O analfabetismo emocional: quando o nosso
cérebro não tem coração
Valeria Sabater
Traduzido de La mente es maravillosa
Há muitas pessoas que sofrem de analfabetismo emocional. Elas são
proficientes em dominar múltiplas competências, têm graus infinitos e
mestrados, mas fazem o mesmo gerenciamento emocional que uma criança de três
anos de idade. Este aprendizado não vem da fábrica e é o que queremos ou não,
uma questão pendente a que devemos dedicar mais recursos…
A maioria de nós sabe quais são os princípios da boa saúde física, a
saber: uma dieta equilibrada e tão natural quanto possível, algum exercício,
dormir todas as noites entre 7 e 9 horas e realizar exames médicos regulares
para garantir que tudo vá bem .
“Quando você simpatiza com outra pessoa,
você dá a essa pessoa um ar psicológico”.
-Stephen R. Covey-
No entanto, se há algo que negligenciamos quase que alarmantemente, é o
que está contido entre nossos ouvidos: o cérebro. Agora, não estamos nos
referindo a esse conjunto de células nervosas, estruturas e convoluções. É
necessário concentrar a atenção nos indicadores de nossa saúde emocional, isto
é, naquela capacidade de sentir a vida e nossos relacionamentos, no estado
dessa faculdade para entender, controlar e modificar nossos estados psíquicos
próprios e de outros…
O ser humano é muito mais do que uma série de competências linguísticas,
matemáticas ou tecnológicas. Somos, acima de tudo, seres sociais e emocionais,
dimensões que muitas vezes são negligenciadas e até mesmo subestimadas nas
instituições educacionais. Porque, admitimos, pouco vai nos servir saber como
resolver uma equação de segundo grau se não pudermos, por exemplo,
comunicar-nos efetivamente e simpatizar com aqueles que nos rodeiam.
O que é analfabetismo emocional? Sabemos que o termo “analfabetismo” tem
uma conotação negativa. No entanto, não podemos chamar de outro modo uma
realidade psicossocial mais que evidente. Vamos dar um exemplo, hoje em dia há
muita conversa sobre a figura dos líderes transformadores. Pessoas capazes de
energizar uma organização graças ao seu bom tratamento de inteligência
emocional, motivação, seu dom para produzir impacto sobre os outros e criar
ambientes onde as pessoas possam usar sua criatividade.
Às vezes, se vendem ideias que, na realidade, brilham pela ausência.
Assim, é bastante comum encontrarmos gestores ou líderes empresariais
incapazes, não só para incutir inspiração nos outros, mas sem capacidade de
controlar suas emoções, frustração, raiva… Eles são como crianças de 3 anos de
idade chateadas por não conseguirem o que eles desejam, completamente situados
nesse pensamento egocêntrico definido por Piaget em seu tempo.
Vejamos,
no entanto, quais dimensões caracterizam o analfabetismo emocional.
■ Incapacidade de entender e manejar as próprias emoções.
■ Dificuldade para
entender os outros.
■ Essa falta de
autoconsciência emocional muitas vezes os coloca em áreas muito sensíveis. Eles
reagem excessivamente a qualquer problema, sentem-se sobrecarregados e
superados ante qualquer dificuldade, seja pequena ou grande.
■ Eles não
simpatizam, são incapazes de se olhar nos olhos dos outros, para entender
realidades diferentes da deles.
■ Suas habilidades
sociais são muito rígidas e, embora às vezes elas possam se desenvolver, elas
não têm sensibilidade, assertividade e essa proximidade autêntica com a qual
criar vínculos significativos e não apenas relacionamentos motivados pelo
interesse pessoal.
■ Por outro lado, os
custos do analfabetismo emocional podem ser enormes: o pensamento polarizado, a
repressão, o racismo ou o sexismo, o narcisismo, a obsessiva necessidade de
estarem certos…
Além disso, há um fato não menos importante que deve ser lembrado. O
analfabetismo emocional, isto é, a falta de recursos psicológicos e mecanismos
emocionais com os quais gerenciar melhores dimensões, como tristeza, raiva,
medo ou desapontamento, nos torna ainda mais vulneráveis a uma série de
transtornos mentais.
Assim, condições como depressão ou estados de ansiedade crônica são
muito comuns em perfis com pouca ou nenhuma habilidade para gerenciar melhor
esses estados internos.
A importância da educação em inteligência
emocional.
Sabemos que já é um slogan: “devemos educar na inteligência emocional”, devemos treinar
nessas habilidades, ser mais aptos em questões de emoções. Nós já ouvimos isso,
nós lemos livros, fizemos cursos e dizemos sim com nossas cabeças sempre que
nos lembrarmos da importância de ter uma maior competência nesta habilidade.
No entanto, as lacunas ainda existem. Assim, e embora em alguns
currículos educacionais de certas escolas este objetivo já apareça, não podemos
ignorar algo igual ou mais importante. Antes que os professores treinem as
crianças no domínio de seus pensamentos e emoções, eles também devem ser
treinados de previamente.
“Seu intelecto pode estar confuso, mas suas
emoções nunca mentirão para você”
-Roger Ebert-
Muitas vezes, nós chegamos a nossa etapa adulta com um mundo de
inseguranças. Nós também acordamos todos os dias conscientes de que nos faltam
ferramentas para dominar nossas emoções, bem como certas habilidades para
enfrentar melhor a adversidade. Desta forma, se não começarmos, em primeiro
lugar, fazendo a autoconsciência do nosso analfabetismo emocional, dificilmente
teremos esse talento para motivar os pequeninos, capacitá-los em empatia, em
assertividade ou em habilidades sociais…
Uma boa “alfabetização emocional” nos dá grandes benefícios. Assim, algo
que aprenderemos, em primeiro lugar, é que cada emoção tem seu espaço e sua
utilidade, que a diferenciação entre emoções “negativas” e “positivas” nem
sempre é precisa, porque, na realidade, aqueles estados que muitas vezes
evitamos sentir tanto quanto tristeza ou desapontamento, eles têm seus espaços
de conhecimento, sua utilidade e seu valioso significado.
As emoções, portanto, não fogem, é preciso encara-las para saber o que
elas querem nos dizer. É uma maneira sensacional de autoconhecimento que nos dá
pontos fortes, o que oferece aos nossos olhos um prisma mais largo… flexível.
Portanto, não despreze a necessidade de estar “atualizado” em termos de
emoções. Vamos cuidar desses mundos internos onde podemos reconhecer,
expressar, gerenciar e transformar esses sentimentos para que eles sempre fluam
a nosso favor e não contra nós…
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