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terça-feira, 17 de abril de 2018

Atividades pedagógicas


O barco dos sonhos



Autor: Rogério Coelho


Atividade sugerida para 4º e 5 º anos do Ensino Fundamental I

Temas trabalhados na obra:

• Autoconhecimento;
• Sentimentos e emoções;
• Encontros com a diferença;
• Diversão e aventura.

Conteúdo:

As emoções que ligam a experiência que vem com a idade e a aventura dos mais jovens são representadas em imagens delicadas que mostram que não existe distância entre pessoas que se admiram e se querem bem. Os contatos podem ser feitos com abraços e cartas, que encurtam as distâncias e estabelecem relações de afeto e amizade. O homem solitário, o jovem e os animais ultrapassam as barreiras de tempo e lugar para desfrutar de uma relação repleta de aventuras, respeito e encontros com a diferença.

ATIVIDADES SUGERIDAS



1 DESENHANDO PALAVRAS

Como se brinca: formam-se duplas de alunos e se sorteia qual delas vai iniciar a brincadeira; a outra equipe escolherá em segredo uma palavra que exista no livro e dirá ao ouvido de um jogador da equipe adversária.  O jogador deverá desenhar a palavra para que seus companheiros de equipe a descubram. O desenhista não pode falar nem fazer gestos. Os outros têm um minuto para arriscarem palavras até acertarem. Se falarem a palavra correta, ganham 1 ponto. Em seguida, invertem-se os papéis. Ganha a equipe que conseguir mais pontos.

Objetivo: pela interpretação dos desenhos apresentados, as crianças serão convidadas a um encontro com as diferenças e terão uma ideia de como os colegas enxergam e entendem o mundo. Por exemplo, será que o desenho de um barco terá um leme e grandes velas como foram representadas nas imagens do livro ou será um barco com o gato e menino dentro? O que será mais importante para cada criança ao desenhar e interpretar essa palavra que estava na história?

2 LANÇANDO UM DESAFIO

Como se brinca: formam-se grupos de 2 ou mais alunos, que deverão redigir uma carta ou bilhete, inventando  uma  história  que tenha elementos do livro, mas que não deverá ser finalizada. Após isso, eles a enviam como bilhete, desafiando o outro grupo a finalizar a história em forma de teatro. Caberá ao grupo desafiado redigir a resposta marcando data do encontro para apresentação.

Objetivo: aqui as crianças poderão trabalhar com o imaginário (inventando a história) em uma brincadeira divertida e que também irá estimular a consciência corporal e coordenação  motora.  Além disso, irão interpretar as emoções e sentimentos, trabalhando também o autoconhecimento.

3 ERROU!

Como se brinca: um aluno conta algo que lhe aconteceu, ou que fez no dia anterior, ou em suas últimas férias. Todos os outros devem estar atentos, porque o aluno que conta vai introduzir um erro na história e eles devem descobrir esse erro. O erro pode ser: na praia ele viu um cacto, ou um coelho voava enquanto ele viajava de carro, ele conheceu uma planta que falava, etc. Quem descobrir  o  erro  na  narrativa,  interrompe,  ganha  um  ponto  e  começa a contar a sua história.

Objetivo: com esta atividade os alunos percebem a importância de prestar atenção à narrativa, para entender os textos, de uma forma divertida.

4 CAMINHOS DA NAVEGAÇÃO

Como se brinca: essa é uma atividade que estimula a integração entre outras matérias de forma interdisciplinar. Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre os modelos de barcos e montar uma linha do tempo, mostrando a evolução desse tipo de transporte ao longo da história. Após isso eles podem fazer um grande mural com colagens ou desenhos expondo os modelos que marcaram determinado período.

Objetivo: esta atividade permite aos alunos que percebam as mudanças que ao longo do tempo os objetos sofrem e como eles se adaptam às necessidades da época. Além disso, as crianças são estimuladas a trabalhar a curiosidade.

Fonte: Editora Piá

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