Curta metragem Cuerdas (Cordas)
O curta metragem em questão é um filme espanhol,
criado e dirigido por Pedro Solís, pai de um menino com paralisia cerebral.
O que é relevante ressaltar no filme é a atitude da
menina. Durante suas interações com o colega, a menina passa a buscar formas
de incluí-lo em suas brincadeiras, buscando, em adaptações simples, soluções
para que ela possa participar dos momentos de diversão.
|
A atitude inclusiva que é ilustrada no curta nem
sempre se faz realidade em nossos contextos escolares.
A escola regular contemporânea deve promover ações
inclusivas em que alunos com deficiência estejam imbricados em todos os seus
processos. Para inspirar nosso dia a dia em sala de aula e enfrentar esse
desafio de incluir um aluno com deficiência em todos os âmbitos da escola,
seguem abaixo algumas possibilidades:
• E se sua turma só
pudesse realizar atividades em que seu aluno com deficiência pudesse participar
ativamente?
Propor desafios para o grupo pensar soluções de como
incluir o aluno com deficiência. Imbuídos no intuito de realizar atividades
distintas, respostas criativas podem surgir dos próprios discentes.
• Desmistificar a
ideia de que adaptações custam caro!
Alguns recursos adaptativos podem ser feitos com
materiais reciclados ou de baixo custo, podendo esse ser até um tema para uma
oficina. Muitos desses recursos podem representar a participação ou não de um
aluno com deficiência em determinadas atividades.
• O aluno com
deficiência em foco!
Permitir que o aluno com deficiência assuma o papel de
mediador em algumas aulas, ensinando aos colegas como ele realiza algumas
atividades que sejam diferentes das que eles realizam cotidianamente.
Fonte: ScolarTic – Curso Escola para Todos: Inclusão de Pessoas com
Deficiência
Nenhum comentário:
Postar um comentário