Por
Luísa França
As funções do
coordenador escolar são várias, mas nem sempre estão bem demarcadas. O coordenador
pedagógico se afirma progressivamente como formador, orientando o trabalho
coletivo no ambiente escolar, e atua como conexão entre os indivíduos, o
projeto da escola e os conteúdos educativos.
Para oferecer uma dimensão
mais precisa da importância desse profissional, este artigo apresenta os
principais desafios do coordenador, bem como dicas para otimizar a rotina em
meio aos afazeres cotidianos.
O papel do coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico tem
extrema importância no ambiente escolar, tendo em vista que ele promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo
ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma saudável, as relações
interpessoais entre os envolvidos. É um profissional que atua entre a direção e
os educadores, mas também se relaciona com os alunos e os familiares.
Ele tem papel estratégico na
mediação entre as diferentes instâncias educacionais, exercendo funções de
articulação, formação e transformação. Por meio delas, o seu objetivo principal
é oferecer o suporte requerido para que o estudante
aprenda da melhor maneira possível.
As funções de articulação
desempenhadas pelo coordenador pedagógico abrangem professores, familiares de
alunos, os próprios estudantes, a legislação educacional e o Projeto Político Pedagógico da escola. É ele quem
tem a formação necessária e a responsabilidade de fazer a articulação demandada
entre os atores e domínios envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
O coordenador pedagógico é
também quem faz a ponte entre a família e a escola,
discutindo aspectos relativos ao rendimento escolar dos alunos e propondo
soluções para potenciais dificuldades de aprendizagem ou conflitos
disciplinares, por exemplo. Outra função importante que esse profissional
desempenha é o suporte ao docente de estudantes em situações específicas para
aprender.
O atendimento à legislação educacional brasileira configura
parte importante das atribuições do coordenador pedagógico. Além de auxiliar na
elaboração e no desenvolvimento da estrutura e do funcionamento do currículo
com base em suportes legais, ele deve atuar junto aos professores, bem como
atender a alunos e a seus familiares pautando-se nos preceitos da legislação
educacional.
Além disso, contribuir para a
articulação adequada de práticas relativas ao cumprimento do Projeto Político Pedagógico da instituição educacional
consiste em uma atribuição essencial do coordenador pedagógico. Ele precisa propor medidas e atividades que ajudem a garantir que os
objetivos estipulados no projeto possam ser desenvolvidos de maneira a
beneficiar toda a comunidade escolar.
A função formativa exercida
pelo coordenador pedagógico está diretamente relacionada à formação continuada dos professores para a atuação
em suas atividades de docência. Cabe a esse profissional auxiliar os docentes
para que eles aprimorem seus conhecimentos e suas práticas pedagógicas, por
meio da oferta de oficinas e cursos online, por exemplo, que abordem temas de
relevância como didática, prática de ensino e métodos avaliativos.
Todo educador
tem o papel transformador, o que não é diferente no caso do coordenador
pedagógico. Ao ter uma função mediadora por excelência, ele deve propiciar o
questionamento dos professores sobre suas práticas e compromissos com o fazer
educacional, fomentando a reflexão contínua e o estabelecimento de uma postura
crítica diante do trabalho docente.
Em suma, algumas atribuições
do coordenador pedagógico são:
■ Avaliar e acompanhar o
processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos;
■ Valorizar e garantir a participação ativa dos
professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;
■ Organizar e escolher os materiais necessários ao
processo de ensino-aprendizagem;
■ Promover práticas inovadoras de ensino e incentivar a
utilização de tecnologias educacionais;
■ Fazer com que toda a comunicação entre estes dois
públicos flua de maneira funcional;
■ Averiguar se a conduta pedagógica dos docentes tem
beneficiado o processo de aprendizado dos discentes;
■ Informar aos pais e responsáveis a situação escolar e
de relacionamento dos alunos;
■ Promover a formação
continuada dos docentes.
Os maiores desafios da coordenação pedagógica
Mesmo com tantas funções
importantes, nas conversas com profissionais de todo o país percebe-se que os
coordenadores comumente se veem em desvio de função, realizando tarefas que
pouco agregam em suas responsabilidades.
Muitas vezes, a falta de
profissionais para desenvolver todas as atividades necessárias em uma
instituição educacional leva a esse tipo de situação, mas esse não é o único
impasse da carreira do coordenador pedagógico. Veja a seguir os maiores desafios de um coordenador pedagógico e
o que é possível fazer para superá-los no cotidiano escolar.
Gerenciar as dificuldades do dia a dia
O coordenador pedagógico é um
profissional que muitas vezes atua “apagando incêndios”. Ele resolve problemas
pontuais com bastante frequência, o que o impossibilita de desenvolver e
aplicar ações de longo prazo que ajudariam bastante a solucionar a raiz dos
infortúnios vivenciados na escola. Tais
profissionais precisam atentar-se à necessidade de agir preventivamente, e não
reativamente, para que os níveis educacionais sejam cada vez melhores.
Outro desafio do coordenador
pedagógico está na formação de equipes que o apoiem em sala de aula na
resolução de situações emergenciais. É preciso desenvolver nos professores
competências de gestão de conflitos para que pequenos problemas sejam
resolvidos rapidamente, de forma que eles não prejudiquem o ambiente de
aprendizado.
Ter autonomia para realizar suas funções
Os diretores precisam ver os
coordenadores pedagógicos como um importante ponto
de apoio na gestão da instituição de ensino. Juntos, eles têm o papel de
desenvolver o projeto pedagógico escolar e
de apoiar os professores na aplicação dos parâmetros acordados para sala de
aula.
Ainda assim, mesmo que este
trabalho seja feito em conjunto, quem se faz presente durante toda a
averiguação, quem ajusta o processo e oferece feedbacks a todos é o coordenador
pedagógico. Por isso, esse profissional precisa ter
autonomia para transitar entre os docentes e a direção, a fim de
solucionar questões com agilidade, ser capaz de transmitir mensagens claras e
objetivas e, o mais importante, proporcionar um ambiente de aprendizagem que
seja funcional e favorável aos alunos.
Contar com o apoio da direção e dos professores para
aprimorar os processos pedagógicos
Uma das funções do coordenador
pedagógico é a de introduzir no ambiente escolar novas
práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e
os de avaliação dos alunos. Entretanto, por mais que a adoção de novas
metodologias seja entendida como necessária para aprimorar os processos
pedagógicos e para dinamizar as atividades burocráticas de uma escola, ainda
assim, muitos coordenadores encontram dificuldades
para receber o apoio da direção e dos docentes na implementação dessas novas
práticas.
É preciso convencer o diretor
a direcionar recursos para algo desconhecido até então e fazê-lo acreditar,
efetivamente, na funcionalidade e nos benefícios que serão obtidos. Além disso,
o coordenador precisa ser capaz de transmitir as vantagens também para quem irá
utilizar as novas práticas – ou seja, os professores – a fim de conseguir a
adesão e o engajamento daqueles que terão contato direto com as novidades.
Atualmente, é comum notar esse
dilema na adoção de tecnologias educacionais. Os coordenadores gostam da ideia,
mas precisam conseguir investimentos por parte da direção e, posteriormente, a
adesão dos professores.
Também não é raro que certos
professores não se sintam confortáveis com o suporte oferecido pelo coordenador
pedagógico, principalmente no que diz respeito ao tipo de didática empregada e
aos métodos de avaliação usados. Por mais que o coordenador pedagógico mantenha
uma postura orientadora baseada no diálogo e construção conjunta de
conhecimentos, existem docentes que têm dificuldades para aceitar sugestões.
Relacionar-se com diferentes públicos
O trabalho do coordenador
escolar implica em uma relação próxima com diferentes públicos da comunidade
escolar: o diretor, os professores, os alunos e os familiares. É necessário atender às expectativas e às demandas de
muitas pessoas diferentes, o que pode ser um grande desafio.
Um fator que torna essa
questão ainda mais desafiadora é que cada um espera algo diferente da escola e
muitas vezes a ansiedade e as cobranças acabam sendo direcionadas ao
coordenador. Sendo assim, é necessário manter um canal aberto e próximo a cada
um desses públicos sem se afastar da identidade da escola, a fim de se manter
um relacionamento saudável com todos.
Dicas para otimização de rotina
Pare e pense só por um minutinho:
se fosse possível realizar um desejo instantâneo, qual seria seu pedido? Por
mais que sejam muitas as vontades e possibilidades, ao menos um pedido é
consenso: ter mais tempo. Isso porque, na
complexidade do mundo contemporâneo e com uma demanda cada vez maior de
profissionais capacitados, acaba sendo preciso se reinventar constantemente.
Atreladas a isso, ainda existem as inúmeras obrigações do cotidiano, tanto na
esfera pessoal como no âmbito profissional.
E com tantos compromissos
diários, 24 horas costumam ser insuficientes para realizar bem todas as
atividades, não é mesmo? Pensando nesse dilema, listamos algumas dicas para
ajudar os coordenadores pedagógicos a otimizar o seu tempo.
1 - Aposte na tecnologia
Não restam dúvidas que os
recursos tecnológicos revolucionaram o sistema de ensino, certo? Na prática,
porém, muitos profissionais ainda não têm a dimensão exata do quanto essas
ferramentas são benéficas quando empregadas adequadamente. Ainda assim, é
provável que até mesmo os mais desligados já tenham se deparado com plataformas
e softwares especializados que foram responsáveis por uma melhoria
significativa no âmbito acadêmico.
Nesse contexto, alguns
aplicativos têm muito a auxiliar no processo de administração do tempo,
otimizando a rotina de trabalho do coordenador pedagógico. Existem, por
exemplo, opções com agendas que organizam as atividades e compromissos, além de
sincronizar os dados com o telefone e o computador. Basta fazer uma pesquisa
rápida para encontrar um recurso que seja mais compatível com suas
necessidades.
2 - Aplique o método Pomodoro
Batizado em homenagem ao
cronômetro em formato de tomate usado por seu idealizador, o italiano Francesco
Cirillo, o método Pomodoro se mostra extremamente eficiente para os
profissionais da coordenação pedagógica. Com a técnica, os coordenadores
pedagógicos conseguirão agilizar as tarefas ao evitar as distrações externas.
Para entender melhor essa técnica, confira o passo a passo a seguir:
1) Crie uma lista de
tarefas a serem realizadas;
2) Programe no seu
relógio um cronômetro de 25 minutos;
3) Exerça uma tarefa
por vez, sem interrupções, até o tempo se esgotar;
4) Descanse seu corpo
e sua mente durante aproximadamente 5 minutos;
5) Faça o mesmo
processo 4 vezes, com atividades diferentes;
6) Tire um momento de
relaxamento de 30 minutos;
7) Na sequência, dê
continuidade ao exercício, repetindo os mesmos passos.
3 - Tente programar sua agenda
É essencial criar o hábito de
fazer uma programação, desenvolvendo planejamentos específicos e otimizando
demandas do cotidiano. Assim você tem muito mais chances de efetivamente
conseguir cumprir os prazos das tarefas, evitando sobrecargas ou rotinas de
trabalho dobrado.
O mais indicado é que essa
programação não seja apenas mentalizada, mas anotada para não se correr o risco
de perder o prazo ou de se esquecer de alguma atividade importante.
Certifique-se de registrar todas essas informações em um único local, já que a
desorganização é uma grande inimiga de quem quer otimizar seus dias.
4- Compartilhe a execução de tarefas
Acredite: seus colegas, amigos
e familiares podem ser tão eficientes quanto você. Então dê a eles um voto de
confiança ao começar a delegar tarefas que podem ser perfeitamente realizadas
por outras pessoas. Seja na vida pessoal ou no âmbito profissional, solicitar ajuda na execução de atividades do dia a dia é
uma ótima alternativa para aliviar o peso, amenizando consideravelmente
a sobrecarga de trabalho.
Conclusão
A coordenação pedagógica é uma
profissão repleta de desafios, que exige paciência, dedicação e, claro, tempo
para lidar com as obrigações do cargo. É necessário, portanto, contar com
ferramentas e estratégias eficientes para auxiliar na complicada tarefa de
melhorar a rotina de trabalho.
Além disso, manter uma relação
saudável, aberta e próxima com todos os públicos diferentes da escola é
fundamental para garantir o desenvolvimento adequado dos estudantes. Nesse
contexto, baixe o infográfico e confira quatro maneiras de melhorar o
relacionamento entre a escola e a família.
Fonte:
Site Somos Par
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