O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de ingresso nas
universidades do Brasil.
A prova é composta por 180 questões objetivas, que abrangem as várias áreas
do conhecimento, além de uma Redação.
A nota de cada questão objetiva é estabelecida pelo sistema TRI (Teoria de
Resposta ao Item), seguindo um critério que avalia o conhecimento do aluno, por
meio do número de erros e acertos, dependendo do nível de dificuldade da
questão.
A Redação sozinha vale 1000
pontos!
O TRI divide as questões em fáceis, médias e difíceis. Quando o
candidato acerta questões difíceis, mas erra as fáceis, o sistema entende que, possivelmente,
o acerto foi um “chute”. Considerando isso, um aluno que erra as questões
difíceis e acerta as fáceis terá uma média maior em relação a quem “chutou”.
CRITÉRIOS
DE CORREÇÃO
A
REDAÇÃO É AVALIADA EM 5 COMPETÊNCIAS:
1 Demonstrar domínio da modalidade
escrita formal da língua portuguesa.
2 Compreender a proposta de
redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o
tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3 Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de
um ponto de vista.
4 Demonstrar conhecimento dos
mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5 Elaborar proposta de
intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Em cada uma delas, o estudante pode receber uma nota que varia de 0 a
200. A soma das competências pode fazer com que o texto receba a tão sonhada
nota 1000.
Caso o aluno disserte em menos de 7 linhas, não atenda ao gênero textual
ou à temática proposta e fira os Direitos Humanos, ele terá a redação zerada.
Seguir os parâmetros e regras das competências é o que garante ao
candidato uma nota alta. Mas as pesquisas revelam que esse objetivo não tem
sido facilmente alcançado.
COMO
É FEITA A MÉDIA DA PROVA?
Somando as notas das cinco provas, o que inclui a redação, e dividindo
por cinco (pois há cinco provas e todas com peso 1).
Nos casos em que, dependendo do curso, o peso da nota da redação é
maior, o cálculo é feito com a média ponderada.
Escrever é refletir, analisar, criticar. São esses alguns dos aspectos
passíveis de avaliação no vestibular.
É preciso saber argumentar e articular soluções para problemáticas em
discussão, afinal, isso também será cobrado em sua vida acadêmica e
profissional. Não se trata apenas de adequar-se a uma exigência dos
vestibulares.
Escrever ajuda a estruturar o raciocínio e auxilia na capacidade de
expressar-se de forma coesa e coerente nas diversas situações comunicacionais.
Vale a pena investir no estudo da escrita, não só para conseguir uma excelente
nota no vestibular, mas para aprimorar características essenciais que você
levará para a vida toda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário