Muito tempo de
tela pode causar ansiedade e depressão em crianças e adolescentes, diz estudo.
Segundo pesquisadores, a
partir dos 2 anos efeitos negativos já podem ser identificados. Uma hora por
dia é ideal em crianças de 2 a 5 anos; duas horas em crianças e adolescentes em
idade escolar.
Muito tempo gasto em jogos,
smartphones e televisão está associado a níveis elevados e a diagnósticos de
ansiedade ou depressão em crianças a partir dos 2 anos de idade, de acordo com
um novo estudo.
Mesmo depois de apenas uma
hora de tela diariamente, crianças e adolescentes podem começar a ter menos
curiosidade, menor autocontrole, menos estabilidade emocional e maior
incapacidade de terminar tarefas, relata Jean Twenge, psicólogo da Universidade
Estadual de San Diego e Keith Campbell, professor de psicologia da Universidade
da Geórgia.
Os resultados de Twenge e
Campbell foram publicados em um artigo, “Associações
entre tempo de tela e menor bem-estar psicológico entre crianças e
adolescentes: evidências de um estudo de base populacional”, publicado
este mês na revista científica “Preventative
Medicine Reports”.
Twenge e Campbell estavam
particularmente interessados em associações entre tempo de tela e
diagnósticos de ansiedade e depressão em jovens, o que ainda não foi estudado
em grande detalhe.
Suas descobertas fornecem
alguns dados mais amplos em uma época em que os jovens têm maior acesso à
tecnologias digitais e gastam mais tempo usando tecnologia eletrônica
exclusivamente para entretenimento, e também como autoridades de saúde estão
tentando identificar as melhores práticas para gerenciar o vício em tecnologia.
“Pesquisas
anteriores sobre associações entre tempo de tela e bem-estar psicológico entre
crianças e adolescentes têm sido conflitantes, levando alguns pesquisadores a
questionar os limites do tempo de tela sugeridos por organizações médicas”, escreveram Twenge
e Campbell em seu artigo.
O Instituto Nacional de Saúde
dos EUA estima que os jovens geralmente gastam uma média de cinco a sete horas
em telas durante o tempo de lazer. Além disso, um corpo crescente de pesquisas
indica que essa quantidade de tempo de tela tem efeitos adversos na saúde geral
e no bem-estar dos jovens.
A Organização Mundial da Saúde
decidiu incluir o vício em videogames na 11ª revisão da Classificação
Internacional de Doenças. A organização está encorajando “maior atenção dos
profissionais de saúde aos riscos do desenvolvimento desse distúrbio”, já que o
vício em jogos pode agora ser classificado como uma doença.
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