Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Leitura: Tolstoi: A fuga do paraíso


 
Amo-a quando, à noite ou de manhã, ela olha para mim e me ama. E ninguém (eu, principalmente) impede-a de me amar à sua maneira, assim como ela sabe.



Amo-a quando está sentada perto de mim e nós sabemos que amamos um ao outro como podemos. E ela diz: “Lióvotchka, por que as chaminés da lareira são retas?” ou “Por que os cavalos têm vida longa?”. E assim por diante.



Amo-a quando estamos a sós por muito tempo e eu lhe pergunto: “O que vamos fazer? Sônia, o que vamos fazer?”. E ela ri.



Amo-a quando fica zangada comigo e, às vezes, suas palavras e seus pensamentos são ríspidos: “Deixe-me, não me aborreça” e, um minuto depois, sorri para mim.



Amo-a quando ela não está me vendo e não sabe que a amo à minha maneira.



Amo-a quando ela, como uma meninota, faz beicinho e mostra a língua; amo-a quando vejo sua cabeça jogada para trás e seu rosto sério e assustado, infantil e apaixonado, amo-a quando...



“Hoje, quando acordei, ela estava chorando e beijando minhas mãos. ‘O que foi?’ ‘Sonhei que você tinha morrido...’ Amo-a cada vez mais e melhor.”



Biografia.

Tolstói: a fuga do paraíso

Pável Bassínski

Nenhum comentário:

Postar um comentário