Pesquisar sobre um tema, encontrar material pertinente, pensar sobre a estratégia de ensino, chegar à classe. Planejar uma aula requer tempo e dedicação, esforços que podem ser em vão caso os alunos fiquem dispersos durante os 50 minutos. A falta de atenção e as conversas são mais comuns nas aulas que antecedem e se seguem ao recreio e, neste período, fica difícil conseguir retomar o controle da turma.
Uma opção comum aos professores é aumentar o volume da voz para chamar a
atenção da classe. Rocío López, do site espanhol Educación 3.0, listou quatro técnicas para ser ouvido entre seus
alunos sem precisar optar pelo grito. Confira:
Tática 1: Conseguem ouvir?
Escolha um instrumento de percussão como um triângulo, um tambor ou um
pandeiro. Peça que os alunos levantem a mão se conseguirem ouvir o som que ele
emite. Vá tocando e diminuindo progressivamente seu volume até que fique quase
imperceptível. O objetivo é centrar a atenção dos alunos através da audição.
Tática 2: Me siga!
Diga aos alunos que, quando eles estiverem distraídos, você mandará um
sinal que apenas os que tiverem atentos conseguirão ouvir. O sinal pode ser um
gesto como tapar um olho ou acariciar a própria cabeça, desde que não emita
nenhum som. Com isso, captará a atenção do grupo através da linguagem corporal
e consciência do ambiente ao redor.
Tática 3: Recitando um poema
Ensine aos estudantes um poema fácil e peça para que eles decorem.
Quando estiverem dispersos, comece a recitá-lo em voz alta até que toda turma o
acompanhe. Assim, você retomará a atenção da classe com o som e a repetição
conjunta.
Tática 4: Fechar os olhos e
respirar
Coloque uma música tranquila e peça para os alunos taparem os olhos e
respirarem fundo acompanhando a melodia. Sugira que eles percebam o movimento
de entrada e saída do ar pelo corpo. Quando estiverem mais calmos, peça para
que abram os olhos e retome a aula.
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