“Um professor influi para a eternidade; nunca se pode
dizer até onde vai sua influencia.”
Maslow
Uma organização tão relevante para a sociedade precisa
ser lembrada e exaltada ao máximo. Por isso, o dia 15 de março é conhecido como
o Dia da Escola em todo o território nacional.
Isso acontece devido a sua importância, uma vez que a
escola desempenha um papel de grande influência no desenvolvimento de crianças,
adolescentes e jovens no Brasil.
Tudo isso porque depois da proximidade com a família,
é a unidade de ensino que vai facilitar o trabalho de alfabetização,
socialização e preparação acadêmica do futuro cidadão.
De acordo com exigência do Ministério da Educação, a
educação é obrigatória a partir dos 4 anos na educação infantil até os 17 anos,
quando o aluno deve estar finalizando o ensino médio.
Assim, é obrigação dos pais e/ou responsáveis que o
estudante frequente a escola com regularidade, faça as lições de casa e se
dedique para não apenas ser aprovado no fim de ano, mas assimilar o conteúdo.
Vale salientar ainda que a palavra “escola” tem origem
no grego “skholé” e quer dizer
diversão ou repouso. Isso significa que antigamente estudar era algo com
caráter recreativo? Na verdade, não. Segundo reportagem do portal de notícias,
UOL, a justificativa é que na Grécia Antiga os afazeres de pesquisa, e estudo
eram direcionados somente para indivíduos que não efetuavam serviço braçal e
tinham tempo livre.
As primeiras instituições de ensino no país
A companhia dos jesuítas contou com uma grande
importância no surgimento das primeiras unidades de ensino no Brasil, no decorrer
do período colonial. Em torno de 1780, já existiam 17 escolas, 25 centros
jesuítas e 36 missões.
Esses espaços eram dedicados ao direcionamento
espiritual, moral e cultural de filhos dos índios, dos colonizadores e da
camada mais rica que residia no país. A primeira unidade de ensino foi criada
em 1549, em Salvador (BA).
Os dois responsáveis pela fundação da primeira escola
nacional foram os padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues. Rapidamente, a
educação também desembarcou na região que viria a ser a cidade de São Paulo.
Leonardo Nunes levantou um espaço com taipa e começou
uma escola de nível primário. Apenas quatro anos depois é que a região passaria
a ter uma escola de alvenaria.
Já o primeiro professor oficial no território nacional
trata-se do jesuíta José de Anchieta, um personagem presente nos livros
escolares. Ele também atuou na Bahia.
Celebração do Dia da Escola e desafio atuais
Além de ser um direito garantido pela Constituição
Federal de 1988, o acesso a educação tem se beneficiado das mudanças sociais e
tecnológicas nas últimas décadas. Há avanços consideráveis na hora de aprender.
Com a obrigação de deixar os pequenos cada vez mais
precocemente no pré-escolar em função do trabalho dos pais, inúmeras crianças
estão sendo colocadas em unidades de ensino em modalidade integral.
No entanto, as atividades não se limitam as lições,
tarefas e obrigações. Na modalidade integral, o estudante também pode contar
com educação de qualidade, espaço para esporte, atividades recreativas e até
alimentação.
Essa tendência da escola de turno integral não se
limita aos pequenos. Muitos jovens também estão ficando mais tempo dentro do
local de estudo e diversificando as suas tarefas.
No ensino médio, a educação integral envolve oficinas
de esportes e também cursos profissionalizantes. Em um período, o jovem
comparece ao ensino convencional e, no contraturno se especializa para o
mercado de trabalho.
Dia a dia da Escola pode ser enriquecido com ferramentas virtuais
A partir destas variações na modalidade de ensino, a
tecnologia também deve ser abraçada tanto pelos profissionais quanto pelas
instituições de ensino. Afinal, a maioria das jovens já nasce com celulares e tablets nas mãos.
Além disso, o estudante não necessita mais
obrigatoriamente depender unicamente do colégio para receber uma informação e,
consequentemente, o conhecimento. Sendo que ele tem toda a facilidade para
verificar as novidades.
E é neste ponto que o professor precisa se esforçar
para aprender a enriquecer o seu trabalho para atingir a geração atual. Afinal,
se o dia a dia da escola não for adaptado para essas tendências, perderá
consideravelmente a relevância.
Nos dias de hoje, as crianças e os jovens vivem sob
uma carga altíssima de informação, facilidade para dominar quase imediatamente
as novas ferramentas e possuem grande dificuldade para se concentrar.
Portanto, a unidade de ensino e seus respectivos
educadores precisam tirar proveito de todo esse contexto virtual para conseguir
chamar a atenção de seus estudantes e mostrar a relevância deste conteúdo para
o futuro.
Através de vídeos, gráficos, animações, jogos e tantas
outras funcionalidades, a aula pode se transformar em uma verdadeira
experiência de emergência. Desta maneira, o jovem terá um contato muito mais
rico com as lições.
A partir daí, ele vai usufruir o dia a dia da escola
para absorver e aprender valores, como, por exemplo, a tolerância diante de
diferenças, a solidariedade, a bondade, o zelo pela natureza, a
responsabilidade, entre outros.
Neste contexto, a educação a distância (EaD) também é
uma revolução positiva ao levar o conhecimento para milhões de pessoas em todos
os cantos do Brasil por valores bem mais acessíveis. Tudo graças à tecnologia.
Realidade brasileira escolar ainda está longe do nível
esperado
O fato é que o Dia
da Escola deve ser celebrado, bem como o Dia do Professor. Apesar das condições degradantes de inúmeras
instituições de ensino no Brasil, a maioria dos profissionais procura fazer o
melhor possível.
No entanto, o nível da educação no Brasil não
representa exemplo de excelência. Exceções feitas para unidades particulares e
pouquíssimas escolas públicas.
Esta é uma condição bastante delicada e que exige dos
diretores, professores, governantes, coordenadores e gestores uma postura
eficiente, dedicada e ágil. Afinal, este é um espaço que serve para a formação
das pessoas.
“Toda a vida é
educação e todo mundo é sempre professor e aluno.”
Fonte: Educação e Transformação
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