Pesquisar este blog

domingo, 29 de dezembro de 2019

Sobre Solidariedade...



No texto de hoje vamos falar sobre solidariedade e doação. Além do tema proposto e da inspiração dos últimos dias, trago um pouco da Psicologia enquanto ciência, explicando estes fenômenos pelo viés das habilidades sociais.

Solidariedade e doação: duas palavrinhas que quando combinadas fazem desse, um mundo melhor. A combinação é simples, mas os resultados são complexos, lindos e fantásticos. Só quem se permite SER humano pode compreendê-los.

A do(ação) é arte de SER humano, é desprender-se dos interesses particulares em prol do bem de outra pessoa. Além disso, é ter a capacidade de perceber a carência (necessidade) do próximo. Uma análise cuidadosa nos permite perceber que todos, sem exceções, somos carentes em algo. Lindo é quando nos permitimos SER humanos, auxiliando nas carências alheias, sejam elas comida, cobertor, colo, abraço, palavra de conforto, roupas... Avalie: doação não é dar o que não serve mais, o nome disso é desapego. Doação é entregar ao outro algo de que ele necessite, com amor e carinho e de forma solidária.

Falando pelo viés científico pautado pela Psicologia, gostaria de citar o casal Del Prette que, muito pontualmente, nos falam sobre habilidades sociais. Destaco que expressar solidariedade faz parte do portfólio das condutas sociais desejáveis e esperadas do todo ser humano. Fazem parte desse portfólio, também: comunicação, civilidade, fazer e manter amizades, empatia, assertividade, manejar conflitos e resolver problemas, expressar afeto e intimidade, coordenar grupo e falar em público. Estão vendo como isso é extremamente importante?

Por fim, doar e ser solidários enche o coração de alegria, gratidão e bem-estar. Nos permite expressar nossa essência de SER humano. E expressa-la alivia todo stress, preocupação e uma infinidade de sentimentos ruins. Aonde há doação e solidariedade não há ódio, há amor. Não há inveja, há cooperação. Não há egoísmo, há partilha.

Que o Natal desperte os mais lindos sentimentos e que, juntos, possamos compartilha-los com quem mais necessita. Que o dia a dia nos faça enxergar quais são as carências de quem está ao nosso lado. Sejamos humanos.

Fonte: 1.bilhete

Nenhum comentário:

Postar um comentário