O professor
entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os
alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um
deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo
ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos?
Muitos são os
livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática
de ensinar. Não falta mais. Nestas “conversas” o leitor não encontrará citações
de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo
como as que fizeram o autor se arrepender depois.
Professor com
vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os
problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir
provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas
palavras: como realmente lidar com as práticas escolares.
Obra imprescindível
para quem se aventura a ensinar.
Sobre o autor
Leandro Karnal é professor, historiador, graduado em
História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela
Universidade de São Paulo (USP). Leciona há 30 anos, tendo passado por ensino
fundamental, médio, escolas públicas e privadas, cursinhos pré-vestibulares,
universidades variadas e hoje leciona na Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp). Trabalha há muitos anos com capacitações para professores da rede
pública e publicação de material didático e de apoio para os professores. Pela
Contexto publicou como autor, coautor ou organizador Estados Unidos, História
da cidadania, As religiões que o mundo esqueceu, O historiador e suas fontes,
História na sala de aula e História dos Estados Unidos. Viaja bastante e
observa professores e alunos em meios como comunidades indígenas no México,
escolas da França, aulas no Norte da Índia, Vietnã e China. Sua meta de vida é
ser lembrado como alguém que tentou ser um bom professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário