A prática diária é o que faz o professor
Nas últimas décadas, a
educação mudou muito. A introdução de novos métodos de ensino significou
deixar as antigas estratégias. E os resultados de todas essas mudanças nem
sempre foram positivos, ou pelo menos eles não renderam os resultados
esperados. Tal é o caso do ditado, um método que, na França, cruzou as
fronteiras escolares para entrar em alguns programas de televisão de grande
audiência em que o conhecimento ortográfico dos participantes foi avaliado.
No entanto, pouco a pouco o
ditado foi deixado de lado, foi relegado ao fundo, especialmente devido a
algumas teorias que alegaram que foi um freio na criatividade e livre expressão
dos alunos. Assim, em muitas escolas, o
ditado e a leitura em voz alta foram considerados tarefas tediosas que não
estimularam a aprendizagem da linguagem.
O que aconteceu agora?
Recentemente, após os resultados catastróficos obtido muitos estudantes
franceses em testes de linguagem, as autoridades educacionais decidiram dar um
passo atrás, tentando tirar alguma distância para entender o que eles têm feito
de errado. Eles querem para colocar um
fim à perda da qualidade da educação e restaurar a “glória” desta
instituição pública, que já foi considerado entre os mais eficientes no mundo.
Portanto, não é surpreendente que as mudanças recentemente, o ministro
da Educação Socialista Najat Vallaud-Belkacem, esqueceu corantes modernista
estava propondo que recorrer a velhas receitas como incluir aulas emitido diariamente um padrão que todas as escolas devem
seguir.
E não é menos porque os números indicam que o conhecimento das regras
gramaticais do francês entrou em colapso nas últimas décadas. Estima-se que em
2010, 51% dos estudantes franceses dominaram a ortografia e a gramática, cinco
anos depois, apenas 45% tinham esse conhecimento.
É claro que esta medida também tem vários detratores, que afirmam que um
ditador não é mais do que um teste de avaliação. No entanto, outros professores
concordam com a medida e pensam que é simplesmente uma questão de voltar para
as origens, para fortalecer as bases dos
alunos da escola primária.
Qual é o propósito do ditado?
Quando o ditado é feito, primeiro
ocorre um processo de compreensão e
retenção da estrutura semântica. Os alunos não devem apenas identificar as
palavras, mas também entender o texto porque só então eles podem escrever.
Portanto, o ditado não só serve para melhorar a ortografia e conhecer as regras
da gramática.
Na verdade, também é útil para os
alunos aprender novas palavras e seguir o fio da leitura melhor. Além
disso, serve como treinamento para que eles aprendam a escrever mais rápido e
no futuro eles podem tomar notas. Na verdade, existem diferentes tipos de
ditado, o ditador do secretário, por exemplo, implica que os alunos escrevem o
que eles lembram e depois trabalham em grupos para construir o texto usando todas as notas.
Por outro lado, existem ditados criativos, nos quais o professor apenas
fornece os adjetivos, substantivos, verbos e advérbios do texto para que os
alunos adicionem artigos, preposições, pronomes e conjunções. Em outros casos,
a parte ditada de uma ideia, e cada
aluno cria uma frase, que ditará ao grupo, para compor uma história entre
todos.
Claro, o ditado também é muito útil como ferramenta de avaliação e autoavaliação.
Os alunos podem ver seus erros e saber em quais aspectos eles devem tentar
mais, enquanto o professor pode verificar o progresso da classe e identificar
os problemas sobre os quais devem enfatizar mais.
Fonte:
Só Escola
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