Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

O Natal do Imigrante



Texto de André Laureano

O Natal do Imigrante é diferente, pois sempre falta algo, sempre fica um vazio. Os presentes perdem seu valor quando comparados ao valor de um abraço de quem amamos. Nem mesmo as luzes quase hipnotizantes, as decorações da cidade e os incríveis eventos natalinos conseguem diminuir a dor da saudade. Alguns sentem e demonstram, outros preferem sofrer calados, mas, no fim, todos sentem saudade... mas tudo tem seu valor, até a dor da saudade. Com ela aprendemos a valorizar momentos, pessoas e lugares, a amar de forma mais intensa, a entender que a vida nos leva para lugares que muitas vezes nem imaginamos.

O natal de um imigrante sempre tem um gostinho a mais de saudade. Muitas pessoas vivem sem familiar algum, seguiram seu caminho sozinhas e encontraram pela estrada amigos que ajudaram a preencher o vazio deixado por quem ficou, nossos amigos se tornam nossa família. Viver sem laços e apoio de familiares é para os fortes... Enquanto uns desejam um natal com as mais belas decorações e uma mesa farta, alguns queriam somente ter a chance de abraçar seu pai, sua mãe, seus irmãos, seus amigos e seus filhos.
O espírito natalino realmente toma conta de quem entende o verdadeiro significado da palavra saudade, e isso é uma coisa que nós imigrantes aprendemos nos primeiros anos longe de casa.

No fim, compreendemos que tudo nessa vida tem um preço e esse é o preço que pagamos por nos aventurarmos longe do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário