Descrições das condições e algumas características e sintomas na
infância e adolescência.
Obs.: São condições que podem se apresentar
de forma distintas, ou coexistirem juntas.
AUTISMO
É uma condição
neurológica e neurodiferenciada que faz com que o autista sinta e vivencie o
mundo de uma forma diferente e única (variável em graus e de forma singular),
não possuem características físicas diferenciadas.
Diagnóstico
Principais critérios para diagnóstico:
- Déficits
sociais;
- Comportamentos
estereotipados ou repetitivos.
Diagnóstico em
crianças é feito por um Psiquiatra infantil ou Neuropediatra
SÍNDROME DE ASPERGER
É uma condição
neurológica do espectro autista Apresentam Coeficiente intelectual geralmente
normal ou acima do normal pode variar de pessoa para pessoa, e variar também de
intensidade e gravidade.
Os sinais mais comuns incluem:
- Problemas com
habilidades sociais
- Comportamentos
excêntricos ou repetitivos
- Práticas e
rituais incomuns
- Problemas de
coordenação
- Alguns são
Habilidosos ou talentosos em seu tema de interesse
Diagnóstico em
crianças é feito por um Psiquiatra infantil ou Neuropediatra
TDAH
É uma condição
diferenciada do neurodesenvolvimento. Caracterizada por problemas de atenção,
atividade excessiva, dificuldade em controlar o comportamento que não é
apropriado para a idade de uma pessoa . Em crianças, os problemas de falta de
atenção podem resultar em desempenho escolar ruim.
O TDAH é dividido em três subtipos:
-
Predominantemente desatento,
-
predominantemente hiperativo-impulsivo
- ou do tipo
combinado.
Diagnóstico
Pode ser feito
por psicólogos, médicos psiquiatras, neurologistas ou até mesmo pediatras podem
igualmente realizar um Diagnóstico Clínico, desde que tenham experiência e
prática profissional extensa com estes pacientes.
O mais
importante é procurar um ESPECIALISTA, alguém com vasta experiência na condição
para o diagnóstico.
DISLEXIA
É um transtorno
de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura, apesar da
inteligência da pessoa ser normal. E afeta as pessoas em diferentes graus. Os
principais sintomas são dificuldades em pronunciar corretamente as palavras, em
ler rapidamente, em escrever palavras à mão, em subvocalizar palavras, em
pronunciar corretamente palavras ao ler em voz alta e em compreender aquilo que
se está a ler. Em muitos casos estas dificuldades começam a se notar na escola
Diagnóstico
Uma equipe
multidisciplinar, formada por Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica
com uma minuciosa investigação, verificando a necessidade do parecer de outros
profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso.
Avaliação
multidisciplinar e de exclusão.
SÍNDROME DE TOURETT
É uma condição
neurológica que provoca explosões vocais e tiques físicos repetidos e
involuntários. É a mais grave das síndromes de tiques. Tiques são espasmos
musculares que Consistem em contrações repentinas e intermitentes de um grupo
de músculos. As formas mais frequentes são piscar, fungar, fazer careta,
movimentos do ombro e movimentos de cabeça e às vezes é associada à vocalização
de termos obscenos, palavrões ou afirmações depreciativas e socialmente
impróprias (coprolalia), embora este sintoma se manifesta apenas numa pequena
minoria de pessoas com
Tourett de 10% a
15%.
Diagnóstico em
crianças é feito por um Psiquiatra infantil ou Neuropediatra.
TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD)
Pode ser
definido como um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis,
desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com
adultos e figuras de autoridade de uma forma geral.
Os principais
sintomas do transtorno desafiador opositivo são: perda frequente da paciência,
discussões com adultos, desafio e recusa a obedecer solicitações ou regras,
perturbação e implicância com as pessoas, podendo responsabilizá-las por seus
erros ou mau comportamento; se aborrece com facilidade e comumente apresenta-se
enraivecido, irritado, ressentido, mostrando-se com rancor e com ideias de
vingança.
Para o
diagnóstico tais sintomas devem causar prejuízo significativo na vida social,
acadêmica e ocupacional da criança ou adolescente, também é importante observar
que no transtorno desafiador opositivo não há sérias violações de normas
sociais ou direitos alheios, como ocorre no transtorno de conduta.
Diagnóstico em
crianças é feito por um Psiquiatra infantil ou Neuropediatra.
TRANSTORNO BIPOLAR NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA.
Caracterizada
pela oscilação entre períodos de extrema euforia e outros de depressão, a
bipolaridade até pouco tempo era considerada uma doença de adultos. Mas estudos
recentes começaram a apontar que o transtorno pode aparecer ainda na infância,
e de forma mais frequente do que se imaginava.
As crianças que
têm o transtorno bipolar são invadidas por uma montanha-russa de sentimentos
sem que possam, muitas vezes, compreender exatamente o que estão sentindo.
Sinais de Alerta
- Isolamento
social devido a seu comportamento inconstante
- Pouca resposta
à estimulação visual e verbal
- Mudança
inexplicável de comportamento
- Queixas de
dores de cabeça e estômago
- Busca
constante de novos estímulos
- Choro
frequente e sem causa aparente
- Abandono de
tarefas sem conclusão
- Recusa de
alimentos ou voracidade
- Marcante
inquietação motora
- Perturbação no
sono
- Agressividade.
ALTAS HABILIDADES
Altas
habilidades/superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de
aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as
atitudes. Por eles possuírem condições de aprofundar e enriquecer esses
conteúdos devem receber desafios suplementares em classes comuns, em sala de
recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, até mesmo
para concluir a série ou etapa escolar, em menos tempo.
Suas características variam, mesmo porque cada um apresenta perfil diferenciado, como: no pensar, aprender, agir e no desenvolvimento de seu potencial.
Algumas características
- Facilidade de
concentração;
- Autonomia;
- Interesse por
áreas e tópicos diversos;
- Iniciativa e
liderança;
- Vocabulário
avançado e riqueza de expressão verbal;
- Habilidade
para considerar pontos de vistas de outras pessoas e perceber a discrepância
entre ideias;
- Facilidade de
interagir com crianças mais velhas ou com adultos;
- Interesse por
livros;
- Criação de
meios pessoais para resolução de problemas.
ESQUIZOFRENIA INFANTIL
É uma condição
mental que se caracteriza por degeneração de processos mentais, motores e
emocionais. Apresenta sintomas como alucinações visuais e auditivas,
pensamentos ou sentimentos estranhos, e comportamento anormal, profundamente
impactando a capacidade da criança de funcionar e manter relacionamentos
interpessoais normais. Ele geralmente apresenta após a idade de sete anos.
Cerca de 50% das crianças com diagnóstico de esquizofrenia sofrem de sintomas
neuropsiquiátricos graves.
Os critérios
diagnósticos são semelhantes aos da esquizofrenia adulta. O diagnóstico é
baseado no comportamento observado pelos cuidadores e, em alguns casos,
dependendo da idade, autorrelatos.
A esquizofrenia
não tem causa definida; Entretanto, certos fatores de risco como a história
familiar parecem correlacionar. Não há cura conhecida, mas esquizofrenia na
infância é controlável com a ajuda de terapias comportamentais e medicamentos.
Diagnóstico em
crianças é feito por um Psiquiatra infantil.
Fonte: Asperger e Autismo no Brasil
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