Síntese:
O filme “Quando tudo começa”,
de Bertran Tavernier retrata a vida
de um profissional da educação. Tanto no ambiente de trabalho, como docente,
quanto na vida familiar. A trama ocorre em uma comunidade pobre no norte da
França. O filme retrata a política pública de um determinado local, e que faz
parte de um contexto social, onde a comunidade lida com a falta de assistência
social, à indiferença do governo, e aos sérios problemas domésticos que as
crianças enfrentam.
No decorrer do filme é mostrado o professor Daniel, lecionando para um
grupo de crianças. E além de professor ele é responsável pela direção da
escola. Trata-se de um profissional dedicado que luta contra a injustiça e miséria da comunidade,
tentando melhorar as condições de vida das pessoas por meio de assistência
social que se refletiria em um maior número de frequência dos alunos na escola,
já que estas crianças são prejudicadas por inúmeros motivos
(razão/fator), tais como: pobreza que afeta a alimentação; a moradia; as
vestimentas; falta de afeto; etc. Somando a tudo isso temos também a falta de
condições de acesso com relação ao transporte e a falta de tempo para a família
levar e buscar a criança na escola, onde explicita famílias que passam deixar o
seus filhos muito mais tempo do que é estabelecido como normas da instituição,
e também famílias mal estruturadas e agressivas. Nesse contexto o professor
identifica um menino com lesões físicas de agressividade que ocorria com frequência.
E através de um processo de observação e investigação, por meio da escola,
conseguiram identificar o tio como agressor. Assim, a criança foi recolhida
pelo “conselho tutelar”. Com relação a retirada desta criança da família, o
professor Daniel sofreu agressão e ameaça do agressor do mesmo.
A escola atendia a essas crianças sem possuir condições adequadas com
relação ao material. Quanto a merenda, era garantida através da compra de ticket de alimentação, sendo que se a
família que não tivesse condições financeiras para adquirir o ticket a criança
ficaria, consequentemente, sem se alimentar; motivo pelo qual o professor
Daniel resolveu procurar o prefeito a fim de solucionar tal problema. Atitude
essa que nada resolveu. A escola sofria inúmeros problemas, principalmente com
relação a condições econômicas da clientela escolar. O professor, por sua vez, tem
uma vida bem “corrida”, vive correndo contra o tempo confrontando-se com
diversos tipos de problemas, tanto no trabalho quanto na sua família. Onde os
problemas do trabalho afeta a sua relação com a família, pois ele é muito
preocupado comas condições de vida da comunidade que faz parte do contexto no
qual a escola esta inserido, tentando de uma forma ou de outra dar condições de
uma vida mais humana a esse povo.
Conclui-se, portanto que o filme mostra a política pública de um
determinado local, e que faz parte de um contexto social, onde a comunidade
lida com a falta de assistência social, à indiferença do governo, e aos sérios
problemas domésticos que as crianças enfrentam.
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