Contexto
Histórico
O Barroco se desenvolve no contexto, após o processo de Reformas
Religiosas no século XVI, a Igreja Católica havia perdido espaço e poder. Mesmo
assim continuava influenciando o cenário político, econômico e religioso na
Europa.
A Arte Barroca surge neste contexto expressando todo o contraste do
período: Espiritualidade e Teocentrismo da Idade Média com Racionalismo e
Antropocentrismo do Renascimento.
Característica da
Estética Barroca
■ Conflito entre o
Teocentrismo e o Antropocentrismo;
■ Conflito entre a Fé e a Razão;
■ Cristianismo, Morbidez,
Consciência da Efemeridade do Tempo;
■ Gosto por raciocínios
complexos, parábolas, narrativas Bíblicas;
■ Poema na maioria em forma de
Sonetos (4 estrofes, 2 quartetos e 2 tercetos, total de 14 versos);
■ Culto ao contraste, Dualismo,
Linguagem Rebuscada (cultismo), Jogos de Conceitos (conceptismo), Dramático,
Figuras de Linguagem, Metáforas, Antíteses...
■ Na Arte destinava-se a
fascinar pelos sentidos, movimentos em curvas, assimétrico, jogo de luz e
sombra, expressão e movimento, teatral.
Barroco na
Literatura
Valorização exagerada da forma, marcada pelo rebuscamento da linguagem,
texto carregado com figuras de Estilo, como a Metáfora, Alegoria, Hipérbole,
Antítese e Prosopopeia.
Cultismo e
Conceptismo:
■ CULTISMO: Linguagem
rebuscada, culta, jogo de palavras, abuso de figuras de linguagem, culto à
forma, função emotiva. Tem forte influencia do Espanhol Luís de Gôngora
(gongorismo).
■ CONCEPTISMO: Jogo de ideias,
conceitos, raciocínio lógico, retórica apromorada "concepção, conceito,
ideia", função apelativa. Tem forte influência do Espanhol Quevedo.
Sermões Padre
Antônio Vieira
Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa e morreu na Bahia em 1697. Com
sete anos veio para o Brasil, entrando para a Companhia de Jesus, foi condenado
à prisão pela inquisição onde ficou por dois anos.
Sermões
Temas: Portugal no contexto europeu.
Brasil:
■ Escravidão do negro;
■ Escravidão do índio;
■ Guerra contra a Holanda;
■ Sermões e cartas polêmicas.
Tornou-se notável pela qualidade dos seus sermões, nos quais abordava
assuntos morais, filosóficos, sociais e políticos, posicionando-se contra a
corrupção, ganância, injustiça e escravidão.
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