Como identificar a dislexia
Para identificar a dislexia é preciso ter em atenção algumas
características comuns desta doença e que auxiliam no diagnóstico de crianças
com este distúrbio da comunicação.
Alguns dos sinais claros desta condição, e que são considerados indicadores
precoces da doença, são os retardos ou hesitações na escolha das palavras, na
substituição de palavras e na nomeação de letras e números.
As crianças disléxicas em idade pré-escolar podem demorar muito para
falar, podem apresentar problemas de articulação das palavras e dificuldades
para lembrar os nomes das letras, dos números e das cores. É comum também entre
essas crianças a dificuldade para combinar os sons, rimar palavras, identificar
a posição dos sons nas palavras, segmentar palavras em sons e identificar o
número de sons nas palavras.
São frequentes os problemas de memória recente para os sons e para
colocá-los na ordem correta.
Muitas crianças com dislexia confundem letras e palavras com outras
semelhantes, sendo comum ocorrer inversão de letras durante a escrita (p.ex.,
me no lugar de em) ou a confusão entre letras (p.ex., d no lugar de b).
Substituições Comuns de
palavras e letras na Dislexia
f – t
d – b
m – n
w – m
v – f
sol – los
som – mos
DISLEXIA
COMO IDENTIFICAR E AJUDAR O ALUNO
O que é a dislexia?
A dislexia não é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para
o processamento da linguagem. Pesquisas
atuais, obtidas através de exames por imagens do cérebro, sugerem que os
disléxicos processam as informações de um modo diferente, tornando-as pessoas
únicas; cada uma com suas características, habilidades e inabilidades próprias.
Anime o aluno dislexia
Embora os disléxicos tenham grandes dificuldades para aprender a ler,
escrever e soletrar, suas dificuldades não implicam em falta de sucesso no
futuro, haja vista o grande número de pessoas disléxicas que obtiveram
sucesso. Alguns pesquisadores acreditam
que pessoas disléxicas têm até uma maior probabilidade de serem bem sucedidas;
acredita-se que a batalha inicial de disléxicos para aprender de maneira
convencional estimula sua criatividade e desenvolve uma habilidade para lidar
melhor com problemas e com o stress (Gorman,
2003).
Classificação de todas as
dislexias existentes:
Alguns autores classificam a dislexia tendo como base testes
diagnósticos, fonoaudiológico, pedagógicos e psicológicos.
Conforme Lanhez (2002), a dislexia pode ser classificada em:
1. Dislexia disfonética;
2. Dislexia diseidética;
3. Dislexia visual;
4. Dislexia auditiva;
5. Dislexia mista.
Para Moojen apud Rotta (2006), é possível classificar a dislexia em três
tipos:Dislexia fonológica (sublexical ou disfonética); Dislexia lexical (de
superfície); Dislexia Mista.
O papel do professor
A primeira tarefa do professor é resgatar a autoconfiança do aluno. Descobrir
suas habilidades para que possa acreditar em si mesmo ao se destacar em outras
áreas.
O professor primário deve ele próprio construir os seus instrumentos de
diagnóstico pedagógico (diagnóstico informal) a fim de conduzir a sua atividade
mais coerentemente. É do maior interesse o uso de instrumentos que permitam
detectar precocemente qualquer dificuldade de aprendizagem, pois só assim uma
intervenção psicopedagógica pode ser considerada socialmente útil, pois quanto
mais tarde for identificada a dificuldade, menos hipóteses haverá para
solucionar corretamente. (FONSECA, 1995).
É importante que o professor explique à criança o seu problema, sente ao
lado dela, não a pressione com o tempo, não estabeleça competições com os
outros, que seja flexível quanto ao conteúdo das lições, que faça críticas
construtivas, estimule o aluno a escrever em linhas alternadas (o que permite a
leitura da caligrafia imprecisa), certifique-se de que a tarefa de casa foi
entendida pela criança, peça aos pais que releiam com ela as instruções, evite
anotar todos os erros na correção (dando mais importância ao conteúdo), não
corrija com lápis vermelho (isso fere a suscetibilidade da criança com
problemas de aprendizagem), e procure descobrir os interesses e leituras que prendam
a atenção da criança.
O papel dos pais na dislexia
do filho
Os pais precisam ficar atentos a frustrações, tensões, ansiedades, baixo
desempenho e desenvolvimento apresentado pelos filhos. Cabe a eles a
responsabilidade de ajudar a criança a ter resultados melhores, e deve partir
deles, a procura de profissionais para realizar um diagnóstico multidisciplinar
a cerca das dificuldades da criança, porque quanto mais cedo for realizado o
diagnóstico e intervenção melhor, maiores são as oportunidades de sucesso.
O encorajamento, a ajuda, a compreensão e a paciência (pois o disléxico
leva mais tempo para realizar algumas tarefas, e poderá ter de repeti-las
várias vezes para retê-las), fazem parte do papel dos pais, assim como ir a
busca de uma instituição educacional que atenda da melhor maneira às
necessidades da criança (por exemplo, estudar o currículo da escola e seu
método de ensino). E ter uma relação de troca, fazendo um intercâmbio entre os
acontecimentos em casa, na escola e com os profissionais envolvidos.
Com informações TUA SAUDE
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