Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2019

Barroco em Portugal


Contexto Histórico

O Barroco se desenvolve no contexto, após o processo de Reformas Religiosas no século XVI, a Igreja Católica havia perdido espaço e poder. Mesmo assim continuava influenciando o cenário político, econômico e religioso na Europa.

A Arte Barroca surge neste contexto expressando todo o contraste do período: Espiritualidade e Teocentrismo da Idade Média com Racionalismo e Antropocentrismo do Renascimento.

Característica da Estética Barroca

Conflito entre o Teocentrismo e o Antropocentrismo;
   
Conflito entre a Fé e a Razão;
  
Cristianismo, Morbidez, Consciência da Efemeridade do Tempo;
   
Gosto por raciocínios complexos, parábolas, narrativas Bíblicas;
   
Poema na maioria em forma de Sonetos (4 estrofes, 2 quartetos e 2 tercetos, total de 14 versos);
   
Culto ao contraste, Dualismo, Linguagem Rebuscada (cultismo), Jogos de Conceitos (conceptismo), Dramático, Figuras de Linguagem, Metáforas, Antíteses...
   
Na Arte destinava-se a fascinar pelos sentidos, movimentos em curvas, assimétrico, jogo de luz e sombra, expressão e movimento, teatral.

Barroco na Literatura

Valorização exagerada da forma, marcada pelo rebuscamento da linguagem, texto carregado com figuras de Estilo, como a Metáfora, Alegoria, Hipérbole, Antítese e Prosopopeia.

Cultismo e Conceptismo:

CULTISMO: Linguagem rebuscada, culta, jogo de palavras, abuso de figuras de linguagem, culto à forma, função emotiva. Tem forte influencia do Espanhol Luís de Gôngora (gongorismo).
   
CONCEPTISMO: Jogo de ideias, conceitos, raciocínio lógico, retórica apromorada "concepção, conceito, ideia", função apelativa. Tem forte influência do Espanhol Quevedo.

Sermões Padre Antônio Vieira

Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa e morreu na Bahia em 1697. Com sete anos veio para o Brasil, entrando para a Companhia de Jesus, foi condenado à prisão pela inquisição onde ficou por dois anos.

Sermões

Temas: Portugal no contexto europeu.

Brasil:

Escravidão do negro;
   
Escravidão do índio;
  
Guerra contra a Holanda;
  
Sermões e cartas polêmicas.

Tornou-se notável pela qualidade dos seus sermões, nos quais abordava assuntos morais, filosóficos, sociais e políticos, posicionando-se contra a corrupção, ganância, injustiça e escravidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário