Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Projeto Repertório Literário

No Projeto Repertório Literário 2015 buscou-se trabalhar com poemas, versos com rimas e sem rimas, parlendas, músicas e demais gêneros textuais.

O objetivo das atividades foi despertar a atenção dos educandos, das Primeiras Séries para o exercício da leitura, a identificação das entonação de voz, o jogo de palavras, valorizando a criação espontânea e as práticas de recitações de cada um.

Para as atividades foram usados diversas ferramentas como: vídeos com apresentações (youtube), CD e livros de parlendas da coleção “Quem canta seus males espanta”, poesias da coleção “Para Gostar de Ler – vol 6”, versinhos e poemas do livro “Alfabeto Angelical".

 No final do trabalho, além das produções coletivas e individuais, foram escolhidas algumas publicações selecionadas pela turma:

O rei mandou me chamar


O rei mandou me chamar
Pra casar com sua filha
Só de dote ele me dava
Europa, França e Bahia
Me lembrei do meu ranchinho
Da roça, do meu feijão
O rei mandou me chamar
Ó seu rei, não quero, não.

(Parlenda, Quem canta seus males espanta)





Margarida


Mui mimosa margarida
Maravilhosa pra mim.
Misteriosa, merecida
Mascote do meu jardim.

(verso, livro Alfabeto Angelical)




O Relógio


Passa, tempo, tic-tac
 Tic-tac, passa, hora
 Chega logo, tic-tac
 Tic-tac, e vai-te embora
 Passa, tempo
 Bem depressa
 Não atrasa
 Não demora
 Que já estou
 Muito cansado
 Já perdi
 Toda a alegria
 De fazer
 Meu tic-tac
 Dia e noite
 Noite e dia
 Tic-tac
 Tic-tac
 Dia e noite
 Noite e dia.

(poema, livro Poesias, Coleção Para gostar de ler)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário