A relação
entre a escola e a família dos alunos é extremamente importante, sobretudo
porque pais e responsáveis têm uma grande influência no desempenho dos estudantes.
Entretanto, o que fazer quando é necessário se
comunicar com tantos pais, tão diferentes uns dos outros?
É
fundamental manter um diálogo aberto, constante e direto, sobretudo quando a
família demonstra uma visão diferente a respeito da educação do estudante. De
qualquer forma, pais e responsáveis não podem ser vistos como opositores –
todos devem atuar juntos para oferecer a melhor formação possível para o aluno.
4 MANEIRAS DE MELHORAR
A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
1 – Esclareça qual é o papel da escola na
formação dos alunos
Muitas
vezes a relação entre escola e família é abalada por causa de dúvidas sobre o
que cabe a cada parte. Para evitar esse
tipo de desentendimento, é pertinente esclarecer, desde o início do ano letivo,
o que compete à escola e o que é esperado da família na formação do estudante.
O mais importante neste ponto é deixar claro para os pais e responsáveis que a
aprendizagem só acontece de fato quando escola, familiares e aluno trabalham
juntos.
Deixe claro o que cabe
à família e o que cabe
à escola na formação
dos estudantes
Nesse
cenário, cada parte tem muito a contribuir. Na escola o estudante aprende as
regras de convivência social e tem a oportunidade de se relacionar com a
diversidade, descobrindo que não deve reproduzir preconceitos. Já a família
exerce um papel importante no desenvolvimento das aprendizagens, quando
conversa sobre o que acontece na escola, acompanha o dever de casa ou incentiva
a leitura, por exemplo.
2 – Organize reuniões de pais com uma periodicidade
definida
A reunião de pais é o momento ideal para se
firmar uma parceria com as famílias em torno de um mesmo objetivo: a formação
dos alunos. Para
que o momento seja produtivo, é importante que a escola demonstre a intenção de
ouvir, abrindo espaço para que os pais tirem suas dúvidas e façam sugestões, sem,
contudo, tratar de algum aluno individualmente – isso deve ser feito em
reuniões individuais.
Agende reuniões com
antecedência
em horários viáveis para
quem trabalha
Além disso,
é muito positivo aproveitar esse momento para apresentar a infraestrutura da
instituição e a equipe escolar para os responsáveis. A fim de aumentar a
participação das famílias, é indicado que a periodicidade dos encontros seja
definida logo no início do ano letivo e que eles sejam marcados em horários viáveis
para quem trabalha.
3 – Apresente para as famílias o Projeto
Político Pedagógico e a identidade da escola
As famílias
dos alunos conhecem a missão e os objetivos da escola? É muito importante que a
resposta para essa pergunta seja positiva! Afinal,
pais e responsáveis devem saber que tipo de aluno a escola quer formar, já que
isso diz respeito ao desenvolvimento dos seus filhos.
Esclareça qual é a
missão da escola
e que tipo de aluno a
instituição
pretende formar
A melhor
forma de garantir isso é apresentando o ProjetoPolítico Pedagógico (PPP) a todos os familiares. Dessa forma, a escola
consegue contextualizar e dar sentido às tarefas, aulas e atividades, que se mostram
alinhadas aos objetivos definidos pelo PPP. Além disso, quando a escola indica
para os responsáveis os objetivos de formação dos alunos a longo prazo,
apresentando projetos que são pensados de maneira integral, a instituição mostra
suas intenções ao longo de todos os segmentos de ensino, melhorando até mesmo a
retenção de alunos de um ciclo para o outro. Afinal, cada ano letivo passa a fazer
mais sentido em relação ao propósito apresentado.
4 – Explore a tecnologia como aliada na
comunicação com as famílias
Para
estabelecer uma relação verdadeiramente próxima com as famílias, é importante
que o contato não fique restrito às reuniões de pais. Por outro lado, confiar
apenas em circulares ou avisos anotados nas agendas não vai garantir que os
familiares vão receber as mensagens.
Vá além de circulares
ou avisos e explore
as ferramentas
tecnológicas para entrar
em contato com as
famílias
Nesse
sentido, a tecnologia se mostra como
grande aliada, justamente porque oferece outras formas de contato – muito mais
eficientes e diretas. Vale criar grupos de mensagens, manter um cadastro
atualizado de e-mails ou mesmo
recorrer a plataformas como o Plurall,
que permite enviar avisos para as famílias por meio de um aplicativo.
E QUANDO A FAMÍLIA NÃO
É PARTICIPATIVA?
Ocasionalmente,
ainda que a escola tente se aproximar dos pais dos alunos e trazê-los para
perto, algumas famílias simplesmente não demonstram interesse em ter uma
participação ativa na vida escolar dos estudantes. Geralmente, isso ocorre
justamente com os alunos mais desafiadores.
Em casos
como esse, é válido verificar se os contatos estão atualizados e se a escola já
tentou entrar em contato de todas as formas possíveis – por telefone, e-mail ou marcando reuniões fora do horário
de trabalho, por exemplo. De qualquer
forma, é importante insistir para que a família se aproxime, para que entenda
melhor o processo de desenvolvimento dos estudantes e assim colabore com a sua
formação. Se as iniciativas não mostrarem resultados, a escola pode se
aproximar mais do próprio aluno, oferecendo apoio para que se organize e se
desenvolva da melhor maneira possível.
CONCLUSÃO
A formação
dos alunos não cabe apenas à escola, mas é fruto do trabalho conjunto com as
famílias e com os próprios estudantes. Nesse sentido, uma relação próxima e
saudável com todas as partes envolvidas é muito importante para se alcançar o
propósito de qualquer escola: o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.
Fonte: Par –
Plataforma Educacional
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