Pesquisar este blog

domingo, 31 de março de 2019

Dia do Terapeuta Holístico



 Terapia = harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade.


Através da Terapia Holística a vida das pessoas pode tornar-se mais saudável, pois se utiliza uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento e incrementando a capacidade da pessoa tratada. Dentre estas técnicas podemos citar Yoga, Reiky, Tai Chi Chuan, Acupuntura, Aromaterapia, Homeopatia, Fitoterapia, Cromoterapia, Cristaloterapia, Xamamismo, e outras terapias alternativas que ajudam a combater doenças de maneira eficaz e barata.

As popularmente chamadas de "terapias alternativas" são aplicadas pelo Terapeuta Holístico, que procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Cada caso é considerado único e deve-se dispor dos mais variados métodos, para possibilitar a opção por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade, promovendo a otimização da qualidade de vida, estabelecendo um processo interativo com seu cliente, levando este ao autoconhecimento e a mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisão. Avalia os desequilíbrios energéticos, suas predisposições e possíveis consequências, além de promover a catalização da tendência natural ao autoequilíbrio, facilitando-a pela aplicação de uma somatória de terapêuticas de abordagem holística, com o objetivo de transmutar a desarmonia em autoconhecimento.

A OMS – Organização Mundial da Saúde reconhece a importância da fé e da religiosidade no desenvolvimento do processo de cura.

Considerando que o homem é corpo físico e espiritual, nenhum processo de cura pode hoje se dissociar de contemplar o homem como um ser múltiplo, devendo ser respeitados diversos aspectos ao proceder-se um tratamento de saúde.

Sabe-se também que a manifestação de uma desarmonia em todo esse complexo, consubstanciada no que chamamos doença, é, na maioria das vezes, a somatização, no físico, de um processo desarmônico em alguma parte do todo que é o homem.

A escolha do dia 31 de março como o Dia do Terapeuta Holístico é em homenagem a São Benedito. O dia de devoção a São Benedito é 31 de março.

São Benedito nasceu em 1526, em São Filadelfo, nos arredores de Messina, era filho de pais descendentes de escravos levados para a Sicília. Manifestou desde os 10 anos uma pronunciada tolerância para a penitência e para a solidão. Foi chamado de 'Santo Mouro' por causa de sua cor preta e aos 18 anos, com o fruto de seu trabalho, provia o seu sustento e dos pobres. Operou diversos milagres. Além de tido, a oficialização do Dia do Terapeuta Holístico é o reconhecimento e a homenagem merecida aos abnegados profissionais que emprestam seus dons e conhecimentos pessoais em prol da comunidade, buscando melhorar o ser humano e o universo.

Evelize Salgado

Desenvolvimento infantil: a importância da arte para as crianças


Cada rabisco infantil é uma história, possui um contexto, é a demonstração de que o ser humano é predisposto a criar


A arte para as crianças pode ser vista de diversas formas, seja por meio do desenho, da dança, da invenção de histórias ou outras formas de manifestação

Você se lembra de como é enxergar o mundo pelos olhos de uma criança? Difícil, não é mesmo? Então, vamos começar analisando os adultos, que costumam segmentar suas iniciativas por área — caminhar, escrever, cantar, ver TV, aprender coisas novas, observar a natureza e assim por diante.

Até aí tudo bem, certo? Mas e no mundo infantil, como acontece? Nessa realidade, tudo está conectado, o que faz com que uma atividade seja continuação da outra. A arte surge, então, como uma manifestação natural no universo infantil.

Afinal, não há método a ser seguido, tampouco hierarquia. Nesse cenário, há apenas a vontade e o impulso de expressar percepções ainda em construção.

Já deu para perceber ao menos um pouquinho sobre a importância da arte na educação infantil, certo? Mas como será que ela efetivamente ajuda no desenvolvimento dos pequenos? Confira a seguir nossas considerações sobre o assunto!

A importância da arte para o desenvolvimento infantil

A arte pode ser vista de diversas formas, sendo algo muito amplo, e com isso traz consigo diversas vantagens, principalmente para as crianças que a praticam, seja por meio do desenho, da dança, da invenção de histórias, ou até mesmo do próprio consumo de tudo que foi citado, como na leitura de livros.

Nesse sentido, mostraremos como geralmente a arte passa pela vida de um bebê, e em cada fase mostraremos as vantagens desse saber. Portanto, fique atento, pois logo adiante estão os impactos desse conhecimento para a formação do jovem.

Os rabiscos como prenúncio da escrita

Você já parou para pensar que fazer rabiscos no papel é uma forma de treinar as habilidades que serão necessárias mais tarde, na hora da escrita? Antes de desenvolverem a fala e a escrita, nossos ancestrais também desenhavam sua interpretação do mundo nas paredes das cavernas, está lembrado?

O fato é que cada letra do alfabeto nada mais é que um desenho padronizado. Desenhar, portanto, seja com pincéis, lápis de cor, giz de cera ou até com os próprios dedos, auxiliará na formação de palavras na fase da alfabetização.

Fase essa que é uma das mais importantes na formação do saber da criança, pois ela é basicamente o início de seu aprendizado sobre o mundo, possibilitando que o jovem estimule a criatividade por outros métodos, como a leitura.

E não se esqueça: mesmo depois de alfabetizado, seu filho não só pode como deve ser incentivado a continuar se expressando por meio da arte, ok?

A arte como expressão das emoções

À medida que a criança compreende o funcionamento do mundo, vai buscando mecanismos para se expressar em relação a ele. Obviamente, emoções fazem parte da nossa jornada de vida. O detalhe é que na infância tudo é novo!

Não há, nessa fase, categorizações ou reações automáticas. Quando um bebê sente dor de barriga, chora. Quando ele se sente feliz, sorri. Simples assim. Ao longo do tempo, ele vai adquirindo outros meios de colocar para fora o que sente. E é aí que entram ações como cantarolar, desenhar, pintar, dançar e inventar personagens.

Por meio da arte, a criança comunica sua interpretação da realidade que a cerca e também seu estado emocional, mostrando como ela se sente e como o mundo a afeta, tanto de forma positiva quanto de forma negativa, portanto é bom ficar atento para os sinais que o bebê demonstra, por mais simples que sejam.

A arte como trampolim para a criatividade

Além da capacidade de comunicar sentimentos, a arte também serve como um verdadeiro trampolim para o desenvolvimento da criatividade. As iniciativas artísticas, quaisquer que sejam suas naturezas, têm um papel importante no desenvolvimento intelectual infantil, intelectual infantil, devido às diversas qualidades da prática de atividades artísticas e suas influências na vida do jovem..

Isso porque a expressão artística tem a ver com imaginação, com a capacidade de enxergar o mundo além do óbvio, de pensar fora da caixa e elaborar alternativas para problemas.

Cada rabisco infantil é uma história, possui um contexto, é a demonstração de que o ser humano é predisposto a criar desde a mais tenra idade, com os instrumentos que estiverem à disposição. Por isso, lembre-se: a escola não deve ser o único lugar onde a arte é incentivada e celebrada!


Check-list – Redação Enem


Você sabe o que é imprescindível na INTRODUÇÃO?

Não pode se esquecer da tese, nem da contextualização do tema no parágrafo inicial. A tese é o que indica um posicionamento sobre a problematização proposta, e a contextualização do tema indica que você entendeu o que deverá ser discutido ao longo do texto. Confira bem depois de redigir a introdução se você apresentou esses dois elementos.

E no DESENVOLVIMENTO? Qual é o segredo?

Bons argumentos são bem fundamentados. Mas como? Bom, apresente fatos, dados e exemplos. Mostre que aquelas ideias não são aleatórias, você realmente é um aluno envolvido com o assunto ao ponto de saber referenciar informações relevantes sobre ele. Lembre-se de estar certo de que aquele dado é real e que vem de fontes confiáveis.

Sabe quantos PARÁGRAFOS seu texto deve ter?

Pelo menos 4. Introdução = 1. Desenvolvimento = Mínimo 2. Conclusão = 1. Lembrando que o espaço disponível é de 30 linhas. Se dividir por 4, coloque mais ou menos 6 linhas para introdução e conclusão e mais ou menos 7 para os dois parágrafos de desenvolvimento.

Sabe quantos ARGUMENTOS colocar na redação?

Escolha pelo menos dois argumentos para desenvolver ao longo do texto, afinal, eles virão no desenvolvimento, um em cada parágrafo. Lembre-se de criar estratégias argumentativas.

Será que a LETRA interfere?

Sim! Apesar de não poder zerar um texto cuja letra não é lá das mais bonitas, o corretor pode encontrar dificuldades para compreender seu raciocínio por ter que ficar decifrando o que está escrito. Capriche! Uma dica: se sua letra de forma foi mais organizada que a cursiva, tudo bem usá-la. Só não se esqueça de diferencial as minúsculas e maiúsculas, tá?

Qual é o tamanho ideal de RECUO DO PARÁGRAFO?

Não pode ser muito pequeno, nem muito grande! Coloca aí a marca de um dedo, tem que dar mais ou menos 1 centímetro de recuo.

Quantos CONECTIVOS usar?

Não se trata de quantidade, mas sim qualidade. Use sempre que for necessário, busque variá-los, e não se esqueça de que no início de pelo menos dois parágrafos eles devem aparecer também! 😊

Você sabe interpretar o TEMA por completo?

Os temas do Enem nunca são uma palavra só, por exemplo, “saúde”. Há sempre o comando do que deve ser desenvolvido. No caso, poderia ser “Caminhos para melhorar os sistemas de saúde no Brasil”. Não daria, portanto, para falar só sobre saúde, seria preciso destrinchar caminhos, soluções, alternativas para algo. O quê? Melhorar, aprimorar os sistemas de saúde. E mais, não pode se esquecer do contexto em discussão: Brasil. Atenção a isso na hora da prova, para não correr o risco de ser penalizado por tangenciamento e, consequentemente, ficar com a nota baixa!

Sabia que o número de PERÍODOS é algo importante de se reparar?

Jamais faça parágrafos frasais, ou seja, aqueles compostos por um longo e único período! Cada parágrafos deve apresentar pelo menos 3 períodos, e eles não devem passar de 3 linhas! Portanto, atenção!

Afinal, a PROPOSTA DE INTERVENÇÃO mudou?

Sim! Na redação do Enem 2018, o avaliador irá validou a proposta mais completa e checou quantos dos 5 elementos fundamentais ela apresenta. Como assim? Olha só, são 5 partes: ação interventiva, agente, meios, finalidade e detalhamento de um desses elementos. Se você apresentou uma proposta com 4 desses elementos e outra com 5 desses elementos, será considerada a mais completa.

Será que pode RASURAR?

Sim! Afinal de contas, errar é humano! Mas, tem que fazer da forma correta, que é, inclusive, muito fácil! Basta um traço simples sobre a(s) palavra(s). Nada de colocar entre parênteses, se não perde ponto!


sábado, 30 de março de 2019

Campos Novos / SC 133 anos de emancipação


História

Praça Lauro Muller
 
As terras camponovenses tiveram como primeiros donos os indígenas. Os Kaigangs habitavam essa região e viviam da pesca e caça, coletavam raízes e frutos das matas, pinhão, amora, jabuticaba e pitanga. Os europeus foram ocupando gradativamente as terras indígenas a partir dos séculos XVII e XVIII.

A construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul e o movimento de tropeiros que cruzavam por esta região vindos do Rio Grande do Sul com destino a São Paulo trouxeram também muita gente de outras regiões. Pessoas das mais variadas índoles, convicções ou crenças. Este movimento fez surgir vários vilarejos prósperos ao longo do Rio do Peixe, como Bom Retiro, Capinzal e Videira. As atividades comerciais e industriais sofreram um grande impulso com a vinda de descendentes ítalo-germânico, o que vamos verificar na variedade de indústrias que existiam em Campos Novos nas décadas de 1930 e 1940. Porém, trouxe também, a desapropriação. Muitas pessoas que viviam há tempos naquelas terras ao longo da ferrovia foram desalojadas, sem indenizações.

Como muitos municípios da região, Campos Novos começou a ser povoado a partir das primeiras tentativas de colonização feitas no sul. Em 1814 uma expedição do Major Atanagildo Martins, pretendia entrar em contato com as missões. Porém, desviou-se do rumo porque temia um ataque dos índios guaranis. Nessa expedição, o grupo percorreu as terras onde é hoje a cidade, mas resolveram seguir em frente.

A colonização de Campos Novos teve início entre 1825 e 1830, quando se estabeleceu na região o fazendeiro João Gonçalves de Araújo, procedente de Curitibanos. Mais tarde vieram muitos gaúchos que fugiram da guerra dos Farrapos. Igualmente, vários fazendeiros oriundos de Lages também se instalaram na região, incentivados pela quantidade de terras e as pastagens. Em seguida vieram os paranaenses e paulistas, com o objetivo de obterem terras ideais para a criação de gado. Várias famílias se instalaram na região, por encontrarem fazendas a preços convidativos.

Em 1854, Campos Novos foi elevada a categoria de distrito do então município de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages (hoje Lages) e já teve um território com mais de 5.000 km². Entretanto, apesar dos desmembramentos, hoje Campos Novos ainda é um dos maiores municípios de Santa Catarina, em termos de dimensão territorial.

De 1869 a 1881, Campos Novos pertenceu a Curitibanos, quando através da Lei nº 923 de 30 de março de 1881, foi criado o município de Campos Novos, tendo como limites: Lages, Curitibanos e Palmas. É importante ressaltar que entre 1850 a 1895, a província de Santa Catarina contava com apenas 11 municípios.

O primeiro prefeito de Campos Novos foi o Coronel Manoel Ferreira da Silva Farrapo.

Também há a importância do Tropeirismo para o contexto camponovense, pois lá passavam tropas oriundas dos pampas gaúchos. Durante muito tempo, os tropeiros traziam notícias, novidades e foram eles que introduziram o chimarrão, o churrasco e a indumentária gaúcha.

Em 07 de julho de 1900, nasce em Campos Novos o Dr. Jose Athanásio, que em 1922 formou-se médico e clinicava em sua própria casa, onde neste local foi fundado o Hospital Dr. José Athanásio.

Os primeiros anos do século XX, em Campos Novos foram marcados pela chegada do trem, da ferrovia SP-RG e pela Guerra do Contestado. Entre os anos de 1908 a 1910 vieram pessoas de diversas nacionalidades: poloneses, russos, libaneses. Também deslocaram-se para a região pessoas de outras cidades catarinenses, paranaenses, paulistas, nordestinas e grande número de descendentes de alemães e italianos na maioria gaúchos, principalmente após o término da Guerra do Contestado (1912-1916).

Em 1919 foi inaugurado o novo edifício da Prefeitura Municipal que funcionou até 1975, com a inauguração da atual Prefeitura. Durante anos, a antiga Prefeitura abrigou o Fórum de Justiça e a Câmara Municipal. Devido ao valor histórico e estilo arquitetônico a edificação foi tombada, pois é um instrumento de memória coletiva e uma referência na trajetória histórico-cultural do povo camponovense.


Prefeitura Municipal de Campos Novos
 
Na segunda metade do século XX foi marcada por acontecimentos importantes em Campos Novos. Em 29 de março de 1954, houve a fundação do Colégio Auxiliadora e em 1957 foi fundada a Rádio Cultura de Campos Novos. A Iniciativa pioneira desses senhores foi de promover aos camponovenses o acesso às informações e à cultura. A emissora foi readquirida em 1958, pelo saudoso Padre Quintílio Costini que foi um grande educador e articulador do desenvolvimento econômico e social de Campos Novos.

Com a criação da Copercampos em 08/11/1970, o cooperativismo chegou em Campos Novos dando novo alento aos agricultores e graças a soma de esforços o município passou a ser considerado do "Celeiro Catarinense" como o maior produtor de grãos do estado. A agricultura despontou como uma nova opção econômica já que o chamado "Ciclo da Madeira" em Campos Novos chegara ao fim com o esgotamento das reservas naturais.

                                                   Coopercampos - Campos Novos / SC



Em 12 de outubro de 1977 aconteceu a 1ª Romaria em honra de Nossa Senhora Aparecida, que em poucos anos se tornou um grande evento religioso, reunindo milhares de peregrinos devotos da Padroeira do Brasil.

 Procissão da 41ª Romaria de N. Sra Aparecida - 2018



O desenvolvimento econômico foi acompanhado pelo cultural, por que além do ensino fundamental e médio, em 1991 foi inaugurada as instalações do Campus da Uiversidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.

 Campus UNOESC - Campos Novos

A Cooperativa Camponovense – Coocam foi inaugurada em 1993, dando mais impulso ao município no cenário de grande produtor de grãos e com uma pecuária de alto padrão genético.

 Cooperativa Camponovense – Coocam




Considerado do "Celeiro Catarinense", as atividades agropecuárias predominam em sua economia, com destaque para o cultivo de milho, soja, feijão, trigo e cevada e outras culturas de menores proporções. Na pecuária, destaque para a produção de leite, que atinge mais de um milhão de litros por ano, distribuídos pelas raças Charolesa, Santa Gertrudes, Jersey e Holandesa. Vários de seus exemplares são distinguidos com prêmios de qualidade em várias exposições por todo o Brasil. Há também uma desenvolvida produção de mel, com quase cinco mil colmeias e uma associação no setor: a Apicampos.

O desenvolvimento de Campos Novos está diretamente ligado a sua posição geográfica, situada no encontro das rodovias BR-282, BR-470, SC-455, SC-458 e SC-456. O município localiza-se num raio de 380 km dos principais portos do litoral e capitais como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Campos Novos é considerado o Epicentro do Mercosul, pois é passagem obrigatória para o mesmo.


Igreja Matriz São João Batista em Campos Novos - SC

                                                   Igreja Matriz São João Batista
 
Localizada no centro da cidade de Campos Novos-SC, em frente a Praça Lauro Müller, seu interior é decorado com esculturas em madeira, belos vitrais e pinturas que envolvem os fiéis fazendo-os sentir parte daquele momento descrito através de desenhos. O painel pintado no presbitério, que retrata cenas como o Batismo de Jesus, chama a atenção do visitante.

Em Junho, a igreja organiza a tradicional Festa de São João Batista, com fogueira, bingo, baile e barracas. Em 12 de Outubro, milhares de fiéis partem dali para a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, com destino ao Santuário, no bairro Aparecida, a 2 km de distância. A PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA foi criada em 1882.



Sobre WALMIR BINHOTTI e a “Arte Sacra” na Igreja Matriz de Campos Novos-SC:

Nascido em Florianópolis SC, em 1970, aos 13 anos de idade já desenhava profissionalmente figuras e letras. Autodidata, seu talento foi se desenvolvendo, levando-o às artes sacras.
Em 2005, pintou a parede do altar do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Campos Novos SC, com o título “Pesca Milagrosa”; e em 2006 retornou para pintar 15 telas retratando a via sacra;
Em 2007/2008, Walmir Binhotti, trabalhou 13 (treze) meses na igreja matriz de S, J. Batista, e realizou obras nas paredes e no teto, bem como na parede dos fundos do altar.

Texto: Site Prefeitura de Campos Novos.