Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2019

Crianças que falam palavrão: como reagir?



Crianças são curiosas por natureza e diversas vezes acabam surpreendendo os pais e professores com palavras novas em seu vocabulário. O mesmo é bastante influenciado por pais, irmãos, amiguinhos da creche e programas de TV. A criança aprende as palavras e fala por pura imitação, o mesmo acontece com os palavrões. A criança escuta, acha engraçado, repete e acaba sendo responsável portanto, pela expansão do vocabulário para outras crianças.

Mas e você professor, como reage quando um aluno fala palavrão em sua classe? Da aquela bronca? A princípio finge que não ouve? Da lhe uma advertência? Propõe o uso de uma outra palavra?

Como lidar ao ouvir um palavrão em classe: ações imediatas

É importante lembrar que sua reação influenciará se o seu aluno xingará novamente.

Mantenha a calma e avise claramente que a palavra usada não é aceitável.

Lembrando que mesmo a criança não entendendo o significado do palavrão, ao proferir, ela se refere a sentimentos negativos e de frustração.

Fale com seu aluno sobre a escolha de palavras dele, ao invés de ignorar o seu comportamento.

Seu aluno pode ou não entender completamente o significado de um palavrão. Porém crianças em idade escolar entendem que palavras podem magoar ou ofender outras pessoas.

Você também pode frisar que a palavra pode ferir os sentimentos de quem as ouve.
Ideias para incentivar um discurso respeitoso e reduzir ao máximo o uso de palavrões

Explique ao seu aluno que mesmo que algumas palavras sejam aceitas em casa, podem não ser toleradas na escola, igreja, na casa de outras crianças ou em diversos ambientes.

Você pode incentiva-lo a falar sobre emoções (raiva, tristeza, frustrações).

Elogie a criança quando você notar que a mesma está lidando de maneira mais apropriada estando com raiva ou frustrada.

É interessante ensinar ao seu aluno outras maneiras de lidar com emoções. Isso incluí contar até 10, respirar fundo, ou falar sobre sentimentos difíceis, dessa forma ficará cada vez mais fácil corrigir o erro.

Crie uma regra sobre palavrões em classe, dessa forma será mais fácil apontar quando o seu aluno(a) estiver usando uma linguagem inaceitável. Por exemplo, você pode dizer: “Lembre-se, não é uma palavra que usamos em nossa classe.”

Autora Marianna Ramos

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário