Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Como usar os conectivos na redação


A importância do uso dos Conectivos

Os conectivos são responsáveis pela chamada coesão textual, fundamental para que o leitor compreenda a relação de sentido entre as partes do seu texto. Na redação do Enem, isso é tão essencial que há uma competência específica para a avaliação desse aspecto, a competência IV!

Quais são os conectivos afinal?

Os conectivos têm sentidos diversos. Por exemplo:

Conectivos que expressam ideia de soma: e, nem, também, não só…mas também, assim como, como também, ademais, outrossim, além disso, etc.
   
Conectivos que expressam ideia de conclusão: logo, portanto, então, assim, enfim, por isso, por conseguinte, de modo que, etc.
   
Conectivos que expressam ideia de contraposição: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, senão, embora, ainda que, mesmo que, mesmo quando, apesar de que, se bem que, não obstante, etc.

Onde colocá-los?

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, deve vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início conectando-o ao anterior.

Quantos colocar?

Como o texto é extenso, 30 linhas, espera-se que você distribua um número razoável de conectivos ao longo do texto e diversifique-os. O Enem irá avaliar se você tem um repertório amplo de opções, e não fica repetindo sempre os mesmos ao longo do texto. Mas é importante ressaltar que trata-se muito mais de qualidade do que de quantidade.

Veja um exemplo de parágrafo com uso correto dos conectivos:

Além disso, já há o estigma do machismo na sociedade brasileira. Isso ocorre porque a ideologia da superioridade do gênero masculino em detrimento do feminino reflete no cotidiano dos brasileiros. Nesse viés, as mulheres são objetificadas e vistas apenas como fonte de prazer para o homem, e são ensinadas desde cedo a se submeterem aos mesmos e a serem recatadas. Dessa maneira, constrói-se uma cultura do medo, na qual o sexo feminino tem medo de se expressar por estar sob a constante ameaça de sofrer violência física ou psicológica de seu progenitor ou companheiro. Por conseguinte, o número de casos de violência contra a mulher reportados às autoridades é baixíssimo, inclusive os de reincidência.”

Perceba que há um conectivo no início do parágrafo (o “além disso”) que acrescenta uma ideia, dando continuidade em relação à que foi apresentada no parágrafo anterior. No meio do parágrafo há mais 3 conectivos que interligam as ideias dos períodos (o “nesse viés”, o “dessa maneira” e o “por conseguinte”).

Use corretamente, de acordo com seu sentido

Não adianta usar uma série de conectivos sem pensar no significado. Por exemplo, se você usa o conectivo “porém”, que faz contradição, no lugar do “ademais”, que tem valor de soma de ideias, muda-se completamente o sentido, correndo o risco de até tornar sua ideia incoerente. Portanto, conheça bem o sentido dos conectivos para usá-los adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário