;
- Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
- Inicia a superação da hipótese silábica;
- Compreende que a escrita representa os sons da fala;
- Percebe a necessidade de mais uma letra para a maioria das sílabas;
- Pode dar ênfase a escrita dos sons só das vogais ou só das consoantes;
- Atribui o valor do fonema em algumas (KBLO).
- Compreende o uso social da escrita: comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
- Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar a escrita à fala;
- Faz leitura com ou sem imagem;
- Inicia preocupação com as questões ortográficas;
- Separa as sílabas quando escreve frases;
- Produz texto de forma convencional.

 As fases de aquisição da escrita, segundo Emília Ferreiro, são:

1 fase pré-silábica
2 fase silábica
3 fase silábica-alfabética
4 fase alfabética

Cada fase com suas características

1) Fase pré–silábica

Sabe que a escrita é uma forma de representação;
Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
Não compreende que a escrita é a representação da fala;
Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
Variação de letras – ALSI (elefante);
Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).

2) Fase silábica

A) Sem valor sonoro:

Ainda não faz relação com o som com a grafia.
Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.

Exemplos:

BOLA __PT
CAVALO___BUP

B) Com valor sonoro:

A escrita representa a fala;
Percebe a relação de som com a grafia;
Escreve uma letra para cada sílaba.

Ex.:

BOLA____OA (valor sonoro só nas vogais)
BOLA____BL (só usa consoantes)

3) Fase silábica-alfabética

Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;
Alterna escrita silábica com alfabética.

Ex.:

CAVALO_____CVLU
TOMATE_____TOMT

4) Fase alfabética

Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letras);
Escreve como fala.

Ex.:

CAVALO _______KAVALU
TOMATE_______ TUMATI

 “… A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa” – (Emília Ferreiro).

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