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sábado, 13 de janeiro de 2018

Condições que podem se apresentar na Infância e Adolescência


Descrições das condições e algumas características e sintomas na infância e adolescência.

Obs.: São condições que podem se apresentar de forma distintas, ou coexistirem juntas.


AUTISMO

É uma condição neurológica e neurodiferenciada que faz com que o autista sinta e vivencie o mundo de uma forma diferente e única (variável em graus e de forma singular), não possuem características físicas diferenciadas.

Diagnóstico

Principais critérios para diagnóstico:
- Déficits sociais;
- Comportamentos estereotipados ou repetitivos.

Diagnóstico em crianças é feito por um Psiquiatra infantil ou Neuropediatra


SÍNDROME DE ASPERGER

É uma condição neurológica do espectro autista Apresentam Coeficiente intelectual geralmente normal ou acima do normal pode variar de pessoa para pessoa, e variar também de intensidade e gravidade.

Os sinais mais comuns incluem:

- Problemas com habilidades sociais
- Comportamentos excêntricos ou repetitivos
- Práticas e rituais incomuns
- Problemas de coordenação
- Alguns são Habilidosos ou talentosos em seu tema de interesse

Diagnóstico em crianças é feito por um Psiquiatra infantil ou Neuropediatra


TDAH

É uma condição diferenciada do neurodesenvolvimento. Caracterizada por problemas de atenção, atividade excessiva, dificuldade em controlar o comportamento que não é apropriado para a idade de uma pessoa . Em crianças, os problemas de falta de atenção podem resultar em desempenho escolar ruim.

O TDAH é dividido em três subtipos:

- Predominantemente desatento,
- predominantemente hiperativo-impulsivo
- ou do tipo combinado.


Diagnóstico

Pode ser feito por psicólogos, médicos psiquiatras, neurologistas ou até mesmo pediatras podem igualmente realizar um Diagnóstico Clínico, desde que tenham experiência e prática profissional extensa com estes pacientes.

O mais importante é procurar um ESPECIALISTA, alguém com vasta experiência na condição para o diagnóstico.

DISLEXIA

É um transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura, apesar da inteligência da pessoa ser normal. E afeta as pessoas em diferentes graus. Os principais sintomas são dificuldades em pronunciar corretamente as palavras, em ler rapidamente, em escrever palavras à mão, em subvocalizar palavras, em pronunciar corretamente palavras ao ler em voz alta e em compreender aquilo que se está a ler. Em muitos casos estas dificuldades começam a se notar na escola

Diagnóstico

Uma equipe multidisciplinar, formada por Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica com uma minuciosa investigação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso.

Avaliação multidisciplinar e de exclusão.


SÍNDROME DE TOURETT

É uma condição neurológica que provoca explosões vocais e tiques físicos repetidos e involuntários. É a mais grave das síndromes de tiques. Tiques são espasmos musculares que Consistem em contrações repentinas e intermitentes de um grupo de músculos. As formas mais frequentes são piscar, fungar, fazer careta, movimentos do ombro e movimentos de cabeça e às vezes é associada à vocalização de termos obscenos, palavrões ou afirmações depreciativas e socialmente impróprias (coprolalia), embora este sintoma se manifesta apenas numa pequena minoria de pessoas com
Tourett de 10% a 15%.

Diagnóstico em crianças é feito por um Psiquiatra infantil ou Neuropediatra.


TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD)

Pode ser definido como um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral.

Os principais sintomas do transtorno desafiador opositivo são: perda frequente da paciência, discussões com adultos, desafio e recusa a obedecer solicitações ou regras, perturbação e implicância com as pessoas, podendo responsabilizá-las por seus erros ou mau comportamento; se aborrece com facilidade e comumente apresenta-se enraivecido, irritado, ressentido, mostrando-se com rancor e com ideias de vingança.

Para o diagnóstico tais sintomas devem causar prejuízo significativo na vida social, acadêmica e ocupacional da criança ou adolescente, também é importante observar que no transtorno desafiador opositivo não há sérias violações de normas sociais ou direitos alheios, como ocorre no transtorno de conduta.

Diagnóstico em crianças é feito por um Psiquiatra infantil ou Neuropediatra.


TRANSTORNO BIPOLAR NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA.

Caracterizada pela oscilação entre períodos de extrema euforia e outros de depressão, a bipolaridade até pouco tempo era considerada uma doença de adultos. Mas estudos recentes começaram a apontar que o transtorno pode aparecer ainda na infância, e de forma mais frequente do que se imaginava.
As crianças que têm o transtorno bipolar são invadidas por uma montanha-russa de sentimentos sem que possam, muitas vezes, compreender exatamente o que estão sentindo.

Sinais de Alerta

- Isolamento social devido a seu comportamento inconstante
- Pouca resposta à estimulação visual e verbal
- Mudança inexplicável de comportamento
- Queixas de dores de cabeça e estômago
- Busca constante de novos estímulos
- Choro frequente e sem causa aparente
- Abandono de tarefas sem conclusão
- Recusa de alimentos ou voracidade
- Marcante inquietação motora
- Perturbação no sono
- Agressividade.


ALTAS HABILIDADES

Altas habilidades/superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes. Por eles possuírem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos devem receber desafios suplementares em classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, até mesmo para concluir a série ou etapa escolar, em menos tempo.

Suas características variam, mesmo porque cada um apresenta perfil diferenciado, como: no pensar, aprender, agir e no desenvolvimento de seu potencial.

Algumas características

- Facilidade de concentração;
- Autonomia;
- Interesse por áreas e tópicos diversos;
- Iniciativa e liderança;
- Vocabulário avançado e riqueza de expressão verbal;
- Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas e perceber a discrepância entre ideias;
- Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos;
- Interesse por livros;
- Criação de meios pessoais para resolução de problemas.


ESQUIZOFRENIA INFANTIL

É uma condição mental que se caracteriza por degeneração de processos mentais, motores e emocionais. Apresenta sintomas como alucinações visuais e auditivas, pensamentos ou sentimentos estranhos, e comportamento anormal, profundamente impactando a capacidade da criança de funcionar e manter relacionamentos interpessoais normais. Ele geralmente apresenta após a idade de sete anos. Cerca de 50% das crianças com diagnóstico de esquizofrenia sofrem de sintomas neuropsiquiátricos graves.

Os critérios diagnósticos são semelhantes aos da esquizofrenia adulta. O diagnóstico é baseado no comportamento observado pelos cuidadores e, em alguns casos, dependendo da idade, autorrelatos.

A esquizofrenia não tem causa definida; Entretanto, certos fatores de risco como a história familiar parecem correlacionar. Não há cura conhecida, mas esquizofrenia na infância é controlável com a ajuda de terapias comportamentais e medicamentos.

Diagnóstico em crianças é feito por um Psiquiatra infantil.


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