5 novidades que já estão nas escolas
Por
Luísa França
O uso da tecnologia na sala de aula tem modificado o modo como os jovens
aprendem. Nascidos depois do ano 2000, quando uma verdadeira revolução
tecnológica aconteceu, os alunos de hoje demandam
abordagens inovadoras quando o assunto é ensino.
Os professores também têm mudado suas práticas
pedagógicas por causa da tecnologia, de acordo com a pesquisa TIC Educação, que
traz dados a respeito da influência das tecnologias da informação e da
comunicação em escolas públicas e particulares. O estudo, realizado em 2016,
aponta que 94% dos professores ouvidos acreditam que
o uso de tecnologias permite o acesso a materiais didáticos mais diversos e de
melhor qualidade. Além disso, a maioria concorda que outros benefícios
são a adoção de novos métodos de ensino e o cumprimento de ações
administrativas com maior facilidade – 85% e 82%, respectivamente.
Desse modo, cabe aos educadores e gestores escolares acompanhar os
avanços das principais tendências, investindo cada vez mais em métodos de
ensino que tragam a tecnologia para a sala de aula.
Pensando nisso, reunimos neste artigo 5 novidades
que já podem ser vistas em escolas de todo o país.
1. Livro digital
Os livros digitais começaram a ganhar força nos últimos anos, quando as
principais livrarias do Brasil investiram nos seus próprios modelos de e-reader. Não demorou para que a
novidade tomasse conta das escolas, e é fácil entender o porquê.
Prático, leve e moderno, os leitores digitais chamaram a atenção dos
jovens que cresceram em meio a videogames e computadores. Entre os aspectos que
garantiram a popularidade dessa tecnologia, o mais relevante provavelmente é a possibilidade de se explorar recursos que vão muito
além do que é apresentado no livro didático impresso.
Isso porque os leitores digitais permitem que o texto original seja
complementado com vídeos, áudios, animações, simulações, mapas interativos, softwares, links e muitos outros materiais que visam a facilitar a
aprendizagem. Esses recursos ajudam professores e
alunos a contextualizarem e conectarem os conteúdos, tornando o conhecimento
mais aprofundado.
2. Formação
continuada online
A formação continuada é muito
importante para qualquer educador, porque ajuda o
docente a aprimorar suas práticas pedagógicas e a se atualizar a respeito de
novas tendências educacionais.
Entretanto, muitas vezes conciliar os cursos e palestras de formação com
a rotina atarefada do professor ou do gestor escolar pode ser um grande
desafio. Nesse caso, a formação continuada online
tem muito a contribuir.
Os cursos à distância são disponibilizados online e podem ser feitos conforme o ritmo e disponibilidade de
cada professor, tornando o processo de desenvolvimento muito mais flexível e
proveitoso. Há cursos que contam inclusive com tutoria online, para esclarecer
possíveis dúvidas, e certificação de conclusão. A formação continuada online
também viabiliza o Microteaching, uma
teoria que tem ganhado força devido aos seus benefícios e sua viabilidade.
3. Gamificação
A gamificação
consiste em trazer a dinâmica dos games para a sala de aula e é uma das maiores
tendências atuais no campo da educação. Alguns dos aspectos dos jogos que podem
ser trazidos para a sala de aula são o desafio,
que estimula os alunos a se superarem; a definição
de objetivos, que ajuda o estudante a manter o foco nas tarefas; e a competição, que aumenta o engajamento quando
incentivada de maneira saudável.
O grande benefício da gamificação
para a educação é a sua capacidade de estimular os
alunos a aprender mais e de maneira divertida. Além disso, ao aplicar os
conhecimentos nos jogos, fica mais fácil colocar o conhecimento em prática e
fixar o conteúdo aprendido nas aulas.
Em sala, a gamificação
aparece, por exemplo, por meio de atividades aplicadas de forma lúdica, que
concedem recompensas conforme o aluno aplica seu conhecimento e que ficam mais
difíceis ao passo que o estudante avança nas tarefas.
4. Redes Sociais
Ainda que normalmente sejam usadas para diversão, as redes sociais têm grande potencial de contribuir com o
processo educativo – tanto dos alunos quanto dos professores e da gestão
escolar.
A criação de grupos, por exemplo, é uma prática que tem muito a
contribuir. Grupos criados com os alunos possibilitam que os professores enviem
materiais diferentes e interessantes, que atraem a atenção dos alunos, mas que
fogem do formato padrão que é visto em sala.
Além disso, os grupos permitem que os alunos discutam os conteúdos entre
si e tirem suas dúvidas com os colegas de maneira mais prática e rápida. O
professor pode até mesmo propor debates a respeito de notícias e acontecimentos
que se relacionem com o conteúdo trabalhado em aula.
Quando criados envolvendo professores e gestão escolar, por sua vez, os
grupos permitem a troca de boas práticas pedagógicas e ajudam a transmitir
avisos de forma mais rápida.
5. Avaliação
online
O processo de aplicar uma atividade impressa em sala geralmente envolve
a preparação da atividade e a sua correção manual, sendo que muitas vezes o
resultado não vai além da porcentagem de acerto.
Nesse contexto, as avaliações online têm
muito a contribuir – tanto no que diz respeito ao tempo de correção quanto aos
resultados dos alunos. Isso porque esse tipo de atividade é corrigido
automaticamente e gera relatórios de desempenho que vão muito além do número de
acertos.
Torna-se possível acompanhar, por exemplo, a
taxa de acerto por conteúdo ou habilidade, bem como a taxa de marcação por
alternativa. Calcular esses tipos de resultados manualmente é inviável
para qualquer professor, mas com a atividade online esses dados passam a ser
oferecidos automaticamente.
Assim, o tempo que originalmente era gasto corrigindo-se atividades pode
ser usado para se fazer análises profundas do aprendizado dos alunos. Com isso, a escola tem informações muito valiosas que a
ajudam a aprimorar constantemente as práticas pedagógicas.
Conclusão
A educação está em constante transformação e a tecnologia está cada vez
mais presente nos processos pedagógicos. As novas
tendências educacionais têm ajudado as escolas a se aproximar dos alunos, a
melhorar o aprendizado a atualizar os processos pedagógicos.
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