Ajude a criança a compreender melhor o mundo, estimulando o
desenvolvimento dos diferentes estilos de aprendizagem.
Querer que todas as crianças entendam o mundo da mesma maneira é como
pensar que todos temos os mesmos gostos. Cada
criança recebe e assimila a informação através de diferentes caminhos e
estratégias.
Por isso, não se preocupe se seu filho não
consegue fazer bem determinada tarefa na escola ou se ele não gosta de alguma
matéria em particular. Isto pode acontecer devido aos diferentes estilos
de aprendizagem das crianças.
É importante assumir a tarefa de tentar
encontrar com seus filhos quais são os meios que facilitam sua aprendizagem.
Quando conseguir defini-los, você poderá acompanhar de forma mais efetiva suas
tarefas escolares e aproveitar todo o seu potencial.
O psicólogo David Kolb formulou pela primeira vez a sua teoria sobre os
estilos de aprendizagem em 1984. Ele acreditava que nossos
estilos individuais de aprendizagem surgem devido a três fatores: a genética,
as experiências de vida e as exigências do meio em que vivemos.
Três estilos de aprendizagem e suas características
Estilo auditivo
As crianças que possuem este estilo de aprendizagem conseguem absorver a
informação facilmente através das palavras. Ainda que às vezes pareça não estar
prestando atenção, uma criança que aprende desta
forma escuta e compreende cada palavra. Algumas características destas
crianças são:
■ Memorizam
a informação quando a leem em voz alta.
■ Precisam ou preferem receber explicações de forma
oral.
■ Em alguns casos, têm dificuldade para
seguir instruções ou manuais escritos.
■ Costumam falar em voz alta enquanto aprendem algo
novo.
■ Preferem trabalhos em grupo aos
individuais.
■ Demonstram suas emoções através do tom e do volume de
sua voz.
■ Gostam de ouvir, mas também gostam muito
de falar.
■ Costumam descrever situações de forma longa e
detalhada.
■ Memorizam nomes facilmente e podem se
distrair com os sons à sua volta.
■ Amam música e costumam cantar enquanto fazem outras
atividades.
“Nossos estilos individuais de aprendizagem surgem devido a três
fatores: a genética, as experiências de vida e as exigências do meio em que
vivemos.”
David Kolb
Estilo visual
Como o próprio nome indica, são pessoas que aprendem vendo como se faz. Para potencializar seus processos cognitivos, precisam
visualizar e fazer ilustrações para compreender os conceitos. Algumas
características distintivas destas crianças são:
■ Lembram de detalhes que parecem
insignificantes sobre imagens, paisagens e rostos.
■ Gostam de ver o tempo todo aquilo que está sendo explicado.
■ Precisam ter papel e lápis ao seu alcance o tempo todo
para poder sempre retratar suas ideias.
■ Preferem seguir instruções escritas ou
ver demonstrações de como fazer as coisas.
■ Quando chegam a um local, observam o que as rodeia e
analisam o contexto.
■ Demonstram suas emoções através dos
gestos e do olhar. Suas expressões faciais falam por elas mesmas.
■ Podem descrever sem problemas as imagens mentais que
criam.
■ A habilidade de escutar
não é seu forte, pois conseguem se concentrar melhor naquilo que veem.
■ Lembram melhor das palavras que veem por escrito. Por
isso, é frequente que seus cadernos estejam cheios de informação.
■ Planejam antecipadamente aquilo que vão
fazer.
Organizam suas tarefas por escrito.
■ Têm habilidade para a leitura. Em geral, têm uma boa
caligrafia.
Estilo
cinestésico
São crianças que gostam de se envolver ativamente no processo de
aprendizagem. Potencializam suas atividades através
do trabalho manual e do movimento. Além disso:
■ Buscam uma forma de aplicar tudo aquilo que ouvem e
veem. Sua melhor ferramenta é a ação.
■ Costumam movimentar as mãos enquanto falam. O tato é
um sentido muito importante para elas.
■ Em muitos casos, o estilo cinestésico se
confunde com a hiperatividade. O que acontece realmente com essas crianças é que
precisam se movimentar para poder se concentrar melhor.
■ Demonstram suas emoções através da postura corporal.
■ Perdem o interesse rapidamente se precisam
permanecer quietas por muito tempo.
Discursos e apresentações longas as aborrecem em pouco tempo. Precisam
participar diretamente daquilo que aprendem.
■ Lembram mais do que fizeram do que daquilo que viram
ou escutaram. As vivências ficam para sempre em sua memória.
■ Gostam de ter contato físico com as
pessoas com as quais tem uma relação de afeto. Para elas, é importante
estar próximas de seus semelhantes.
■ Como as associações visuais não são seu forte, podem
apresentar má ortografia.
■ Gostam de livros
interativos que não contenham apenas palavras. Quanto mais puderem
experimentar com um texto, mais aproveitam.
Não importa qual seja o estilo de aprendizagem do seu filho, o
importante é encontrar ferramentas para que este possa ser potencializado. Para
que as crianças possam desenvolver suas habilidades adequadamente, é recomendável identificar como elas constroem o
conhecimento mais facilmente.
Fonte:
Site Sou Mamãe
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