Tecnologia na educação: Como garantir
mais motivação em sala de aula?
Por Luísa França
Fazer uso da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável,
reconhecida por todo profissional do ensino que anda atualizado com as últimas
tendências na área. Dito isso, no entanto, é preciso se dar conta de que a
forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é
clara.
Simplesmente usar ferramentas
tecnológicas na escola, como fim em si mesmas, não é bem o objetivo, concorda?
Sendo assim, vale a pena pesquisar e experimentar para descobrir de que
maneiras a tecnologia pode ser empregada para melhorar
efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia dos professores.
Pensando nessa questão, segue
um guia completo sobre tecnologia no ensino, mostrando formas de utilizá-la da
maneira mais produtiva, além de como lidar com seus principais problemas e
introduzi-la adequadamente na instituição de ensino.
1. Introduzindo a tecnologia na escola
Se a intenção é que o emprego
da tecnologia na educação não seja um fim em si mesmo, isto é, que os recursos
sejam usados para trazer melhorias efetivas para a escola, será preciso
realizar algumas mudanças na dinâmica das aulas.
Nesse caso, é interessante
preparar a introdução da novidade de maneira diferente para cada um dos grupos
a serem afetados por ela, a saber:
1.1. Corpo
docente e funcionários
Contar com o
apoio de professores e outros colaboradores no processo de adotar a tecnologia na escola é
fundamental, afinal, são eles que irão lidar diretamente com a questão, por
isso, quanto mais a favor da mudança estiverem, melhor.
Além de motivar o uso da tecnologia entre esses
profissionais, é preciso ainda ajudá-los a empregá-la da melhor maneira
possível, oferecendo treinamentos, aulas de informática e até funcionários
auxiliares para deixá-los mais seguros com o uso dos novos recursos.
Acompanhar a relação de cada
um com as tecnologias adotadas a fim de diagnosticar problemas, receber
feedbacks e promover uma melhoria constante também é essencial.
1.2. Pais e
responsáveis
O envolvimento
dos pais na educação de seus filhos é de grande importância para o
sucesso dos estudantes. Diante disso, promover a participação dos familiares
nas mudanças a serem implementadas para a adoção da tecnologia em sala de aula
é outro passo fundamental.
Por meio de reuniões,
notificações e uma comunicação aberta entre os pais
e a escola, é possível que eles contribuam para a introdução da
tecnologia, aumentem o engajamento dos filhos, ofereçam feedbacks
enriquecedores e, mais importante, compreendam e apoiem a iniciativa.
1.3. Alunos
Com a geração Z nascida e
criada em um mundo dominado pela tecnologia, é difícil imaginar que possa haver
qualquer tipo de resistência por parte dos alunos na implementação da
tecnologia em sua educação.
Ainda assim, é preciso cuidar de sua preparação para receber a
novidade justamente para que a familiaridade com os recursos digitais
não os leve para longe do aprendizado, restringindo seu uso da tecnologia ao
entretenimento ou a atividades que poderiam ser feitas fora da sala de aula.
Os motivos por trás da
introdução das ferramentas tecnológicas, bem como os objetivos de cada uma
delas, devem ser bem conhecidos pelos alunos, e a atitude esperada deles em
relação a isso deve ser sempre clara e relembrada quando necessário.
2. Entendendo as demandas de seus alunos
Outro ponto importante para a
escola que deseja realmente aproveitar os benefícios que a tecnologia pode
oferecer no lugar de simplesmente adicioná-la à gama de recursos disponíveis
nas salas de aula é pesquisar e entender as
principais demandas dos alunos.
Dessa maneira, é possível
empregar justamente os recursos de que eles precisam para melhorar seu desempenho, além de garantir que a
medida terá efeito em sua motivação e engajamento.
Para tal, é interessante
procurar saber:
■ que tipos de aparelhos
tecnológicos os alunos mais usam fora da sala de aula;
■ quais são os programas e aplicativos mais usados por
eles, tanto para atividades relacionadas à escola quanto para seu próprio
entretenimento;
■ qual é a familiaridade de cada um com os diferentes
tipos de recursos disponíveis no mercado;
■ de que tipo de informação ou conhecimento do uso da
tecnologia os alunos mais podem precisar em suas futuras vidas profissionais;
■ o que eles gostariam de aprender ou dominar quando o
assunto é tecnologia.
A partir daí, os gestores da
escola podem entender quais ferramentas e recursos terão mais utilidade e
aceitação em sala de aula (tablets, e-readers, smartphones). Além disso, é
possível criar atividades específicas relacionadas à tecnologia, como oficinas
de edição de vídeo, aulas de informática, programação básica, etc.
3. Como mapear os principais problemas em sala de aula?
Para usar a tecnologia com o
objetivo de sanar problemas em sala de aula, deve-se, em primeiro lugar,
localizar esses problemas. Dessa forma, as chances de que as mudanças surtam
efeitos positivos são muito maiores.
Realizado tanto antes quanto
após a implementação da tecnologia, o mapeamento
das dificuldades — dos alunos e dos professores — é crucial para a
melhoria constante do ensino, e pode ocorrer da seguinte maneira:
3.1. Antes da
implementação
Além da pesquisa realizada
entre os alunos para entender suas principais demandas, vale pedir ainda a
professores e colaboradores que observem, em sala de aula, quais são as principais dificuldades no dia a dia —
da falta de motivação dos estudantes à escassez de oportunidades e conhecimento
para adotar novas práticas de ensino, por exemplo.
A partir desse levantamento,
podem-se estudar os recursos disponíveis para escolher aqueles que melhor
atendem a essas demandas e traçar um plano de melhoria em longo prazo.
3.2. Após a
implementação
Nas primeiras semanas após a
adoção da tecnologia em sala de aula, deve-se
acompanhar a adaptação de professores e alunos para sanar possíveis
resistências e dificuldades iniciais.
Depois disso, o monitoramento
deve continuar não apenas para prevenir problemas e garantir que as ferramentas
continuem a ser usadas da forma correta como, também, para analisar os resultados obtidos a fim de continuar
avançando.
Vale lembrar que, após a
implementação, é possível que problemas que passaram desapercebidos antes dela
se revelem — como, por exemplo, dificuldades de alunos específicos com o uso da
tecnologia —, devendo ser então estudados e devidamente sanados.
4. A importância da atualização do profissional com as últimas tendências
em educação
Na era da comunicação, a formação continuada é exigência em praticamente
qualquer área. Entretanto, mesmo antes da revolução trazida pela informática, a
atualização constante dos profissionais da educação já era um requisito para
seu sucesso. Afinal, ensinar requer, antes de tudo, aprender, e, para isso,
professores, coordenadores e diretores precisam estar por dentro das
descobertas e tendências mais atuais da educação.
Ademais, a própria forma de
ensinar vem passando por transformações aceleradas nos últimos anos, com o
surgimento da chamada educação 3.0, por
exemplo. Nesse contexto, manter-se informado acerca das inovações em pedagogia
é imprescindível para que o profissional do ensino continue realizando seu
trabalho com qualidade.
Ao se familiarizar com as
tendências relacionadas à tecnologia na educação, os
professores entrarão em contato com novas formas de ensinar e poderão
desenvolver — caso ainda não o tenham — o hábito de continuar atualizando-se
para descobrir outros usos das ferramentas disponibilizadas, novos programas e
aplicativos de ensino, e por aí vai.
Com isso, ganha-se
flexibilidade, aumentando a capacidade dos profissionais de se adaptar a
mudanças e aprender a lidar com novidades na escola.
À medida que se acostuma a usar
as novas ferramentas, o educador consegue ainda melhorar
sua gestão de tempo dentro e fora da sala de aula, assim como estreitar
seu relacionamento com os alunos por meio da interação com os aparelhos
eletrônicos, tão presentes no dia a dia deles.
A atualização impulsionada
pela adoção da tecnologia, portanto, permitirá ao profissional da educação não
apenas manter-se em dia com o que há de mais recente em sua área, como também
trará benefícios diversos para a sua rotina, sua relação com os estudantes e o
funcionamento da própria escola.
5. Moderando o uso da tecnologia
Usar a tecnologia em sala de aula visa a aproveitar todas as vantagens
que ela pode trazer para professores, pais e alunos, correto? Não se trata,
assim, de ignorar as dificuldades que já existem (ou que possam eventualmente
surgir no processo), muito menos de criar uma relação de dependência com as
ferramentas tecnológicas.
Felizmente,
é a própria adoção da tecnologia que permitirá à escola moderar seu uso pelos
alunos com muito mais eficácia.
Ao ensinar como e quando esse
recurso deve ser usado, além de controlar os momentos em que eles serão
empregados em sala, o professor pode direcionar a capacidade dos estudantes de
usar os aparelhos eletrônicos em seu próprio benefício, reduzindo seu uso
inadequado e aumentando sua habilidade de lidar corretamente eles.
Com a aplicação consciente da
tecnologia na escola, é possível, por exemplo:
■ combater o cyberbullying
e outras formas de preconceito;
■ reduzir a distração causada pelos smartphones e
aparelhos mobile;
■ equilibrar o tempo que os estudantes dedicam aos jogos
eletrônicos, aos estudos e à prática de atividades físicas;
■ orientar a pesquisa em fontes on e off-line confiáveis,
aumentando o senso crítico dos alunos.
O ensino
híbrido, que combina a educação tradicional e o uso da tecnologia para
conquistar a personalização do ensino, também pode ajudar a conciliar a
utilização de ferramentas digitais com a atenção em aulas presenciais, assim
como o uso de livros didáticos físicos, por exemplo.
Qualquer que seja a
metodologia adotada pela escola, é importante que, durante a transição pela
qual ela passará para implementar o uso da tecnologia, haja
processos claros entre os profissionais e os alunos, bem como o diálogo
constante para lidar com obstáculos e dificuldades.
Aos poucos, com horários e
expectativas bem definidos em relação à utilização das novas ferramentas, será
possível educar docentes e discentes para que todos
se beneficiem e aprendam a usar a tecnologia a seu favor, sem se
tornarem dependentes dela.
6. Estimulando a leitura em sala de aula com ajuda da tecnologia
O desinteresse pela leitura é
um problema recorrente nas escolas hoje em dia, principalmente entre os jovens
da geração Z. De fato, algumas pessoas chegam a associar essa questão à
afinidade dos alunos com a tecnologia, entretanto, na realidade é possível, sim, usar o universo digital para incentivar
o hábito de ler. Veja como:
6.1. Aproveite
os livros em diferentes formatos
Poder ler em tablets, smartphones e até e-readers, além de ser bastante prático,
é uma excelente maneira de motivar os jovens que não se desgrudam das telinhas
a descobrir o mundo da leitura. Alguns aplicativos contam com opção de consulta
a dicionários dentro dos próprios livros digitais, e há também bibliotecas que
fazem empréstimos de e-books.
Outra ideia para desenvolver o
gosto pela literatura usando a tecnologia é por meio dos audiolivros, que
também contribuem para que alunos com diferentes perfis de aprendizado possam
desfrutar igualmente dos livros trabalhados em sala.
6.2. Transforme
a leitura em uma experiência multimídia
Um excelente exemplo de como a
leitura pode ser interativa e multimídia é a série de webcomics (quadrinhos para a web) Homestuck, publicada no site MS
Paint Adventures entre 2009 e abril de 2016.
Composta por uma combinação de
texto, imagens estáticas e animadas, jogos em Flash e vídeos que somam mais de 8 mil páginas e 800 mil palavras,
a série pode ser “lida” no original, em inglês, ou em português.
Inspirando-se nessa ideia, professores podem também aproveitar a tecnologia para
tornar a experiência de leitura ainda mais interessante e enriquecedora
ao indicar a filmes, reviews em
vídeo, entrevistas com o autor e outros documentos on-line, realizar pesquisas diversas, entre várias outras possibilidades.
Basta usar a criatividade!
6.3. Apresente
os alunos a boas fontes on-line
A internet, sem sombra de
dúvida, contém um número assustador de informações incorretas, textos mal
escritos, reportagens tendenciosas e outras mídias que podem acabar prejudicando
os alunos com senso crítico em desenvolvimento.
Entretanto, é inegável que, em
meio a tudo isso, há também uma infinidade de fontes interessantíssimas, que
podem contribuir para enriquecer as pesquisas dos estudantes e apresentar-lhes
pontos de vista únicos e completos.
Antes de condenar as pesquisas
on-line, portanto, é muito produtivo que o professor procure conhecer os sites
mais confiáveis para repassá-los aos alunos, ajudando-os
a reconhecer, sozinhos, os sinais de que um texto é relevante e verídico.
Alguns bons exemplos são:
■ páginas de universidades, nas quais os estudantes
podem encontrar artigos acadêmicos sobre diversos assuntos;
■ o site Domínio Público,
no qual se encontra uma variedade enorme de e-books gratuitos em português;
■ revistas digitais gratuitas financiadas pelas
universidades e órgãos de fomento à pesquisa (como aquelas disponíveis no Portal de periódicos da Capes);
■ o Project Gutemberg,
site com e-books gratuitos em diversas línguas;
7. Usando a tecnologia também para a avaliação do aluno
Finalmente, é interessante
ficar por dentro das maneiras que a tecnologia pode
ser usada para avaliar os estudantes, otimizando o tempo do educador, potencializando o diagnóstico de dificuldades e,
consequentemente, melhorando o desempenho e motivação dos alunos.
Mesmo que não substituam por
completo outros tipos de avaliação — visto que a variedade nos métodos
avaliativos é, aliás, o mais recomendado para cobrir os diferentes perfis de
aprendizado —, as provas digitais podem ser
corrigidas por computador e ainda fornecem automaticamente dados sobre o
desempenho dos estudantes para análise e comparação pelos gestores.
Além de diversificar o tipo de
avaliação oferecido pela escola, deixar que os alunos usem a tecnologia para
mostrar o que aprenderam enriquece sua experiência e aumenta sua segurança e
entusiasmo com os estudos.
Conclusão
Apostar no uso de ferramentas
tecnológicas no ensino já é requisito para as escolas que desejam se destacar
pela inovação e atualização com as mais modernas tendências pedagógicas.
Ainda assim, para que a
tecnologia não se torne um fim em si mesma, é preciso
estudar as melhores formas de empregá-la a fim de trazer benefícios para
professores e alunos, aumentando a motivação de ambos em sala de aula.
Fonte: Site Somos Par.
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