Pesquisar este blog

domingo, 21 de abril de 2019

Resumo das Escolas Literárias


1 - Quinhentismo (Século XVI)


A produção do período quinhentista está voltada para a literatura informativa, principalmente por meio de relatos de viagens dos europeus encantados e assombrados diante de uma nova terra. O valor é mais histórico do que literário. Além disso, o período é marcado pela literatura jesuítica e materiais para a catequização.

Principais autores:

- Pero Vaz de Caminha: Escreveu “Carta ao Rei Dom Manuel” em 1500 para relatar a chegada ao Brasil.
- Padre José de Anchieta: Escreveu textos religiosos e para teatro com destaque para a moral cristã e clara divisão entre o bem o mal.
- Padre Manuel da Nóbrega: Coordenou a primeira missão jesuítica ao Brasil e escreveu relatos aos superiores.

2 - Barroco (Século XVII)


A literatura barroca é marcada pelo conflito entre matéria e espírito, o apelo à religião, ao sobrenatural e ao misticismo, bem como o exagero e a extravagância. O contexto aborda a dominação espanhola no Brasil e a sombra da inquisição, que condenou o Padre Antônio Vieira por seus textos. A poesia satírica também é um dos elementos de destaque do período.

Principais autores:

- Bento Teixeira: Autor de Prosopopeia, obra que é o marco da introdução do barro no Brasil.
- Gregório de Mattos: As poesias do escritor baiano também conhecido como "Boca do Inferno" possuem diferentes facetas: lírica, satírica e religiosa – esta última em sua maturidade literária.
- Padre Antônio Vieira: Talvez o mais polêmico dos autores, Vieira é autor do Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes e foi preso pela inquisição de 1665 a 1667.

3 - Arcadismo (Século XVIII)

A produção desta escola literária tem como características o predomínio da razão, o objetivismo e o universalismo. A natureza é utilizada como constante plano de fundo e a imitação da cultura clássica greco-latina também. A linguagem é simples e majoritariamente descritiva, sem subjetivismo.




Principais autores:

- Cláudio Manuel da Costa – Obras Poéticas
- Santa Rita Durão – Caramuru
- Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu

4 - Romantismo (Século XIX)

O romantismo pode ser dividido em três gerações: a primeira possui influências neoclássicas e aborda questões históricas e políticas. O subjetivismo é extremo, a produção é medievalista e nacionalista, com bastante idealização da mulher. A segunda fase é marcada pelo pessimismo, sentimentalismo exagerado e irracionalismo. Já a terceira inicia a transição para o realismo e há uma diluição das características românticas. 
 
Principais autores:

1.ª fase: Gonçalves Dias – Canção do Exílio
2.ª fase: Álvares de Azevedo – Lira dos Vinte Anos
3.ª fase: Castro Alves – O Navio Negreiro

5 - Naturalismo (Segunda metade do século XIX)


No contexto do naturalismo é necessário observar os pensadores contemporâneos daquela época: August Conte com o positivismo, o evolucionismo de Charles Darwin, o surgimento da psicanálise com Sigmund Freud, o determinismo do meio com Hippolyte Taine e a luta pela emancipação do proletariado com Karl Marx. Isso significa uma preocupação com uma descrição objetiva da realidade e a busca pela verdade, marcada pelo determinismo biológico.

Principais autores:

- Aluísio de Azevedo – O Cortiço

6 - Realismo (Segunda metade do século XIX)

 
Esta escola literária é marcada pela objetividade, a descrição da realidade, a narrativa de ação e aventura. A mulher é vista com seus defeitos e qualidades, já a linguagem, é culta e direta.

Principais autores:

- Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, O Alienista.


7 - Simbolismo (Fim do século XIX)


Escola pautada pelo subjetivismo, pessimismo e a dor de existir. A linguagem é vaga, fluida e busca sugerir em vez de nomear. O uso de figuras de linguagem como metáforas, comparações, aliterações (repetições de sons iguais ou semelhantes) e assonâncias (repetir sons de vogais em verso ou frase) e sinestesias (mistura de diferentes sensações) é frequente.

Principais autores:

- Cruz e Souza – Tropos e Fantasias
- Alphonsus de Guimarães – Setenário das Dores de Nossa Senhora

8 - Parnasianismo (Final do século XIX e início do XX)


O gosto pela descrição nítida, as concepções tradicionais sobre ritmo e rima, além do ideal da impessoalidade são as características principais das obras parnasianas. O culto à forma é fundamental: os autores desta escola estão preocupados em fazer a arte pela arte, sem discutir questões sociais.



Principais autores:

- Olavo Bilac – Tratado de Versificação

9 - Pré-modernismo (Até a semana de 1922)


No começo do século a literatura passa por um momento de transição em que as escolas mais recentes convivem por igual importância, ao mesmo tempo em que os autores buscam apresentar coisas novas. É um período eclético: há a ascensão da burguesia urbana e diversas agitações de operários imigrantes no começo da industrialização do país, que aos poucos substituía o foco na produção de café para uma diversificação econômica.

Principais autores:

- Euclides da Cunha – Os Sertões
- Monteiro Lobato – Reinações de Narizinho
- Lima Barreto – Triste Fim de Policarpo Quaresma
- Augusto dos Anjos – Eu
- Graça Aranha – Canaã

10 - Modernismo

O período modernista é dividido em três etapas: na primeira, chamada de fase heroica, existe a busca por uma ruptura com a preocupação das estruturas clássicas no parnasianismo e o simbolismo. Há grande influência de movimentos de vanguarda como o dadaísmo, cubismo e surrealismo.

Na segunda fase, há uma consolidação de estruturas e um forte caráter regionalista na produção. Já na terceira, a literatura está mais próxima das questões existenciais e ainda que fale do regionalismo, como Guimarães Rosa em Sagarana, a intenção é partir do regional para falar do universal.

Principais autores:

1ª fase:
- Manuel Bandeira – Libertinagem; Lira dos Cinquent'anos, Estrela da Vida Inteira (poesia), Crônicas da Província do Brasil.
- Mário de Andrade – Lira Paulistana (poesia), Macunaíma (rapsódia), Amar, verbo intransitivo (romance).
- Oswald de Andrade – O Rei da Vela.
       
2ª fase:
- Carlos Drummond de Andrade – Claro Enigma.
- Cecília Meirelles – Espectros.
- Érico Veríssimo – O Tempo e o Vento, Incidente em Antares.
- Graciliano Ramos – São Bernardo, Vidas Secas.
- Jorge Amado – Capitães de Areia, O Cavaleiro da Esperança, Gabriela, cravo e canela.
- Rachel de Queiróz – Quinze.

3ª fase:
- Guimarães Rosa – Sagarana.
- Clarisse Lispector – A Hora da Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário