O barco dos sonhos
Autor: Rogério Coelho
Atividade sugerida para 4º e 5 º anos do Ensino Fundamental I
Temas trabalhados na obra:
• Autoconhecimento;
• Sentimentos e emoções;
• Encontros com a diferença;
• Diversão e aventura.
Conteúdo:
As emoções que ligam a experiência que vem com a idade e a aventura dos mais
jovens são representadas em imagens delicadas que mostram que não existe distância
entre pessoas que se admiram e se querem bem. Os contatos podem ser feitos com
abraços e cartas, que encurtam as distâncias e estabelecem relações de afeto e
amizade. O homem solitário, o jovem e os animais ultrapassam as barreiras de
tempo e lugar para desfrutar de uma relação repleta de aventuras, respeito e encontros
com a diferença.
ATIVIDADES SUGERIDAS
1 DESENHANDO PALAVRAS
Como se brinca: formam-se duplas de
alunos e se sorteia qual delas vai iniciar a brincadeira; a outra equipe
escolherá em segredo uma palavra que exista no livro e dirá ao ouvido de um
jogador da equipe adversária. O jogador
deverá desenhar a palavra para que seus companheiros de equipe a descubram. O
desenhista não pode falar nem fazer gestos. Os outros têm um minuto para
arriscarem palavras até acertarem. Se falarem a palavra correta, ganham 1 ponto.
Em seguida, invertem-se os papéis. Ganha a equipe que conseguir mais pontos.
Objetivo: pela interpretação
dos desenhos apresentados, as crianças serão convidadas a um encontro com as
diferenças e terão uma ideia de como os colegas enxergam e entendem o mundo.
Por exemplo, será que o desenho de um barco terá um leme e grandes velas como foram
representadas nas imagens do livro ou será um barco com o gato e menino dentro?
O que será mais importante para cada criança ao desenhar e interpretar essa
palavra que estava na história?
2 LANÇANDO UM DESAFIO
Como se brinca: formam-se grupos de
2 ou mais alunos, que deverão redigir uma carta ou bilhete, inventando uma
história que tenha elementos do
livro, mas que não deverá ser finalizada. Após isso, eles a enviam como bilhete,
desafiando o outro grupo a finalizar a história em forma de teatro. Caberá ao
grupo desafiado redigir a resposta marcando data do encontro para apresentação.
Objetivo: aqui as crianças poderão
trabalhar com o imaginário (inventando a história) em uma brincadeira divertida
e que também irá estimular a consciência corporal e coordenação motora.
Além disso, irão interpretar as emoções e sentimentos, trabalhando também
o autoconhecimento.
3 ERROU!
Como se brinca: um aluno conta algo
que lhe aconteceu, ou que fez no dia anterior, ou em suas últimas férias. Todos
os outros devem estar atentos, porque o aluno que conta vai introduzir um erro na
história e eles devem descobrir esse erro. O erro pode ser: na praia ele viu um
cacto, ou um coelho voava enquanto ele viajava de carro, ele conheceu uma
planta que falava, etc. Quem descobrir
o erro na
narrativa, interrompe, ganha
um ponto e começa
a contar a sua história.
Objetivo: com esta atividade
os alunos percebem a importância de prestar atenção à narrativa, para entender
os textos, de uma forma divertida.
4 CAMINHOS DA NAVEGAÇÃO
Como se brinca: essa é uma atividade
que estimula a integração entre outras matérias de forma interdisciplinar. Os
alunos deverão fazer uma pesquisa sobre os modelos de barcos e montar uma linha
do tempo, mostrando a evolução desse tipo de transporte ao longo da história. Após
isso eles podem fazer um grande mural com colagens ou desenhos expondo os
modelos que marcaram determinado período.
Objetivo: esta atividade
permite aos alunos que percebam as mudanças que ao longo do tempo os objetos sofrem
e como eles se adaptam às necessidades da época. Além disso, as crianças são estimuladas
a trabalhar a curiosidade.
Fonte: Editora
Piá
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