Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Aprenda a lidar com seus monstros


Medo, preguiça, insegurança: aprenda a lidar com seus monstros

Preciso te avisar que você tem um monstro e, apesar de quietinho, bobo e inocente, ele suga a sua energia e rouba pedacinhos dos seus sonhos.

Tem um monstro sentado em suas costas. Você não vê porque ele só fica atrás de você e eu não te disse antes por falta de oportunidade. Mas, já que estamos aqui, vou compartilhar umas dicas por motivos de: estou aprendendo a lidar com monstros. A adestrá-los, mais precisamente.

Você pode achar que não é necessário dar importância para isso agora, afinal, nem tinha se dado conta que ele está aí. Mas esse monstro, apesar de quietinho, bobo e inocente, suga a sua energia e adora petiscar uns sonhos que você cozinha aí nessa cabecinha. Sério. Presta atenção que é bem sério.

Conheça os principais monstros que podem estar atrapalhando você:


O monstro do medo se alimenta das minhoquinhas da sua cabeça.

Acontece que você deixa essas minhoquinhas marinando tanto tempo no pensamento que o monstrinho fica cada vez mais sedento por elas e não resiste!

Então, passo 1: use essas mesmas minhocas para cultivar, depressa! Elas são um adubo excelente para fazer crescer o que é novo.

Passo 2: mostre para o monstro do medo que ele pode se alimentar muito mais e melhor dos frutos que você plantar daqui para frente.

O monstro da insegurança morre de medo de ficar sozinho.

É por isso que ele sopra no seu ouvido coisas como “agora não”, “deixa do jeito que está”, “outro dia você vê resolve isso”, “fica por aqui mesmo”, “não é um bom momento”, “melhor não arriscar”, e por aí vai.

Dica: converse com o monstro da insegurança e mostre que ele é um escudo, que é bom tê-lo por perto pois ele garante um pouco de cautela — isso vai fazer com ele se sinta importante! —, mas que vocês dois vão se divertir muito mais se fizerem algo novo juntos.

O monstro da preguiça é um dos melhores amigos do monstro da insegurança.

E aí que mora o perigo! Eles se juntam porque é conveniente. Um puxa o saco do outro porque, assim, eles conseguem te paralisar. Acontece que quando você gasta bastante energia com o que te faz bem, o descanso é ainda mais revigorante.

Então, para resolver isso, faça um trato com o monstro da preguiça: diga para ele ficar quietinho enquanto você cuida da sua vida e combine de dormir bem agarradinho com ele nas horas vagas.

O monstro da autoestima … ah, esse aí te acha uma pessoa absolutamente incrível, mas é extremamente ciumento.

Por isso, toda vez que alguém se aproxima ele tenta machucar essa pessoa com alfinetadas e mini maldades. Mas como ele vive aí dentro, as feridas acabam sobrando para você.

Para cuidar desse monstrinho voraz que se reproduz rapidamente, faça carinhos nele (para isso, você vai precisar agradar a você mesma por dentro!). Faça coisas que te fazem bem, como caminhar, ouvir música, ler um livro, tomar sol, ir ao cinema, tirar um tempo só para você…

O monstro da autoestima adora a sua companhia e fica extremamente feliz quando vocês fazem essas atividades juntos.


Como eu disse, estes são apenas alguns dos monstros que podem estar atrapalhando você. Mas existem milhares! Se precisar de ajuda para descobrir o antídoto para o seu, me escreva! Vamos desvendar isso juntas!

PS 1: monstros não morrem! Nem adianta tentar. O que você deve aprender é lidar e conviver bem com eles.

PS 2: de uns tempos para cá fiz testes e descobri um truque infalível para enganar o monstro do medo: simplesmente faça o que tem que ser feito, sem contar nada para ele, sem dar ouvidos, vapt vupt, antes que ele fale por você.


Sobre a Autora:
Tayna Saes

Idealizadora do Sutilezas Atômicas, uma newsletter semanal sobre miudezas que mudam o mundo — ou pelo menos salvam o dia. Pisciana, ama livros, cachorros e chocolate. Seus textos são sempre manifestos em defesa da delicadeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário