Os quatro pilares da educação: “O homem não é um
ser-substância de quem poderíamos descrever e coisificar as atitudes
comportamentais. Não é um ser estático e acabado, cujo comportamento teria o
privilégio de assemelhar-se à sua essência, isto é, a uma definição de seu ser
inscrita na “natureza humana”. Porque antes de constituir um ente como outro
qualquer, o homem é um existente que se constrói constantemente por sua
presença no mundo: é um ser histórico, em devir, que sempre se coloca em
questão”. JAPIASSU, Hilton.
A educação ao longo de toda a vida se refere à
mudança da noção de qualificação, pautada em uma formação única para a noção de
competência, que se relaciona a uma formação dinâmica, flexível, condizente com
a ênfase atual no trabalho em equipe, na capacidade de iniciativa, na
valorização de talentos e aptidões. Essa mudança advém da “desmaterialização”
do trabalho que exige, além da técnica, a “aptidão para as relações
interpessoais” (Delors, 2003, p. 95).
É preciso explorar, conhecer os processos, as
relações nos seus discursos e sua pretensa efetivação e, assim, relacionar
educação com a estrutura social e a construção histórica, das quais não se
desvinculam. Dessa forma, expõem-se os sentidos velados, as fórmulas
ideológicas que se articulam nos discursos, trazendo à tona interrogações
necessárias a uma educação que possa ser verdadeiramente transformadora e
humana. Compreender a sociedade, seus discursos, sua cultura, suas
fundamentações é compreender os rumos que a educação tem tomado, e dessa forma
pensar a possibilidade da experiência, do diferente, em direção a transformação
social tão vulgarmente pronunciada na atualidade.
Os quatro pilares da educação – RUBEM ALVES
Métodos e metodologias em educação estão em
constante mudança. Tradicionais, construtivistas, sóciointeracionistas,
montessorianos, é tudo uma questão de escolha. Segundo a UNESCO e Jaques
Delors, responsável pelo relatório da Comissão Internacional Sobre a educação
do Século XX, para dar conta de sua missão e promover uma aprendizagem ao longo
da vida, a educação deve se organizar em torno de quatro aprendizagens
fundamentais. Aprendizagens estas que se transformarão para cada indivíduo em
pilares do conhecimento e da formação continuada. Sem eles, não estaremos
realmente preparando nossos alunos para viver em sociedade.
PILARES DA EDUCAÇÃO
1 –
PRIMEIRO: APRENDE A APRENDER
“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu”
(Rubem Alves). Educadores são pessoas que certamente amam crianças. Mas não
basta amá-las. É preciso que a gente tenha também a vontade de ensinar o mundo
as crianças. O primeiro passo é APRENDER a APRENDER. É necessário tornar
prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o
conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo
e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É
preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
2 – SEGUNDO PILAR: APRENDER A
FAZER
Para APRENDER a APRENDER é preciso aprender a FAZER. As crianças tem
verdadeiro fascínio por fazer. Elas querem o tempo todo “fazer coisas”. Não
basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida
evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a
enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo
espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas,
valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de
uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser
flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
3 – TERCEIRO PILAR: APRENDER A
CONVIVER
É preciso aprender a CONVIVER, a viver junto, a compreender o outro,
aceitar as diferenças administrar conflitos. Me arrisco até a dizer que no
mundo de hoje, talvez este seja um dos conhecimentos mais valorizados. Uma
educação baseada nestes quatro pilares significa o fim do ensinoaprendizagem
voltado apenas para a absorção de conteúdos. Significa ainda mais, pois implica
em uma educação que liberta que faz crescer, que valoriza o pensar, e isto
independe de qualquer método, metodologia ou linha pedagógica. No mundo atual,
este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver
com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência,
a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no
esforço comum.
4 – QUARTO PILAR: APRENDER A
SER
É preciso também aprender a SER, o que necessariamente implica em educar
os ouvidos para ouvir, e ouvir frequentemente o que não é dito. Despertar no
aluno o sentido ético e estético, a responsabilidade pessoal, o pensamento
autônomo, crítico a criatividade. É importante desenvolver sensibilidade,
sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e
crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa
em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não
negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever
grandes consequências na educação. O ensinoaprendizagem voltado apenas para a
absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem
ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar,
ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente
e autônomo; enfim, ser socialmente competente.
Uma educação fundamentada nos quatro pilares acima elencados sugere
alguns procedimentos didáticos que lhe seja condizente, como:
Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens
do contexto social; Desenvolver a pedagogia da pergunta (Paulo Freire e Antonio Faundez, Por uma Pedagogia da Pergunta, Editora
Paz e Terra, 1985);
Proporcionar uma relação dialógica com o estudante; Envolver o estudante
num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos com a prática;
Oferecer um processo de autoaprendizagem e corresponsabilidade no processo de
aprendizagem.
Considerações Finais
A abordagem principal do tema vem enfocar os quatro pilares da educação
e seus fundamentos“ Por Rubem Alves” traduzido a didática em uma linguagem
poética sobre o assunto. Busca-se uma educação de qualidade, quebrando a ideia
de quantidade, números, e de resultados, buscando a transformação não somente
individual, mais social. Dentro desta perspectiva, o educador Rubem Alves
analisa e valoriza o processo de ensinoaprendizagem e o educando de uma forma
holística, trabalhando o todo e não somente as partes, demonstrando o processo
e não somente o os fins. Neste sentido, o educador deixa de oferecer o conteúdo
pronto e ensina o educando a pensar, a desenvolver o pensamento crítico,
autônomo, participativo e atuante em todo o processo educacional.
Colaboração: Prof. Marcos L
Souza
Marcos Leonardo de Souza é Educador e Escritor.
Licenciado em Pedagogia, História e Música, com Pós-Graduação Lato Senso em
Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Lúdica, Educação Musical,
Educação Infantil, atuando nas áreas de consultoria, assessoria pedagógica,
treinamentos, oficinas e palestras. Mestre em Educação.
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