Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2018

Inspirações para a Sala de Aula


Curta metragem Cuerdas (Cordas)



O curta metragem em questão é um filme espanhol, criado e dirigido por Pedro Solís, pai de um menino com paralisia cerebral.
O que é relevante ressaltar no filme é a atitude da menina. Durante suas interações com o colega, a menina passa a buscar formas de incluí-lo em suas brincadeiras, buscando, em adaptações simples, soluções para que ela possa participar dos momentos de diversão.

  


A atitude inclusiva que é ilustrada no curta nem sempre se faz realidade em nossos contextos escolares.

A escola regular contemporânea deve promover ações inclusivas em que alunos com deficiência estejam imbricados em todos os seus processos. Para inspirar nosso dia a dia em sala de aula e enfrentar esse desafio de incluir um aluno com deficiência em todos os âmbitos da escola, seguem abaixo algumas possibilidades:

• E se sua turma só pudesse realizar atividades em que seu aluno com deficiência pudesse participar ativamente?
Propor desafios para o grupo pensar soluções de como incluir o aluno com deficiência. Imbuídos no intuito de realizar atividades distintas, respostas criativas podem surgir dos próprios discentes.

• Desmistificar a ideia de que adaptações custam caro!
Alguns recursos adaptativos podem ser feitos com materiais reciclados ou de baixo custo, podendo esse ser até um tema para uma oficina. Muitos desses recursos podem representar a participação ou não de um aluno com deficiência em determinadas atividades.

• O aluno com deficiência em foco!
Permitir que o aluno com deficiência assuma o papel de mediador em algumas aulas, ensinando aos colegas como ele realiza algumas atividades que sejam diferentes das que eles realizam cotidianamente.



Fonte: ScolarTic – Curso Escola para Todos: Inclusão de Pessoas com Deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário