Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Monteiro Lobato - Sítio do Pica-Pau Amarelo



O Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado nesse dia 18 de abril, data de seu nascimento. A data foi escolhida para homenagear uma das maiores vozes da literatura infantil do Brasil.

Nesse dia, diversas homenagens ao escritor acontecem nas escolas, bibliotecas e centros culturais. Leituras dramatizadas, teatros de fantoches e apresentações são realizadas em todo o país. A ideia principal é incentivar a leitura e alertar para sua importância na formação dos seres humanos.

O Dia de Monteiro Lobato foi instituído por meio da Lei n.º 10.402, de 08 de janeiro de 2002. A partir daí, essa data promove diversas atividades relacionadas com a Literatura Infantil e a importância de adquirir o hábito da leitura desde cedo.

MONTEIRO LOBATO


Escritor, editor, tradutor, advogado, promotor, industrial e dono de Cia. de Petróleo. José Bento Renato Monteiro Lobato foi tudo isso em seus 66 anos de vida. Nascido em 18 de abril de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato foi criado em um sítio que, mais tarde, o inspiraria a escrever as histórias de Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Visconde e Tia Anastácia.

Mas apesar de ter ficado famoso com seus escritos infantis – que tiveram o mérito de misturar o folclore brasileiro com mitologia grega, quadrinhos e cinema – Monteiro Lobato foi muito além do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Escreveu contos, artigos, críticas, prefácios, cartas, uma autobiografia e um romance chamado “Presidente Negro”. Disse ter recebido influência das fábulas de Esopo e de La Fontaine. E também de J.M. Barrie, autor de Peter Pan, e de Lewis Carroll, criador de Alice no País das Maravilhas.


O Sítio O Pica-Pau Amarelo

O Sítio do Pica-Pau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro.


A obra é das mais originais da literatura infantojuvenil no Brasil e o primeiro livro da série foi publicado em Dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias mágicas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Pica-Pau Amarelo, de onde vem o título da série.













Nenhum comentário:

Postar um comentário