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domingo, 1 de setembro de 2019

Artigo - Aprendizagens



Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.

Aprendizagem como um estabelecimento de novas relações entre o ser e o meio ambiente relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados. Tem sido objeto de vários estudos empíricos em animais e seres humanos. O processo de aprendizagem pode ser medido através das curvas de aprendizagem, que mostram a importância da repetição de certas predisposições fisiológicas, de "tentativa e erro" e de períodos de descanso, após o qual se pode acelerar o progresso. Esses estudos também mostram o relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados.


Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:

1) Desatenção

2) Hiperatividade-impulsividade

O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande frequência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

Causas

Já existem inúmeros estudos em todo o mundo - inclusive no Brasil - demonstrando que a prevalência do TDAH é semelhante em diferentes regiões, o que indica que o transtorno não é secundário a fatores culturais (as práticas de determinada sociedade, etc.), o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicológicos.

Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.

O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios).


Dislexia

Conceito

      De acordo com Myklebust, a Dislexia constitui uma desordem cognitiva e uma desordem de linguagem; a desordem cognitiva porque se concentra na problemática da significação da linguagem interior, da abstração, da formação dos conceitos e das metáforas. Para o autor, a Dislexia evidencia uma perturbação no processo de simbolização – decodificar e simultaneamente compreender são um todo no processo da leitura e da escrita.

      Obter significação compreende uma relação com o pensamento abstrato: deduzir, interferir, implica, generalizar, conotar, associar, categorizar etc. E acontecem imediatamente quando o processo da leitura está adquirido.

      A significação decorrente do processo da leitura é um conceito psicológico que procede a linguagem porque ela nasce das coisas reais e concretas. A significação é anterior a linguagem falada e está permanentemente implícita no processo da recepção e da expressão da linguagem escrita (Gibson e Levin, 1975).

      E denomina-se de desordem da linguagem porque impede as relações entre linguagem auditiva e a linguagem visual (receptiva e expressiva). 

Características

      Os sinais da Dislexia podem aparecer em maior ou menor intensidade dependendo de vários fatores como a idade, estimulação, etc. E podem também se agravar com o decorrer do processo de crescimento da criança.

      Alguns desses sinais são:

            - história familiar;
            - falta de atenção e memória;
            - atraso na aquisição da fala e da linguagem;
            - dificuldade de nomeação de objetos;
            - imaturidade, timidez excessiva, mudança de humor;
            - atraso ou falta de coordenação motora global (andar, correr, etc.);
            - atraso ou falta de coordenação fina (desenhar, escrever, etc.);
            - dificuldade na alfabetização e na aprendizagem de matemática;
            - dificuldade na transcrição da escrita e da linguagem falada.  

Equipe Multidisciplinar de tratamento

      Devido à frequência na ocorrência dos casos de Dislexia, em vários graus de severidade, torna-se cada vez mais importante a implantação de programas, associações e atuação de profissionais que se propagam com o desenvolvimento da criança. São eles:

            - Fonoaudiólogo;
            - Psicólogo;
            - Educadores;
            - Neurologistas;
            - Neuropsicólogo;
            - Neuropsiquiatra;

      OBS: A colaboração da família é muito importante no processo do tratamento.

      Quanto mais precoce for o diagnóstico da Dislexia, mais efetivo serão os tratamentos e as estratégias para melhorar a vida dos disléxicos. Sob a Dislexia podemos encontra diferentes opiniões, porém concordamos que a Dislexia é um termo que se refere às crianças que apresentam sérias dificuldades de leitura e consequentemente de escrita. E possuem um nível de inteligência normal ou acima da média. Não apresenta distúrbios a nível sensorial, físico ou emocional.

      O diagnóstico da criança disléxica é muito complexo, envolvendo várias áreas e na maioria das vezes é necessária a opinião de diferentes profissionais para um diagnóstico seguro.

      Por isso não é "legal" dizer que determinada criança é disléxica, sem ao menos ter conhecimento do assunto. O mais seguro, realmente seria entrar em contato com profissionais que tratam da problemática com o propósito de "controlar" as dificuldades da criança disléxica. Pois a cura efetivamente ainda não foi comprovada.

(*)Carla Meliza Garcia Reis.
Estudante do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida.

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