Pesquisar este blog

domingo, 25 de março de 2018

Entenda os maiores desafios do Coordenador Pedagógico


Por Luísa França


As funções do coordenador escolar são várias, mas nem sempre estão bem demarcadas. O coordenador pedagógico se afirma progressivamente como formador, orientando o trabalho coletivo no ambiente escolar, e atua como conexão entre os indivíduos, o projeto da escola e os conteúdos educativos.

Para oferecer uma dimensão mais precisa da importância desse profissional, este artigo apresenta os principais desafios do coordenador, bem como dicas para otimizar a rotina em meio aos afazeres cotidianos.

O papel do coordenador pedagógico


O coordenador pedagógico tem extrema importância no ambiente escolar, tendo em vista que ele promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos. É um profissional que atua entre a direção e os educadores, mas também se relaciona com os alunos e os familiares.

Ele tem papel estratégico na mediação entre as diferentes instâncias educacionais, exercendo funções de articulação, formação e transformação. Por meio delas, o seu objetivo principal é oferecer o suporte requerido para que o estudante aprenda da melhor maneira possível.

As funções de articulação desempenhadas pelo coordenador pedagógico abrangem professores, familiares de alunos, os próprios estudantes, a legislação educacional e o Projeto Político Pedagógico da escola. É ele quem tem a formação necessária e a responsabilidade de fazer a articulação demandada entre os atores e domínios envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

O coordenador pedagógico é também quem faz a ponte entre a família e a escola, discutindo aspectos relativos ao rendimento escolar dos alunos e propondo soluções para potenciais dificuldades de aprendizagem ou conflitos disciplinares, por exemplo. Outra função importante que esse profissional desempenha é o suporte ao docente de estudantes em situações específicas para aprender.

O atendimento à legislação educacional brasileira configura parte importante das atribuições do coordenador pedagógico. Além de auxiliar na elaboração e no desenvolvimento da estrutura e do funcionamento do currículo com base em suportes legais, ele deve atuar junto aos professores, bem como atender a alunos e a seus familiares pautando-se nos preceitos da legislação educacional.

Além disso, contribuir para a articulação adequada de práticas relativas ao cumprimento do Projeto Político Pedagógico da instituição educacional consiste em uma atribuição essencial do coordenador pedagógico. Ele precisa propor medidas e atividades que ajudem a garantir que os objetivos estipulados no projeto possam ser desenvolvidos de maneira a beneficiar toda a comunidade escolar.

A função formativa exercida pelo coordenador pedagógico está diretamente relacionada à formação continuada dos professores para a atuação em suas atividades de docência. Cabe a esse profissional auxiliar os docentes para que eles aprimorem seus conhecimentos e suas práticas pedagógicas, por meio da oferta de oficinas e cursos online, por exemplo, que abordem temas de relevância como didática, prática de ensino e métodos avaliativos.

Todo educador tem o papel transformador, o que não é diferente no caso do coordenador pedagógico. Ao ter uma função mediadora por excelência, ele deve propiciar o questionamento dos professores sobre suas práticas e compromissos com o fazer educacional, fomentando a reflexão contínua e o estabelecimento de uma postura crítica diante do trabalho docente.

Em suma, algumas atribuições do coordenador pedagógico são:

Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos;
   
Valorizar e garantir a participação ativa dos professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;
   
Organizar e escolher os materiais necessários ao processo de ensino-aprendizagem;
   
Promover práticas inovadoras de ensino e incentivar a utilização de tecnologias educacionais;
   
Fazer com que toda a comunicação entre estes dois públicos flua de maneira funcional;
   
Averiguar se a conduta pedagógica dos docentes tem beneficiado o processo de aprendizado dos discentes;
   
Informar aos pais e responsáveis a situação escolar e de relacionamento dos alunos;
   
Promover a formação continuada dos docentes.


Os maiores desafios da coordenação pedagógica

Mesmo com tantas funções importantes, nas conversas com profissionais de todo o país percebe-se que os coordenadores comumente se veem em desvio de função, realizando tarefas que pouco agregam em suas responsabilidades.

Muitas vezes, a falta de profissionais para desenvolver todas as atividades necessárias em uma instituição educacional leva a esse tipo de situação, mas esse não é o único impasse da carreira do coordenador pedagógico. Veja a seguir os maiores desafios de um coordenador pedagógico e o que é possível fazer para superá-los no cotidiano escolar.

Gerenciar as dificuldades do dia a dia

O coordenador pedagógico é um profissional que muitas vezes atua “apagando incêndios”. Ele resolve problemas pontuais com bastante frequência, o que o impossibilita de desenvolver e aplicar ações de longo prazo que ajudariam bastante a solucionar a raiz dos infortúnios vivenciados na escola. Tais profissionais precisam atentar-se à necessidade de agir preventivamente, e não reativamente, para que os níveis educacionais sejam cada vez melhores.

Outro desafio do coordenador pedagógico está na formação de equipes que o apoiem em sala de aula na resolução de situações emergenciais. É preciso desenvolver nos professores competências de gestão de conflitos para que pequenos problemas sejam resolvidos rapidamente, de forma que eles não prejudiquem o ambiente de aprendizado.

Ter autonomia para realizar suas funções

Os diretores precisam ver os coordenadores pedagógicos como um importante ponto de apoio na gestão da instituição de ensino. Juntos, eles têm o papel de desenvolver o projeto pedagógico escolar e de apoiar os professores na aplicação dos parâmetros acordados para sala de aula.

Ainda assim, mesmo que este trabalho seja feito em conjunto, quem se faz presente durante toda a averiguação, quem ajusta o processo e oferece feedbacks a todos é o coordenador pedagógico. Por isso, esse profissional precisa ter autonomia para transitar entre os docentes e a direção, a fim de solucionar questões com agilidade, ser capaz de transmitir mensagens claras e objetivas e, o mais importante, proporcionar um ambiente de aprendizagem que seja funcional e favorável aos alunos.


Contar com o apoio da direção e dos professores para
aprimorar os processos pedagógicos

Uma das funções do coordenador pedagógico é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos. Entretanto, por mais que a adoção de novas metodologias seja entendida como necessária para aprimorar os processos pedagógicos e para dinamizar as atividades burocráticas de uma escola, ainda assim, muitos coordenadores encontram dificuldades para receber o apoio da direção e dos docentes na implementação dessas novas práticas.

É preciso convencer o diretor a direcionar recursos para algo desconhecido até então e fazê-lo acreditar, efetivamente, na funcionalidade e nos benefícios que serão obtidos. Além disso, o coordenador precisa ser capaz de transmitir as vantagens também para quem irá utilizar as novas práticas – ou seja, os professores – a fim de conseguir a adesão e o engajamento daqueles que terão contato direto com as novidades.

Atualmente, é comum notar esse dilema na adoção de tecnologias educacionais. Os coordenadores gostam da ideia, mas precisam conseguir investimentos por parte da direção e, posteriormente, a adesão dos professores.

Também não é raro que certos professores não se sintam confortáveis com o suporte oferecido pelo coordenador pedagógico, principalmente no que diz respeito ao tipo de didática empregada e aos métodos de avaliação usados. Por mais que o coordenador pedagógico mantenha uma postura orientadora baseada no diálogo e construção conjunta de conhecimentos, existem docentes que têm dificuldades para aceitar sugestões.

Relacionar-se com diferentes públicos

O trabalho do coordenador escolar implica em uma relação próxima com diferentes públicos da comunidade escolar: o diretor, os professores, os alunos e os familiares. É necessário atender às expectativas e às demandas de muitas pessoas diferentes, o que pode ser um grande desafio.

Um fator que torna essa questão ainda mais desafiadora é que cada um espera algo diferente da escola e muitas vezes a ansiedade e as cobranças acabam sendo direcionadas ao coordenador. Sendo assim, é necessário manter um canal aberto e próximo a cada um desses públicos sem se afastar da identidade da escola, a fim de se manter um relacionamento saudável com todos.


Dicas para otimização de rotina

Pare e pense só por um minutinho: se fosse possível realizar um desejo instantâneo, qual seria seu pedido? Por mais que sejam muitas as vontades e possibilidades, ao menos um pedido é consenso: ter mais tempo. Isso porque, na complexidade do mundo contemporâneo e com uma demanda cada vez maior de profissionais capacitados, acaba sendo preciso se reinventar constantemente. Atreladas a isso, ainda existem as inúmeras obrigações do cotidiano, tanto na esfera pessoal como no âmbito profissional.

E com tantos compromissos diários, 24 horas costumam ser insuficientes para realizar bem todas as atividades, não é mesmo? Pensando nesse dilema, listamos algumas dicas para ajudar os coordenadores pedagógicos a otimizar o seu tempo.

1 - Aposte na tecnologia

Não restam dúvidas que os recursos tecnológicos revolucionaram o sistema de ensino, certo? Na prática, porém, muitos profissionais ainda não têm a dimensão exata do quanto essas ferramentas são benéficas quando empregadas adequadamente. Ainda assim, é provável que até mesmo os mais desligados já tenham se deparado com plataformas e softwares especializados que foram responsáveis por uma melhoria significativa no âmbito acadêmico.

Nesse contexto, alguns aplicativos têm muito a auxiliar no processo de administração do tempo, otimizando a rotina de trabalho do coordenador pedagógico. Existem, por exemplo, opções com agendas que organizam as atividades e compromissos, além de sincronizar os dados com o telefone e o computador. Basta fazer uma pesquisa rápida para encontrar um recurso que seja mais compatível com suas necessidades.

2 - Aplique o método Pomodoro

Batizado em homenagem ao cronômetro em formato de tomate usado por seu idealizador, o italiano Francesco Cirillo, o método Pomodoro se mostra extremamente eficiente para os profissionais da coordenação pedagógica. Com a técnica, os coordenadores pedagógicos conseguirão agilizar as tarefas ao evitar as distrações externas. Para entender melhor essa técnica, confira o passo a passo a seguir:

1) Crie uma lista de tarefas a serem realizadas;

2) Programe no seu relógio um cronômetro de 25 minutos;

3) Exerça uma tarefa por vez, sem interrupções, até o tempo se esgotar;

4) Descanse seu corpo e sua mente durante aproximadamente 5 minutos;

5) Faça o mesmo processo 4 vezes, com atividades diferentes;

6) Tire um momento de relaxamento de 30 minutos;

7) Na sequência, dê continuidade ao exercício, repetindo os mesmos passos.

3 - Tente programar sua agenda

É essencial criar o hábito de fazer uma programação, desenvolvendo planejamentos específicos e otimizando demandas do cotidiano. Assim você tem muito mais chances de efetivamente conseguir cumprir os prazos das tarefas, evitando sobrecargas ou rotinas de trabalho dobrado.

O mais indicado é que essa programação não seja apenas mentalizada, mas anotada para não se correr o risco de perder o prazo ou de se esquecer de alguma atividade importante. Certifique-se de registrar todas essas informações em um único local, já que a desorganização é uma grande inimiga de quem quer otimizar seus dias.

4- Compartilhe a execução de tarefas

Acredite: seus colegas, amigos e familiares podem ser tão eficientes quanto você. Então dê a eles um voto de confiança ao começar a delegar tarefas que podem ser perfeitamente realizadas por outras pessoas. Seja na vida pessoal ou no âmbito profissional, solicitar ajuda na execução de atividades do dia a dia é uma ótima alternativa para aliviar o peso, amenizando consideravelmente a sobrecarga de trabalho.

Conclusão

A coordenação pedagógica é uma profissão repleta de desafios, que exige paciência, dedicação e, claro, tempo para lidar com as obrigações do cargo. É necessário, portanto, contar com ferramentas e estratégias eficientes para auxiliar na complicada tarefa de melhorar a rotina de trabalho.

Além disso, manter uma relação saudável, aberta e próxima com todos os públicos diferentes da escola é fundamental para garantir o desenvolvimento adequado dos estudantes. Nesse contexto, baixe o infográfico e confira quatro maneiras de melhorar o relacionamento entre a escola e a família.

Fonte: Site Somos Par

Nenhum comentário:

Postar um comentário