Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Educação



ÉTICA NA EDUCAÇÃO
Marilene dos Santos·

Diante das crises evidentes que o mundo moderno vem demonstrando em todos os âmbitos do saber e do fazer humanos, notadamente no da Educação atingindo conceitos de autonomia, emancipação e liberdade, cumpre-nos, repensarmos e refletirmos sobre as novas competências para ensinar, e como apreender as novas formas de relação entre a ética e o agir pedagógico.
Isto deve ocorrer para que possamos compreender e ensinar a pensar sobre os problemas existentes, diante da pluralidade dos diferentes contextos culturais de uma sociedade que altera profundamente seus processos de socialização e de formação de identidade.
Os diversos grupos e sociedades criam formas de viver e elaboram princípios e regras que regulam seu comportamento. Esses princípios e regras específicos, em seu conjunto, indicam direitos, obrigações e deveres. Não há valores em si, mas sim propriedades atribuídas à realidade pelos seres humanos, a partir das relações que estabelecem entre si e com a realidade, transformando-a e se transformando continuamente. Assim, valorizar significa relacionar-se com a natureza, atribuindo-lhe significados que variam de acordo com necessidades, desejos, condições e circunstâncias em que se vive.
Nesse paradigma, o que se deve fazer se traduz numa série de prescrições que as sociedades criam para orientar a conduta dos indivíduos. Este é o campo da moral e da ética.
Nesse sentido, percebe-se que vivemos em uma época em que há um grande distanciamento entre a ética e a educação, compreendendo a ética como a forma de validar os princípios normativos da sociedade em um contexto educacional científico-tecnológico.
É uma unanimidade no contexto educacional, a afirmação de que a escola deve desenvolver as potencialidades dos indivíduos para sua conquista de cidadania. Convém ressaltar que a família é o primeiro espaço de convivência da criança. Ao lado da família, outras instituições sociais veiculam valores e desempenham um papel na formação moral e no desenvolvimento de atitudes. A presença constante dos meios de comunicação de massa nos espaços públicos e privados confere a eles um grande poder de influência e de veiculação de valores, de modelos de comportamento. A religião contribui da mesma forma.
Para tanto, ao trabalhar a ética na educação em sala de aula, o professor se depara com a questão do choque de valores. Os diversos valores, normas, modelos de comportamento que o indivíduo nos compartilha diferentes meios sociais a que está integrado ou exposto colocam-se em jogo nas relações cotidianas. A educação é uma socialização das novas gerações de uma sociedade que conserva os valores dominantes na sociedade.


OBS: Artigo publicado no Jornal Folha Regional dia 05/08/2009


· [1] Professora graduada em Letras e especialista em Metodologia de Línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário