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sexta-feira, 15 de março de 2019

15 de Março - Dia da Escola


“Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influencia.”
Maslow

 


Uma organização tão relevante para a sociedade precisa ser lembrada e exaltada ao máximo. Por isso, o dia 15 de março é conhecido como o Dia da Escola em todo o território nacional.

Isso acontece devido a sua importância, uma vez que a escola desempenha um papel de grande influência no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens no Brasil.

Tudo isso porque depois da proximidade com a família, é a unidade de ensino que vai facilitar o trabalho de alfabetização, socialização e preparação acadêmica do futuro cidadão.

De acordo com exigência do Ministério da Educação, a educação é obrigatória a partir dos 4 anos na educação infantil até os 17 anos, quando o aluno deve estar finalizando o ensino médio.

Assim, é obrigação dos pais e/ou responsáveis que o estudante frequente a escola com regularidade, faça as lições de casa e se dedique para não apenas ser aprovado no fim de ano, mas assimilar o conteúdo.

Vale salientar ainda que a palavra “escola” tem origem no grego “skholé” e quer dizer diversão ou repouso. Isso significa que antigamente estudar era algo com caráter recreativo? Na verdade, não. Segundo reportagem do portal de notícias, UOL, a justificativa é que na Grécia Antiga os afazeres de pesquisa, e estudo eram direcionados somente para indivíduos que não efetuavam serviço braçal e tinham tempo livre.

As primeiras instituições de ensino no país

A companhia dos jesuítas contou com uma grande importância no surgimento das primeiras unidades de ensino no Brasil, no decorrer do período colonial. Em torno de 1780, já existiam 17 escolas, 25 centros jesuítas e 36 missões.

Esses espaços eram dedicados ao direcionamento espiritual, moral e cultural de filhos dos índios, dos colonizadores e da camada mais rica que residia no país. A primeira unidade de ensino foi criada em 1549, em Salvador (BA).

Os dois responsáveis pela fundação da primeira escola nacional foram os padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues. Rapidamente, a educação também desembarcou na região que viria a ser a cidade de São Paulo.

Leonardo Nunes levantou um espaço com taipa e começou uma escola de nível primário. Apenas quatro anos depois é que a região passaria a ter uma escola de alvenaria.

Já o primeiro professor oficial no território nacional trata-se do jesuíta José de Anchieta, um personagem presente nos livros escolares. Ele também atuou na Bahia.

Celebração do Dia da Escola e desafio atuais


Além de ser um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, o acesso a educação tem se beneficiado das mudanças sociais e tecnológicas nas últimas décadas. Há avanços consideráveis na hora de aprender.

Com a obrigação de deixar os pequenos cada vez mais precocemente no pré-escolar em função do trabalho dos pais, inúmeras crianças estão sendo colocadas em unidades de ensino em modalidade integral.

No entanto, as atividades não se limitam as lições, tarefas e obrigações. Na modalidade integral, o estudante também pode contar com educação de qualidade, espaço para esporte, atividades recreativas e até alimentação.

Essa tendência da escola de turno integral não se limita aos pequenos. Muitos jovens também estão ficando mais tempo dentro do local de estudo e diversificando as suas tarefas.

No ensino médio, a educação integral envolve oficinas de esportes e também cursos profissionalizantes. Em um período, o jovem comparece ao ensino convencional e, no contraturno se especializa para o mercado de trabalho.

Dia a dia da Escola pode ser enriquecido com ferramentas virtuais


A partir destas variações na modalidade de ensino, a tecnologia também deve ser abraçada tanto pelos profissionais quanto pelas instituições de ensino. Afinal, a maioria das jovens já nasce com celulares e tablets nas mãos.

Além disso, o estudante não necessita mais obrigatoriamente depender unicamente do colégio para receber uma informação e, consequentemente, o conhecimento. Sendo que ele tem toda a facilidade para verificar as novidades.

E é neste ponto que o professor precisa se esforçar para aprender a enriquecer o seu trabalho para atingir a geração atual. Afinal, se o dia a dia da escola não for adaptado para essas tendências, perderá consideravelmente a relevância.

Nos dias de hoje, as crianças e os jovens vivem sob uma carga altíssima de informação, facilidade para dominar quase imediatamente as novas ferramentas e possuem grande dificuldade para se concentrar.

Portanto, a unidade de ensino e seus respectivos educadores precisam tirar proveito de todo esse contexto virtual para conseguir chamar a atenção de seus estudantes e mostrar a relevância deste conteúdo para o futuro.

Através de vídeos, gráficos, animações, jogos e tantas outras funcionalidades, a aula pode se transformar em uma verdadeira experiência de emergência. Desta maneira, o jovem terá um contato muito mais rico com as lições.

A partir daí, ele vai usufruir o dia a dia da escola para absorver e aprender valores, como, por exemplo, a tolerância diante de diferenças, a solidariedade, a bondade, o zelo pela natureza, a responsabilidade, entre outros.

Neste contexto, a educação a distância (EaD) também é uma revolução positiva ao levar o conhecimento para milhões de pessoas em todos os cantos do Brasil por valores bem mais acessíveis. Tudo graças à tecnologia.
Realidade brasileira escolar ainda está longe do nível esperado

O fato é que o Dia da Escola deve ser celebrado, bem como o Dia do Professor. Apesar das condições degradantes de inúmeras instituições de ensino no Brasil, a maioria dos profissionais procura fazer o melhor possível.

No entanto, o nível da educação no Brasil não representa exemplo de excelência. Exceções feitas para unidades particulares e pouquíssimas escolas públicas.

Esta é uma condição bastante delicada e que exige dos diretores, professores, governantes, coordenadores e gestores uma postura eficiente, dedicada e ágil. Afinal, este é um espaço que serve para a formação das pessoas.

“Toda a vida é educação e todo mundo é sempre professor e aluno.”


Fonte: Educação e Transformação

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