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sexta-feira, 9 de março de 2018

Melhorando o relacionamento entre a escola e a família


A relação entre a escola e a família dos alunos é extremamente importante, sobretudo porque pais e responsáveis têm uma grande influência no desempenho dos estudantes.


Entretanto, o que fazer quando é necessário se comunicar com tantos pais, tão diferentes uns dos outros?

É fundamental manter um diálogo aberto, constante e direto, sobretudo quando a família demonstra uma visão diferente a respeito da educação do estudante. De qualquer forma, pais e responsáveis não podem ser vistos como opositores – todos devem atuar juntos para oferecer a melhor formação possível para o aluno.

4 MANEIRAS DE MELHORAR A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA



1 – Esclareça qual é o papel da escola na formação dos alunos

Muitas vezes a relação entre escola e família é abalada por causa de dúvidas sobre o que cabe a cada parte. Para evitar esse tipo de desentendimento, é pertinente esclarecer, desde o início do ano letivo, o que compete à escola e o que é esperado da família na formação do estudante. O mais importante neste ponto é deixar claro para os pais e responsáveis que a aprendizagem só acontece de fato quando escola, familiares e aluno trabalham juntos.

Deixe claro o que cabe

à família e o que cabe à escola na formação

dos estudantes

Nesse cenário, cada parte tem muito a contribuir. Na escola o estudante aprende as regras de convivência social e tem a oportunidade de se relacionar com a diversidade, descobrindo que não deve reproduzir preconceitos. Já a família exerce um papel importante no desenvolvimento das aprendizagens, quando conversa sobre o que acontece na escola, acompanha o dever de casa ou incentiva a leitura, por exemplo.

2 – Organize reuniões de pais com uma periodicidade definida



A reunião de pais é o momento ideal para se firmar uma parceria com as famílias em torno de um mesmo objetivo: a formação dos alunos. Para que o momento seja produtivo, é importante que a escola demonstre a intenção de ouvir, abrindo espaço para que os pais tirem suas dúvidas e façam sugestões, sem, contudo, tratar de algum aluno individualmente – isso deve ser feito em reuniões individuais.

Agende reuniões com antecedência

em horários viáveis para quem trabalha

Além disso, é muito positivo aproveitar esse momento para apresentar a infraestrutura da instituição e a equipe escolar para os responsáveis. A fim de aumentar a participação das famílias, é indicado que a periodicidade dos encontros seja definida logo no início do ano letivo e que eles sejam marcados em horários viáveis para quem trabalha.

3 – Apresente para as famílias o Projeto Político Pedagógico e a identidade da escola

As famílias dos alunos conhecem a missão e os objetivos da escola? É muito importante que a resposta para essa pergunta seja positiva! Afinal, pais e responsáveis devem saber que tipo de aluno a escola quer formar, já que isso diz respeito ao desenvolvimento dos seus filhos.



Esclareça qual é a missão da escola

e que tipo de aluno a instituição

pretende formar

A melhor forma de garantir isso é apresentando o ProjetoPolítico Pedagógico (PPP) a todos os familiares. Dessa forma, a escola consegue contextualizar e dar sentido às tarefas, aulas e atividades, que se mostram alinhadas aos objetivos definidos pelo PPP. Além disso, quando a escola indica para os responsáveis os objetivos de formação dos alunos a longo prazo, apresentando projetos que são pensados de maneira integral, a instituição mostra suas intenções ao longo de todos os segmentos de ensino, melhorando até mesmo a retenção de alunos de um ciclo para o outro. Afinal, cada ano letivo passa a fazer mais sentido em relação ao propósito apresentado.

4 – Explore a tecnologia como aliada na comunicação com as famílias

Para estabelecer uma relação verdadeiramente próxima com as famílias, é importante que o contato não fique restrito às reuniões de pais. Por outro lado, confiar apenas em circulares ou avisos anotados nas agendas não vai garantir que os familiares vão receber as mensagens.

Vá além de circulares ou avisos e explore

as ferramentas tecnológicas para entrar

em contato com as famílias

Nesse sentido, a tecnologia se mostra como grande aliada, justamente porque oferece outras formas de contato – muito mais eficientes e diretas. Vale criar grupos de mensagens, manter um cadastro atualizado de e-mails ou mesmo recorrer a plataformas como o Plurall, que permite enviar avisos para as famílias por meio de um aplicativo.


E QUANDO A FAMÍLIA NÃO É PARTICIPATIVA?

Ocasionalmente, ainda que a escola tente se aproximar dos pais dos alunos e trazê-los para perto, algumas famílias simplesmente não demonstram interesse em ter uma participação ativa na vida escolar dos estudantes. Geralmente, isso ocorre justamente com os alunos mais desafiadores.

Em casos como esse, é válido verificar se os contatos estão atualizados e se a escola já tentou entrar em contato de todas as formas possíveis – por telefone, e-mail ou marcando reuniões fora do horário de trabalho, por exemplo. De qualquer forma, é importante insistir para que a família se aproxime, para que entenda melhor o processo de desenvolvimento dos estudantes e assim colabore com a sua formação. Se as iniciativas não mostrarem resultados, a escola pode se aproximar mais do próprio aluno, oferecendo apoio para que se organize e se desenvolva da melhor maneira possível.

CONCLUSÃO

A formação dos alunos não cabe apenas à escola, mas é fruto do trabalho conjunto com as famílias e com os próprios estudantes. Nesse sentido, uma relação próxima e saudável com todas as partes envolvidas é muito importante para se alcançar o propósito de qualquer escola: o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

Fonte: Par – Plataforma Educacional

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