Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2019

Reflexões para o Dia mundial da água



Estamos passando por um período em todas as atenções do mundo estão voltadas para a questão da água. Um elemento indispensável para a nossa vida que é desperdiçado todos os dias em vários lugares do planeta.

Há lugares no mundo que não há tanta abundância de água como temos em boa parte do Brasil e por esse motivo vale ressaltar o dia mundial da água.

Há períodos de extrema seca no nordeste que deixa milhares de famílias necessitadas devido a poluição da água e o desperdício.

Criou-se então o dia mundial da água para conscientizar o povo da importância deste elemento.

A água é um recurso fundamental para que todos os seres vivos sobrevivam

Ela mantém o nosso organismo hidratado, auxilia no transporte de substâncias, é um excelente solvente e regula a temperatura, ajuda nas reações químicas e além de tudo é de onde é gerada a energia elétrica que abastece todos os lares no Brasil.

O planeta tem água em abundância, porém só 0,75% tem utilidade para consumo, como em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.

E a quantidade de água não é distribuída igualmente em todos os lugares. Alguns recebem em abundância e outros quase nada.

A ONU criou o dia mundial da água e o trouxe em pauta várias vezes, como precioso para o abastecimento do planeta, animais, humanos e plantas.

Já vivemos em período em que água já é super valorizada e mundialmente reconhecida e assim deverá se manter para que a geração seguinte tenha estabilidade neste ponto.

No Brasil há 11,6% da água doce do mundo, boa parte distribuída na Amazônia onde vive apenas 6% da população do Brasil.

Devido a distribuição irregular apenas 3% da água fica no Nordeste, sendo que em algumas cidades não há a presença da mesma.


O dia mundial da água serve para lembrarmo-nos de exatamente destes dados

Enquanto há água em sua torneira há lugares no país em que as pessoas passam dias sem tomar banho, lavar louça ou até mesmo ter água para beber.

A impressão que temos é que o recurso é infinito quando na verdade é finito e milhares de pessoas ao redor do mundo já vivem essa triste realidade.

Há políticas públicas para um gerenciamento melhor dos recursos hídricos em todo o país, isso se dá devido a possibilidade de faltar água de forma generalizada no mundo todo, já se estimou inclusive a possibilidade de guerras e doenças graves devido a falta de água.

A sobreposição do rio São Francisco, formas e técnicas de reutilização da água e construção de infraestrutura para saneamento básico são medidas tomadas enquanto políticas públicas pensando no futuro da nação em relação a água.

O esgoto de boa parte das cidades é despejado em rios, lagos e mar, criando uma poluição, pois eles são despejados sem tratamento adequado.

Há cidades como São Paulo que já tem a primeira morte de um rio, o rio Tietê.

Na França houve um caso de um rio que estava morto, porém o governo começou a fazer um tratamento para que o rio voltasse ser saudável, o tratamento deu certo e hoje em dia é possível até mesmo criar peixes entre outros seres vivos no rio.

A o ONU estabeleceu que 50% das doenças e mortes em países subdesenvolvidos acontece pela escassez de água ou contaminação.

Há estimativa que 1,7 bilhão de pessoas viverão sem água em 2025, sendo aproximadamente 30% da população do planeta.

A expansão urbana, a industrialização, agricultura, pecuária e a geração de energia elétrica estão relacionadas a elevação do nível de vida e ao crescimento populacional, porém quanto maiores são estes setores, mas água é necessário para mantê-los.

O dia mundial da água se comemora 22 de março de 1992, a ONU divulgou uma variedade de medidas, sugestões e informações que são úteis para despertar a consciência ecológica dos governantes de todo o planeta.


Dicas importantes para a economia da água

Não é somente no dia mundial da água que devemos lembrar a importância dela, mas também no restante do ano e todos nos devemos tomar atitudes que colaborem para que ela seja preservada.


Para continuarmos tendo água é importante salientar que:

• Não jogar lixo em rios, lagos para evitar que estes afluentes não sejam contaminados.
   
• Ao escovar os dentes, manter a torneira fechada.
  
• Na hora do banho, ensaboar e fechar a torneira, só abrir para se enxaguar, evitando que a água seja desperdiçada;
   
• Não usar mangueiras para regar plantas, o melhor é usar canecas, baldes e regadores.
   
• Enquanto estiver fazendo a barba tomar cuidado, para que a torneira fique fechada, pois milhares de litros água podem ser desperdiçados com a torneira aberta.
   
• Sempre que possível reutilizar a água.
   
• Procurar lavar a louça usando uma bacia. Desta forma se economiza milhares de litros de água por ano.
   
• Acumular a roupa suja e lavar tudo de uma vez.
   
• Torneiras pingando podem gerar um consumo altíssimo, prestar atenção e arrumar o vazamento.
   
• Evitar jogar lixo em bueiros e na rua, ele vai direto para o rio e na maioria das cidades não há tratamento de esgoto, o plástico demora centenas de anos para se decompor.
   
• A água da máquina de lavar roupa tem sabão e é limpa o suficiente para lavar o quintal e limpar os dejetos dos animais de estimação.
   
• Evitar lavar calçadas com mangueiras, principalmente em época de estiagem, milhares de litros de água são desperdiçados com este mau hábito todos os anos. Usar baldes ou até mesmo a água da máquina de lavar.

São medidas simples e inteligentes que farão que ajude a não faltar água na sua região, principalmente em época que não chove.

O futuro do nosso planeta depende da forma consciente que usamos a água hoje em dia, a água está presente em tudo e devemos ao máximo preservá-la.

Os métodos mais simples e convencionais podem ser os que acabam por apresentar melhor resultado, acredite! Invista em seu próprio futuro.

Aproveite o dia mundial da água para reaver seus conceitos sobre seus gastos diários.

Fonte: Educação e Transformação

Do livro "Os Filhos dos Dias" de Eduardo Galeano

Nenhum comentário:

Postar um comentário